segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

JOEL O PROFETA PENTECOSTAL


Livro de Joel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Livro de Joel faz parte do Antigo Testamento, vem depois do Livro de Oseias e antes do Livro de Amós.[1][2] Segundo a tradição, foi escrito pelo profeta Joel.
Alguns sustentam que foi escrito no final da era monárquica, mas maioria dos exegetas sustenta que foi escrito após o Exílio na Babilônia e após a reconstrução do Templo, ou seja, aproximadamente em 400 AC, pois o livro não se refere a nenhum rei, nem ao Exílio[3].
A mensagem do livro fala sobre o "julgamento que Deus fará contra os inimigos de Israel e, de uma perspectiva escatológica, a vitória final do povo de Deus".
As dúvidas sobre a época em que o profeta Joel viveu dificuldades na interpretação do que ele escreveu.
Pode-se dividir o livro em duas partes:
  • os dois primeiros capítulos narram uma terrível invasão de gafanhotos que devasta a plantação do país. Diante disso, Joel pede a participação de todos (profetas, sacerdotes e povo), numa grande manifestação de penitência e jejum, para suplicar a Deus que afaste a catástrofe[4];
esta liturgia penitencial permite caracterizar Joel como um profeta cultual, ligado ao serviço do Templo[3];
Deus mostra a sua misericórdia e anuncia a libertação da praga e as bênçãos para uma nova plantação. Como o profeta compara esses gafanhotos a um exército, talvez se possa pensar que ele esteja falando de uma invasão inimiga;
  • os dois últimos capítulos[5] descrevem o julgamento de Deus sobre as nações e a vitória final[4];
a efusão do espírito profético sobre todo o povo na era escatológica (3:1-5) responde ao anseio de Moisés em Nm 11:29[3].
Parece que a primeira parte não tem nada a ver com a segunda. Mas, uma expressão une o livro todo: o Dia de Javé, isto é, o Juízo final. Então, o que na primeira parte eram gafanhotos ou exército inimigo, na segunda se transforma em exército de Deus; a praga se torna apenas uma comparação para exemplificar o Grande Dia em que a humanidade prestará contas a Deus. Assim como afastou ele os gafanhotos, também a misericórdia de Deus, alcançada pela penitência e jejum, transforma o julgamento em dia de libertação e salvação: arrasada a plantação, ela surge nova e viçosa. Desse modo, uma praga de gafanhotos observada atentamente serviu para que Joel anunciasse o Juízo final.
A passagem mais destacada de Joel é o Capítulo 3 que é citado por Simão Pedro no Sermão de Pentecostes em Atos dos Apóstolos 2:17-21. Por isso, Joel é também chamado o profeta de Pentecostes[4], sendo também considerado o profeta da Penitência, por causa da primeira parte do livro[3].

