sexta-feira, 31 de agosto de 2012
O JOVEM E A POLÍTICA
O jovem e a política
É comum ouvir que o Brasil precisa promover ampla renovação política. A premissa sobre a qual se apóia esta meta é a de que convivemos com velhos costumes e métodos, alguns deles datados dos tempos iniciais da colonização. Estamos todos de acordo: mudar é preciso.
Ocorre que nenhuma transformação, para obter níveis razoáveis de institucionalização, pode ser realizada da noite para o dia. A mudança política demanda tempo e reflexão. Portanto, para que o processo político brasileiro comece a receber oxigênio, é necessário que plantemos as sementes. E as sementes estão nos jovens.
Precisamos olhar com mais atenção para o papel do jovem na sociedade. Para termos idéia de sua importância, basta atentarmos para o fato de que, nas eleições de outubro deste ano, os brasileiros entre 16 e 24 anos formarão um contingente de mais de 5 milhões eleitores.
Infelizmente, esse universo se encontra muito afastado da vida política do país.
E as razões são plausíveis. Escândalos, descalabros administrativos, máquinas burocráticas emperradas, partidos sem identificação popular constituem, entre outros, fatores que afastam os jovens do processo político. Na ausência de projeto ético e de uma sinalização comprometida com mudanças, os jovens acabam destinando sua atenção para outras prioridades.
É triste verificar que milhares de jovens, levados pela atração dos bens materiais e do consumismo, passaram a ver a política como algo desimportante. Afinal, a política é a arena central da construção do futuro coletivo.
Vemos com muita preocupação essa situação. Os jovens precisam ser motivados. Com bons exemplos, com histórias de decência, com valores e princípios éticos. A conscientização política precisa vir também da Escola, dos mestres, dos pais. Hoje, o país respira política por todos os lados. Os candidatos expõem seus pontos de vista e seus programas.
Não existe melhor momento que este para que os jovens possam fazer a sua avaliação e tomar as suas decisões. A mudança pode começar na escolha da representação nas Casas Legislativas. E os candidatos, por sua vez, hão de considerar os jovens em seu repertório, transmitindo idéias e propostas que possam envolver seu interesse.
É fundamental que semeemos o conceito de brasilidade junto ao segmento jovem. A Escola não pode ser apenas território de transmissão de informação. Há de ser, acima de tudo, nicho de formação e desenvolvimento de caráter. Se conseguirmos conferir à Escola o seu papel de agente de transformação social, certamente estaremos forjando a mudança política que o país está a merecer. O jovem é e será o esteio da transformação política brasileira.
Afinal, há coincidência básica na ação política e na ação dos jovens. Ambas se voltam para a construção do futuro. Há diferentes linguagens sendo faladas nesses dois segmentos, mas há mais pontos comuns do que se imagina. É preciso focar as semelhanças para reestabelecer a conexão desse contingente de brasileiros com o universo político.
Hoje há novas ferramentas de comunicação, como a internet. O Congresso permitiu a utilização mais ampla desse instrumento na campanha eleitoral deste ano. Esse será um ponto convergente, onde a liberdade de informar, criticar e falar será fundamental. É um território dos jovens onde a política estará iniciando sua caminhada em direção a um reencontro com os jovens brasileiros.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
JOEL, O PROFETA DO AVIVAMENTO.
Joel tem sido chamado de “o profeta do avivamento”. Ele compreendeu que o arrependimento sincero é a base da verdadeira espiritualidade e era para que isto acontecesse com seu povo que ele se esforçava. O conteúdo básico de seu livro é o apelo ao arrependimento. Estudando com interesse suas grandes lições seremos edificados.
I - A ÉPOCA EM QUE JOEL PREGOU
Quando o profeta Joel pregou suas mensagens, a situação econômica era desesperadora, em razão de um ataque de gafanhotos sem igual. Ele parte deste fato para alertar o povo para a prática da santificação, do quebrantamento, e de maior submissão ao Senhor, 1: 14, mensagens que tornam o livro muito atual.