sábado, 29 de dezembro de 2012

O MUNDO NÃO SE ACABOU

UM GRUPO DE PESSOAS DESEQUILIBRADAS MARCOU O DIA  QUE O MUNDO IRIA SE ACABAR.
A bíblia continua isolada das religiões, nos dias de hoje cada pessoa quer dá a sua opinião sobre o mistério de Deus. De acordo com a bíblia sagrada o mundo ainda pode existir  no mínimo dois mil anos, peço que leiam corretamente o que estou escrevendo para não saírem  dizendo que eu escrevi  que o mundo vai se acabar daqui a dois anos.
Vamos para a bíblia: A tríplice pergunta dos discípulos, Mateus -24 de 1a 3 quando os discípulos foram mostrar a estrutura do templo de Jerusalém a Jesus, enquanto  os discípulos mostravam Jesus permaneceu calado, na saída Jesus disse: Estão vendo tudo isso essa  grande estrutura, arquitetura moderna etc.Disse: Aqui não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubadas.
Ai foi quando os discípulos fizeram a tríplice perguntas,  Quando serão essas coisas? Que sinal haverá da sua vinda  e do fim do mundo? Mt 24-3 Jesus respondeu:  Haverá no mundo fome peste e guerra, terremotos em vários lugares, pai contra filho ,irmão contra irmão, porém ainda não é o  fim.
Três perguntas, a primeira quando serãoEssas coisas? Ai ele havia falado da destruição de Jerusalém, das três perguntas essa foi a única que se cumpriu no ano 70 da era  cristã. Jerusalém foi destruída pelo general Tito, Romano, foi quando toda Jerusalém foi destruída e os Judeus ficaram dispersos por todo o mundo.Quando foi em 1948, no século passado uma grande parte dos que estavam por várias partes do mundo se reuniram e voltaram para suas terras  e construíram o estado de Israel numa região desértica, só sol e areia e hoje Israel é o maior exportador de fruticultura da antiga palestina.
Agora ainda falta a segunda e terceira perguntas acontecer, a próxima é a vinda de Jesus  e depois da vinda de Jesus  enquanto os salvos irão comparecer  diante o tribunal de Cristo vai haver a grande tribulação depois satanás será preso por mil anos, ai Cristo vai governar o mundo por mil anos, depois satanás será solto por algum tempo vai tentar enganar as pessoas ai sim, começa o retrocesso do fim do mundo.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

RECEITA DE ANO NOVO

 
RECEITA DE ANO NOVO

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.
Carlos Drummond de Andrade

Extraído de: Política Livre  - 26 de Dezembro de 2012

Jucá discutirá com Belchior inclusão do novo salário mínimo ao orçamento

Compartilhe
O relator-geral do orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), informou que vai se reunir com a ministra Miriam Belchior (Planejamento) para discutir o ajuste do novo salário mínimo a proposta que está para ser votada no Congresso.

 O valor fixado para o salário mínimo de 2013 foi R$ 674,95. A presidenta Dilma Rousseff já anunciou que, a partir do dia 1º de janeiro, o piso salarial será de R$678,00. "Eu agora estou esperando esse encontro para ver se ajustamos esse valor nesse momento ou se o governo faz o ajuste posteriormente", explicou Jucá. "O governo anunciou essa importância com base em fórmula por nós votada, que é a variação do PIB de 2011 mais a correção inflacionária de 2012. Como a inflação estimada de 2012 passou de 5.6% para 6.1%, o valor do salário mínimo precisava ser mudado", concluiu.

Jucá garante que até o final da tarde de hoje terá um posicionamento do governo e da maior parte dos líderes sobre um acordo para votação do orçamento até o dia 31 de dezembro. (Blog do Claudio Humberto)

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Extraído de: Primeira Edicao  - 19 de Dezembro de 2012

Lula discursa no ABC e diz que não será derrotado por vagabundo.

Um discurso na posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou nesta quarta-feira (13) seus adversários políticos ante ao crescimento das denúncias envolvendo seu governo. O ex-presidente fez um longo discurso diante de metalúrtgicos na entidade onde iniciou sua carreira política, mas evitou dar entrevista.
Só existe uma possibilidade de eles me derrotarem. É trabalharem mais do que eu. Mas se ficar um vagabundo, numa sala com ar-condicionado, falando mal de mim, vai perder", disse, sem fazer referência direta a uma pessoa ou situação.
A declaração foi feita um dia após ele receber o apoio de oito governadores na sede do Instituto Lula, que prestaram solidariedade ao ex-presidente.


"O que mais machuca os meus adversários é o meu sucesso. Eu às vezes compreendo a mágoa deles. (...) Tem gente que olha na minha cara e pensa que eu sou burro. Eu tenho um pouco de inteligência e consigo compreender o jogo que eles fazem", disse.


O ex-presidente lembrou que elegeu a presidente Dilma Rousseff e o prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, e prometeu voltar a percorrer o país em 2013 para ajudar o PT a conquistar mais espaço.


"Não se preocupem com os ataques. Há uma razão para isso. Em 2010, quando elegemos a Dilma, a Dilma era um poste. Então, vencemos. Agora, quando apresentamos o Fernando Haddad aqui, era outro poste. Vencemos. Eu fiquei um ano fora da presidência. Eu tinha uma meta que era deixar a companheira Dilma construir a sua cara de semelhança da presidência, viajei para 36 países no primeiro ano.

Depois, em outubro, fiquei um ano debilitado. Se eles não me pegaram quando minha barba não existia, agora que eu estou deixando ela crescer novamente vai ser muito difícil, porque no ano que vem estarei, para alegria de muitos e para tristeza de poucos, voltando a andar por este país."


O ex-presidente também quer reforçar a aliança entre os partidos de esquerda. "Eu vou voltar a andar pelo Brasil porque acho que nós ainda temos muita coisa para fazer pelo Brasil. Nós temos que ajudar cada vez mais a presidenta Dilma a fazer cada vez mais por este país.

 Nós temos que ganhar ainda muitos governos de estado, muitas prefeituras, temos que ganhar muita coisa. Temos que trabalhar forte para manter a aliança de esquerda neste país: PT, PCdoB, PSB e PDT. Trabalhar com os setores progressistas da sociedade."


Lula citou conquistas na área da educação e habitação para apontar diferença entre sua gestão e a dos antecessores. "Como eles previam o meu fracasso, eu era o próprio Titanic, eles não perceberam a construção que nós fizemos."
Encontro com governadores


Na terça-feira (18), governadores de oito estados reuniram-se com o ex-presidente no Instituto Lula, em São Paulo, para defender o ex-presidente. Eles consideram haver uma tentativa de estender a Lula a investigação sobre o mensalão e se encontraram com o petista para prestar solidaridade.


A reunião contou com os governadores Jaques Wagner (PT-BA), Tião Viana (PT-AC), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Cid Gomes (PSB-CE), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Silval Barbosa (PMDB-MT) , Agnelo Queiroz (PT-DF) e até mesmo o tucano Teotônio Vilela (PSDB-AL).


"Estava entre companheiros, sou amigo pessoal do presidente Lula e o estado de Alagoas é muito grato à postura republicana, solidária e parceira que o presidente teve com o estado em obras de infraestrutura, sociais. Vim como pessoa, como amigo e como governador dar um abraço de solidariedade", disse Vilela.
Questionado se sua presença causaria um mal-estar no momento em que a oposição pede que as denúncias sejam investigadas, Vilela disse acreditar que não.

"Não sei, creio que não. Independentemente de ideologia, partido político, nós estamos em torno de um tema que venham pacificar, que venham construir."
O governador também disse que Lula não falou sobre mensalão. "Não é uma denúncia de Marcos Valério que vai desmanchar o trabalho que foi feito", afirmou o tucano.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ZÉ FILHO PEDE CASSAÇÃO DO PREFEITO ELEITO DE ITAÚ RN.


      De acordo com as informações do Site do TSE foi registrado nesta sexta feira 14, uma investigação judicial eleitoral - 42453 contra o então Prefeito eleito Ciro Bezerra (DEM), pelo candidato derrotado José Filho Melo (PTB)  por captação ílícita de sufrágio, abuso de poder econômico e politico, pedido de cassação de Diploma e pedido de declaração de inelegibilidade na 35° Zona Eleitoral.     Em Breve mais...

sábado, 15 de dezembro de 2012


Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14 na sede do Fórum Municipal a diplomação dos eleitos nas ultimas eleições pela Justiça eleitoral, compreendendo prefeito, vice e os 13 Vereadores.

Além da cidade de Apodi foram diplomados também os eleitos nas cidades de Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Itaú.
Foto 01: ApodiDiário.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

RESUMO DO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS

Livro de Jeremias



Autor: Jeremias 1:1 identifica o profeta Jeremias como o autor do Livro de Jeremias.