Joel também anuncia o dia do Senhor e previne sob a iminência de um ataque militar que viria por parte de uma nação estrangeira e termina o livro com a preciosíssima mensagem sobre o derramamento do Espírito Santo. a) A praga dos gafanhotos - Dentre as mais de 80 variedades de gafanhotos, Joel diz que quatro:
o cortador, o migrador, o devorador e o destruidor, v. 4, haviam devastado a terra de Israel. O povo calou-se, em sinal de tristeza. Tudo secou e o campo nada produzia.b) As lições da devastação - A notícia de tal calamidade deveria ser passada de geração a geração, v. 3, porque se refere a um tempo de juízo do Senhor em que os prazeres da vida foram retirados e houve um lamento geral.
Até os bêbados lamentaram porque os gafanhotos devoraram as videiras, v. 5, e não tinham mais o vinho; destroçaram a figueira, arrancando-lhes as cascas, v. 7.Por causa dessa miséria até os jovens choraram, v. 8. Todo cereal se perdeu e os lavradores ficaram envergonhados e desorientados, vv. 10, 11, porque o juízo veio através de um inimigo pequeno, mas em grande número e sábio, Pv 30: 27.
c) Reações à devassidão, 1: 10-14 - Com a destruição das pastagens e das lavouras, até os sacerdotes lamentavam porque não havia nem elementos para os sacrifícios ao Senhor, v. 9. Assim como a calamidade era geral, o pecado também havia devastado todos os domínios da vida. É nessa hora que diz o Senhor: “Lamentai, sacerdotes".
Quando a igreja experimenta flagelo de tal natureza, engolfada em confusões, pecados e enfermidades que devastam famílias após famílias, 1Co 11: 30-32, o ensino bíblico para resolver tal situação é que ministros e povo retornem ao Senhor com a mesma sinceridade, intensidade, arrependimento e interesses descritos em Jl 1: 13-14 e 2: 12-17e Dt 4: 30-31.
II - O DIA DO SENHOR
O profeta descreve esse quadro terrível para preparar as pessoas sobre o que iria falar a respeito do “Dia do Senhor”, v. 15, que também virá como uma assolação. Percebe-se que Joel avista algo por trás dessa praga de gafanhotos; ele enxerga além dela, vê um dia de desolação em toda a terra.
O acontecimento pelo qual o povo chorava no momento era prefiguração de um outro dia de juízo: um julgamento a ser derramado nos dias finais deste mundo.a) Um exército preparado contra Judá, 2: 1-11. Joel anuncia que estava prestes a acontecer uma grande invasão militar. Compara isso a uma devastação pelos gafanhotos que haviam assolado a terra.
Ele pergunta: “Vocês já ouviram, em toda sua vida, em toda história do seu povo, alguma coisa igual?” A resposta ao v. 2 só teria que ser um enfático não! b) Julgamento final - Joel usa quase todo seu livro para falar sobre o Dia do Senhor, 2: 1, 11, 31; 3: 14; este será o julgamento final de Deus sobre todo mal e também o fim desta era.
Tal dia vai iniciar-se com o arrebatamento da Igreja, 1Ts 4: 15-17; 5: 2; inclui os sete anos de tribulação, que é a última semana de Daniel, 9: 24-27, e culminará com o retorno de Cristo com sua Igreja para reinar sobre a terra, Ap 20: 1-6.c) Um chamado ao arrependimento, 2: 12-17. A catástrofe que acomete Israel nos tempos de Joel leva a nação, politicamente, ao caos. Mas essa intervenção divina é meramente ilustrativa.
Como o pior ainda está por vir, Deus levanta Joel para inquietar os sacerdotes e exortar o povo ao arrependimento, v. 13, e que este retorne humildemente ao Senhor, não com mãos vazias, mas com sacrifícios de pranto e lamentação genuínos, jejuns e súplicas pelas misericórdias de Deus, v. 12.