Quando foi escrito: O Livro de Jeremias foi escrito entre 630 e 580 AC.

Propósito: O Livro de Jeremias registra as profecias finais sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.

Versículos-chave: Jeremias 1:5: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”

Jeremias 17:9: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”

Jeremias 29:10-11: “Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Jeremias 52:12-13: “No décimo dia do quinto mês, do ano décimo nono de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, o chefe da guarda e servidor do rei da Babilônia, veio a Jerusalém. E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; também entregou às chamas todos os edifícios importantes.”

Resumo: O Livro de Jeremias é essencialmente uma mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria desenfreada (Jeremias 7:30-34, 16:10-13, 22:9; 32:29; 44:2-3). Após a morte do rei Josias, o último rei justo, a nação de Judá tinha quase completamente abandonado a Deus e Seus mandamentos.

Jeremias compara Judá a uma prostituta (Jeremias 2:20; 3:1-3). Deus havia prometido que julgaria idolatria mais severamente (Levítico 26:31-33, Deuteronômio 28:49-68) e Jeremias estava alertando Judá de que o julgamento de Deus estava próximo. Deus tinha libertado Judá da destruição em inúmeras ocasiões, mas a Sua misericórdia estava no fim. Jeremias registra o rei Nabucodonosor conquistando e dominando Judá (Jeremias 24:1).

 Depois de mais rebelião, Deus trouxe Nabucodonosor e os exércitos da Babilônia de volta para destruir e desolar Judá e Jerusalém (Jeremias capítulo 52). Mesmo no julgamento mais severo, Deus promete a restauração de Judá de volta à terra que Deus tinha lhe dado (Jeremias 29:10).

Prenúncios: Jeremias 23:5-6 apresenta uma profecia da vinda do Messias, Jesus Cristo. O profeta O descreve como um Ramo da casa de Davi (v. 5; Mateus 1), o Rei que iria reinar com sabedoria e justiça (v. 5, Apocalipse 11:15). É Cristo quem vai finalmente ser reconhecido por Israel como seu Messias verdadeiro à medida que Ele oferece salvação aos Seus escolhidos (v. 6, Romanos 11:26).

Aplicação Prática: O profeta Jeremias tinha uma mensagem muito difícil de entregar. Jeremias amava Judá, mas ele amava a Deus muito mais. Por mais doloroso que tenha sido para Jeremias transmitir uma mensagem consistente de julgamento ao seu próprio povo, Jeremias foi obediente ao que Deus lhe disse para fazer e dizer. Jeremias esperou e orou pela misericórdia de Deus sobre Judá, mas também confiou que Deus era bom, justo e íntegro.

Nós também devemos obedecer a Deus, mesmo quando for difícil, reconhecer a vontade de Deus como mais importante do que nossos próprios desejos, e confiar que Deus, em Sua infinita sabedoria e plano perfeito, vai causar o melhor para Seus filhos (Romanos 8:28).

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

RUTE UMA MULHER ABENÇOADA

Estudo sobre o livro de Rute                                                                                                    


Esses dias o Senhor me levou a ler e meditar no livro de Rute, e no primeiro momento esse livro me pareceu simples e até mesmo raso em conteúdo, mas ao buscar um estudo mais profundo sobre o livro, o Senhor, através do irmão John Piper, me mostrou coisa maravilhosas e profundas. Aprendi lições valiosas com esse livrinho, de apenas 4 capítulos. Então eu decidi transcrever o estudo aqui para compartilhar com vocês. Espero que seja edificante. Não se preocupem que eu não esqueci do estudo de Romanos.





Meu objetivo é estudar o livro de Rute um capítulo por vez. O livro de Rute é uma história que mostra como "Deus se move de maneira misteriosa, e maravilhosa". Essa é uma história para pessoas que se perguntam onde está Deus quando não há sonhos ou visões ou profetas. É para pessoas que querem saber onde Deus está quando uma tragédia após a outra ataca a sua fé. É uma história para as pessoas que se perguntam se uma vida de integridade em tempos difíceis vale a pena. E é uma história de pessoas que não podem imaginar que qualquer coisa grande poderia vir de sua vida ordinária. É um refrescante livro, e eu quero que você seja revigorado e encorajado esta.


A Obra de Deus em momentos difíceis


De acordo com 1:1, a história teve lugar durante o tempo dos juízes. Este foi um período de 400 anos depois que Israel entrou na terra prometida sob liderança de Josué e não havia nenhum rei em Israel (cerca BC 1500-1100 AC). O livro de Juízes vem um pouco antes de Rute em nossas Bíblias e você pode ver em seu último versículo que tipo de período era. Juízes 21:25 diz: "Naqueles dias não havia rei em Israel, cada um fazia o que era reto aos seus próprios olhos." Esse era um tempo muito escuro em Israel. As pessoas pecavam, e Deus mandava inimigos contra eles, o povo pedia socorro, e Deus misericordiosamente levantava um juiz para libertá-los. Novamente e novamente o povo se rebelou, e parecia que os propósitos de Deus para a justiça e glória de Israel estavam falhando. E o que o livro de Rute significa para nós é um vislumbre do trabalho oculto de Deus durante o pior dos tempos.

Olhe para o último versículo de Rute (4:22). A criança nascida de Rute e Boaz durante o período dos juízes é Obede. Obede iria gerar Jesse e Jesse iria gerar Davi, que levaria Israel a grande glória. Uma das principais mensagens deste pequeno livro é que Deus está trabalhando no pior dos tempos. Mesmo com os pecados de seu povo Ele pode e tem trabalhado para sua glória. É verdade, a nível nacional, e vamos ver que é verdade a nível pessoal, familiar, também. Deus está trabalhando no pior dos tempos. Quando você pensa que Ele está distante de você, ou até se voltou contra você, a verdade é que Ele está criando alicerces para a maior felicidade em sua vida.

“Não julgue o Senhor com débil entendimento mas a confie na Sua graça. Atrás de uma providência carrancuda Ele esconde uma face sorridente.” Acho que essa é a mensagem de Rute. Vamos ver como o autor desconhecido, sob a inspiração do Espírito Santo, ensina-nos.

Adicionando Luto à Fome

Os versículos 1-5 descrevem a miséria de Noemi. Primeiro (1:1), há uma fome em Judá onde Noemi e seu marido Elimeleque e seus filhos Malom e Quiliom vivem. Noemi sabe muito bem que provoca a fome. Deus provoca. Levítico 26:3-4 diz:

“Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;”



Quando as chuvas são retidas, é a mão dura de Deus. Então, eles tomam a decisão de ir habitar em Moabe, uma terra pagã com deuses estrangeiros (1:15; Juízes 10:6). Isso foi brincar com o fogo. Deus tinha chamado seu povo para que vivam separados das terras vizinhas. Então, quando o marido de Noemi morre (1:13), o que ela poderia sentir além do juízo de Deus?  Além disso acrescentou tristeza à fome?

Então (em 1:04), seus dois filhos, tomam mulheres moabitas, uma chamada Orfa, e outra Rute. E mais uma vez a mão de Deus cai sobre eles. Versículo 5 resume a tragédia de Noemi após dez anos do casamento de filhos: " E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido." A fome, uma mudança para Moab, a morte de seu marido, o casamento de seus filhos com esposas estrangeiras, e a morte de seus filhos. Um golpe após outro golpe, tragédia atrás de tragédia. E agora?

Tentativas de Noemi de devolver Rute e Orfa

No versículo 6 Noemi fica sabendo que "o Senhor visitou o seu povo e deu-lhes comida." Então, ela decide voltar para Judá. Suas duas noras, Rute e Orfa, vão com ela parte do caminho pelo que parece, mas, em seguida, nos versos 08-13 ela tenta convencê-las a voltar para casa. Eu acho que existem três razões pelas quais o escritor dedica muito espaço ao esforço de Noemi para devolver Rute e Orfa.