Para isso, deveriam proclamar uma assembleia solene, 2: 15-17. Ninguém deveria faltar; nada de desculpas, vv.15 e 16. E os sacerdotes iriam orar com todos, clamando: “Poupa o teu povo, oh, Senhor”, v. 17.d) Derramamento do Espírito Santo, 2: 28-32. Num tempo futuro, marcado pelo advérbio “depois”, v. 28, o Espírito Santo seria derramado sobre toda carne. Examinando Os 3: 5, veremos que essa promessa abrange os últimos dias Israel, iniciando-se com a tribulação e adentrando o reinado do Messias, que vem em seguida.
Compare, Is 2: 2 com At 2: 17. O tempo é enfático, no v. 29. Deus faz questão de repetir que tal se dará “naqueles dias”. Ou seja, depois do arrependimento nacional e restauração futura de Israel, Zc 11: 10; 13: 1, eventos que serão simultâneos à Segunda Vinda de Cristo.
Esse “grande e terrível Dia do Senhor" se apresentará com prodígios de Deus na terra e no céu, vv. 30-31. Mas Jerusalém e Sião permanecerão, v. 32, e acontecerá depois... que o Espírito Santo será derramado ao remanescente fiel. Note que não haverá qualquer restrição à recepção desse dom: nem diferenças de idade (velhos e jovens), nem de sexo (filhos e filhas), e nem de posição social (servos e servas).
O que aconteceu em At 2 foi o cumprimento dessa profecia, mas o cumprimento total ainda está por vir: Is 32: 15; 44: 3,4; Ez 36: 27,29; 37: 14; 39: 29. Assim, o estudo do profeta Joel relembra que a Igreja deve viver num permanente clima de avivamento, a fim de fazer a vontade do Senhor.
sábado, 18 de agosto de 2012
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO COMEÇA HOJE 18 DE AGÔSTO DE 2012.
Campo Grande (MS) Começa no próximo sábado (18) em todo o Brasil a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação Infantil (Multivacinação). A mobilização, que vai até o dia 24 de agosto, será realizada em parceria entre o Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais do país com o objetivo ampliar a cobertura vacinal infantil, tendo como público alvo as crianças menores de cinco anos.
Durante a Campanha, serão introduzidas as vacinas Pentavalente e a Vacina Inativada Poliomelite (VIP), passando a fazer parte do calendário básico da criança. Para Mato Grosso do Sul, foram disponibilizadas 40 mil doses da vacina Pentavalente e mais 40 mil da Vacina Inativada Poliomelite. Crianças menores de cinco anos de idade deverão ser levadas a um posto de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) para que a caderneta de saúde seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
Também estarão disponíveis para esta ação todas as vacinas do calendário básico da criança. São elas: BCG, hepatite B, pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Em Campo Grande, a abertura da Campanha de Vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde da Família - UBSF do bairro Vida Nova, às 8 horas.
De acordo com Secretaria Estadual de Saúde (SES), todas as unidades de saúde dos municípios disponibilizarão as doses das vacinas. A SES inda reforça que os responsáveis pelas crianças devem comparecer aos postos de saúde portando a Caderneta de Saúde da criança para que ela seja avaliada e o esquema vacinal atualizado de acordo com a necessidade de cada um.FONTE JUSBRASIL.
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
VEREADORES PODERÃO FICAR SEM RECEBIMENTO DE SALÁRIO
No Mato Grosso do Sul, projeto pode atingir 73 cidades
Está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado a proposta de emenda à Constituição (PEC 35/12) que estabelece o fim do pagamento de salário de vereador em municípios com até 50 mil habitantes.
A PEC é de autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO), com apoio dos senadores Delcídio Amaral (PT) e Antônio Russo (PR). Em Mato Grosso do Sul, podem ser afetados vereadores de 73 cidades.
Com a aplicação do critério em Mato Grosso do Sul, somente receberiam pagamento os parlamentares das Câmaras de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Criado por decreto em 2003 e autorizado a ser instalado em 2009, Paraíso das Águas ainda não é contabilizado como município por não ter realizado eleição.
O texto foi subscrito por outros 28 parlamentares e limita o total da despesa das Câmaras de Vereadores dessas cidades a no máximo 3,5% da arrecadação municipal. A proposição deverá atingir cerca de 90% das câmaras municipais do país caso seja aprovada pelo Congresso Nacional.