Miséria de Noemi

Primeiro, a cena destaca a miséria de Noemi. Por exemplo verso 11, Noemi disse: “Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos? Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido;" Em outras palavras, Noemi não tem nada para lhes oferecer. Sua condição é pior que a delas. Se elas tentarem ser fieis a ela e ao nome de seus maridos, elas encontraram nada além de dor. Assim, ela conclui no final do versículo 13: " Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim." Não venha comigo, porque Deus é contra mim. Sua vida pode ser tão amarga quanto a minha.



Um costume israelita

A segunda razão para os versículos 8-13 é preparar-nos para um costume em Israel que vai transformar tudo em torno de Noemi nos seguintes capítulos. O costume era que quando o marido israelita morresse seu irmão ou parente próximo se casaria com a viúva para continuar o nome do falecido (Deuteronômio 25:5-10). Noemi está se referindo a esse costume (no versículo 11) quando ela diz que não tem filhos para se casar com Rute e Orfa. Ela acha que é impossível para Rute e Orfa continuem empenhadas ao nome da família. Ela não se lembra, evidentemente, que há outro parente chamado Boaz que possa executar o dever de um irmão.

Há uma lição aqui. Quando decidimos que Deus é contra nós, geralmente exageram o nosso desespero. Tornamo-nos tão amargos que não podemos ver o raios de luz espreitando ao redor das nuvens. Foi Deus quem acabou com a fome e abriu o caminho de volta para casa (1:6). Foi Deus quem preservou um parente para continuar a linha de Noemi (2:20). E foi Deus que constrangeu Rute a ficar com Noemi. Mas Noemi está tão amargurada pela providência de Deus, que ela não consegue ver sua misericórdia e trabalho em sua vida.

A fidelidade de Rute

A terceira razão para os versículos 8-13 é fazer com que a fidelidade de Rute a Noemi parecer surpreendente. O versículo 14 diz que Orfa beijou Noemi e se foi, mas Rute se agarrou a ela. Nem mesmo outra súplica outra no verso 15 pode mandar Rute embora. Este é o mais impressionante após a descrição sombria da Noemi a respeito de seu futuro. Rute fica com ela, apesar de aparentemente não ter esperança para o futuro. Noemi pintou o futuro preto e Rute pegou sua mão e foi junto com ela.

As palavras surpreendentes de Rute são encontradas em 1:16-17,

Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.


Mulher Ideal de Deus


Quanto mais você refletir sobre essas palavras, o mais surpreendente se tornam. O compromisso de Rute com a sua sogra indigente é simplesmente surpreendente. Em primeiro lugar, isso significa deixar sua família e sua terra. Em segundo lugar, isso significa também uma vida de viuvez e sem filhos, porque Noemi não tem homem para dar. Em terceiro lugar, significa ir para uma terra desconhecida, com um novo povo e novos costumes e língua. Em quarto lugar, era um compromisso ainda mais radical do que o casamento: "Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada” (v. 17). Em outras palavras, ela nunca vai voltar para casa, mesmo que Noemi morra. Mas o compromisso mais impressionante de tudo é este: "O teu Deus será meu Deus" (V. 16). Noemi acaba de dizer no versículo 13, "A mão do Senhor foi contra mim." Então a experiência de Noemi com Deus foi amarga. Mas, apesar disso, Rute abandona sua herança religiosa e toma o Deus de Israel como seu Deus. 


Talvez ela tivesse feito esse compromisso anos antes, quando seu marido lhe disse do grande amor de Deus por Israel e seu poder no Mar Vermelho, e seu propósito glorioso de paz e justiça. De alguma forma Rute veio a confiar em Deus, apesar da amarga experiência de Noemi.


Aqui temos uma imagem de mulher ideal de Deus. Fé em Deus que vê além de circunstâncias amargas. Liberdade das seguranças e confortos do mundo. Coragem para se aventurar no desconhecido e no estranho. Compromisso radical nas relações designadas por Deus. 