O autor da PEC declarou que"estamos seguros de que sua adoção causará impactos positivos consideráveis, tendo em vista que 89,41% dos municípios brasileiros possuem até 50 mil habitantes. Dessa forma, pouco mais de 600 municípios brasileiros continuarão a remunerar seus vereadores".
Cyro Miranda acredita que com a medida, os vereadores passarão a assumir o cargo eletivo"em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua capacidade profissional", sendo, em sua opinião, selecionados candidatos comprometidos com a ética, o interesse público e o desenvolvimento local.
O autor pontua que a PEC trará um impacto positivo para os cofres públicos dos pequenos municípios, salientando que, nas eleições de 2012, o número de vereadores no país pode superar a marca de 59 mil, um número de quase sete mil a mais do que os eleitos para as câmaras municipais em 2008,"um aumento significativo nos gastos públicos municipais", afirmou Cyro.
Ao justificar a proposta, Miranda ressaltou que a própria Constituição Federal permite aos vereadores ocupantes de cargo público acumular outras funções no caso de compatibilidade, sustentando que na maioria dos municípios, as reuniões dos vereadores ocorrem apenas duas ou três vezes por mês, viabilizando assim a manutenção de outras atividades profissionais por parte desses parlamentares.
A proposta tramita no Senado e aguarda a designação de relator na CCJ para ser apreciada. Caso seja aprovada ela segue para análise do Plenário.
PEC 35/2012
Altera o art. 29 da Constituição Federal para dispor que em municípios de até 50 mil habitantes, os vereadores não farão jus à percepção de subsídios; em municípios de 51 mil e um a 100 mil habitantes, o subsídio máximo dos vereadores corresponderá a 40% do subsídio dos deputados estaduais;
em municípios de 100 mil e um a 300 mil habitantes, o subsídio máximo dos vereadores corresponderá a 50% do subsídio dos deputados estaduais; em municípios de 300 mil e um a 500 mil habitantes o subsídio máximo dos vereadores corresponderá a 60% do subsídio dos deputados estaduais e em municípios de mais de 500 mil habitantes o subsídio máximo dos vereadores corresponderá a 75% do subsídio dos deputados estaduais.
O art. 29-A da Constituição Federal para os limites de despesa do Poder Legislativo também alerta que a remuneração dos vereadores não poderá ultrapassar o montante de 5% da receita do município. FONTE JUSBRASIL
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
TSE TESTA SISTEMA QUE INDENTIFICA ELEITORES POR IMPRESSÃO DIGITAL
O Tribunal Superior Eleitoral simulou uma eleição neste sábado (11) em diversas cidades do país. O objetivo foi testar o sistema biométrico de votação, que utiliza as impressões digitais para identificar os eleitores.
Em Itupeva (SP), 35 urnas foram utilizadas e mais de 600 pessoas votaram em candidatos fictícios, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
De acordo com o chefe de cartório Vasco José Monteiro, a máquina pode não reconhecer as digitais logo na primeira tentativa, mas ninguém ficará sem votar.
"São três tentativas para o polegar direito, mais três para o esquerdo e três para cada indicador", explica. Se ainda assim o processo não funcionar, o presidente da seção digita um código e resolve o problema.
Nas eleições de outubro, 7,7
milhões de eleitores poderão votar usando a identificação apenas pelas impressões digitais - novidade que vai atingir 299 municípios de 24 estados brasileiros. FONTE JUSBRASIL.
Em Itupeva (SP), 35 urnas foram utilizadas e mais de 600 pessoas votaram em candidatos fictícios, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
De acordo com o chefe de cartório Vasco José Monteiro, a máquina pode não reconhecer as digitais logo na primeira tentativa, mas ninguém ficará sem votar.
"São três tentativas para o polegar direito, mais três para o esquerdo e três para cada indicador", explica. Se ainda assim o processo não funcionar, o presidente da seção digita um código e resolve o problema.