TERÇA-feira 12 de dezembro de 2012

[veja] Canteiros de Apodi morrem por falta de ação do poder público

Eu vi no Blog do Professor Toinho as imagens acima, onde mostra que a falta de ação do poder público pode trazer grandes prejuízos a cidade.

A prefeitura deve ter gastado recentemente absurdos para arborizar os canteiros da BR 405, mas como a ornamentação não recebeu os cuidados adequados e necessários, todo dinheiro investido foi 'jogado fora'.

Mais uma ação, digo, falta de ação desse governo que deixará a prefeitura depois de 20 anos no poder.

Revitalizar a cidade será mais uma ação mínima que ficará para o próximo prefeito de Apodi.

Como já dissemos...
É o mínimo.
Nem o mínimo foi feito até então.

[leia] Flaviano concede entrevista à TV Ponta Negra

Em entrevista concedida à TV Ponta Negra na última sexta-feira (07), o prefeito eleito de Apodi professor Flaviano Monteiro falou da importância de Apodi no cenário político estadual, especialmente depois de sua vitoriosa campanha agora em 2012, que foi construída com muito trabalho e dedicação desde 2008.

"O êxito da Nova Geração em 2012 é resultado de um trabalho conjunto de todos os integrantes da Nova Geração desde o final da campanha em 2008. Só conseguimos essa maioria consistente em 2012, porque mantivemos a mesma linha de pensamento introduzida em 2008. Nosso grupo é formado por importantes pessoas da comunidade apodiense, que vê em nosso projeto uma saída para os problemas da cidade, por isso mantivemos nosso nome na disputa, e por isso conseguimos um resultado tão importante nas eleições. Quando vamos até a imprensa mossoroense, ou mesmo até a capital do estado, tentamos mostrar os nossos potenciais e os caminhos que poderão elevar Apodi à categoria de destaque que sempre mereceu. A equipe da TV Ponta Negra nos recebeu muito bem, tenho muito que agradecer ao repórter Fabiano Morais, que tem sido um grande parceiro de Apodi nessa luta pelo nosso desenvolvimento." - Flaviano Monteiro.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria.

[veja] Apodi está 'no buraco'

A ideia ao fazer essas fotos era mostrar que ruas de Apodi estavam com problemas na pavimentação, mas a conclusão que chegamos é que não adiantava nomear as ruas, já que a grande maioria está nessa situação.

Ao ver essas fotos o e-leitor poderá se identificar com o quadro, já que é um problema comum a toda a cidade.

A situação é realmente caótica.

É difícil estimar o percentual de ruas que estão com a pavimentação comprometida, já que boa parte delas estão cheias de buracos, com o calçamento cedendo. Mas é fácil saber que o próximo gestor vai ter um trabalhão danado para manter a cidade em ordem.

Consertar essa 'buraqueira' toda não é nada além da obrigação do poder público municipal.

Se o próximo gestor o fizer, não terá feito nada extraordinário.
Isso é o mínimo que um prefeito deve fazer.
O mínimo.


 


terça-feira, 11 de dezembro de 2012


[veja] Canteiros de Apodi morrem por falta de ação do poder público


Eu vi no Blog do Professor Toinho as imagens acima, onde mostra que a falta de ação do poder público pode trazer grandes prejuízos a cidade.

A prefeitura deve ter gastado recentemente absurdos para arborizar os canteiros da BR 405, mas como a ornamentação não recebeu os cuidados adequados e necessários, todo dinheiro investido foi 'jogado fora'.

Mais uma ação, digo, falta de ação desse governo que deixará a prefeitura depois de 20 anos no poder.

Revitalizar a cidade será mais uma ação mínima que ficará para o próximo prefeito de Apodi.

Como já dissemos...
É o mínimo.
Nem o mínimo foi feito até então.