Nas eleições de outubro, 7,7
milhões de eleitores poderão votar usando a identificação apenas pelas impressões digitais - novidade que vai atingir 299 municípios de 24 estados brasileiros. FONTE JUSBRASIL.
sábado, 4 de agosto de 2012
FLAVIANO E ZÉ MARIA FAZEM MAIS UMA PASSEATA PELAS RUAS DE APODI
A Coligação “Unidos para Mudar” realizou na noite de ontem (2), mais um grande arrastão pelas ruas de Apodi.
Na ocasião foi lançada mais uma candidatura, desta vez o jovem Charton Rêgo (PSD) que preferiu transferir o local que estava programada para as mediações do Parque de Vaquejada e preferiu encerrar na praça Robson Lopes em plena quinta feira.O médico amigo e deputado estadual Getúlio Rêgo caminhou ao lado de Flaviano e Zé Maria, assim como também do seu candidato em Apodi Charton Rêgo.
Como já é tradicional mais uma vez Flaviano e Zé Maria percorreram o arrastão a pé ao lado do povo.“O sentimento do povo aqui é da mudança. Eu acredito! Flaviano. Tenho certeza que você sairá vitorioso no dia 7 de outubro e será o novo prefeito de Apodi”, afirmou Getúlio Rêgo.
Flaviano e Zé Maria sempre caminhando ao lado das pessoas que se exprimiam nas calçadas, para saudar Flaviano. Em cada rosto, cada abraço, cada aperto de mão...
(CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DO ARRASTÃO)
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Nova Geração.
Na ocasião foi lançada mais uma candidatura, desta vez o jovem Charton Rêgo (PSD) que preferiu transferir o local que estava programada para as mediações do Parque de Vaquejada e preferiu encerrar na praça Robson Lopes em plena quinta feira.O médico amigo e deputado estadual Getúlio Rêgo caminhou ao lado de Flaviano e Zé Maria, assim como também do seu candidato em Apodi Charton Rêgo.
Como já é tradicional mais uma vez Flaviano e Zé Maria percorreram o arrastão a pé ao lado do povo.“O sentimento do povo aqui é da mudança. Eu acredito! Flaviano. Tenho certeza que você sairá vitorioso no dia 7 de outubro e será o novo prefeito de Apodi”, afirmou Getúlio Rêgo.
Flaviano e Zé Maria sempre caminhando ao lado das pessoas que se exprimiam nas calçadas, para saudar Flaviano. Em cada rosto, cada abraço, cada aperto de mão...
(CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DO ARRASTÃO)
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Nova Geração.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
VOTAR SEGURO É AMAR A SUA TERRA
Voto 65, pois a minha cabeça é grande , porém não é cheia de folhas, a pior cegueira ou o pior cego é aquele que não quer vê.Apodi em 2012, tem 03 candidatos disputando a vaga de prefeito, 02 deles já governaram Apodi por 20 anos nada fizeram que me convencesse, pela renda que Apodi tem,o que fizeram foi despulitizar uma grande parte dos apodiensses inclusive sendo vitma de analfbetismo crónico.
A prova é que em Apodi juntando os assinantes de jornais e os que são vendidos avussos não chega a 100 ensemplares, por dia,eis air o segredo das campanhas feitas ná base do ôba ôba, as propostas de governos são vergonhosas nos dias de comícios dos dois veteranos os postos de gasolina faturam alto, pois eu vi com os meus dois olhos, falam até que trazem motos e carros de outras cidades para inprecionar os seguidores temendo eles acordarem e aderir para o 65 que tem entre 10 a 12 mil votos espotâneos de pessoas que estudaram mesmo pouco, porém sabem aproveitar e aprenderam a escolher o melhor para suas vidas.
Se moto e carro votassem já estariam eleitos, pois estão empatados, o que um faz, no outro dia o outro procura fazer a mesma coisa com maior intensidade.Voto 65,e vamos ganhar e vamos acabar com esse inchaço que nossa cidade ganhou porque se formos esperar pelos veteranos vai se tornar um carcinoma air não tem mais jeito, porém acreditamos que esse terço dos votos de Apodi que o 65 temvai trazer um alívio para Apodi.
Vote certo e vote 65, para livrarmos Apodi de um futuro macabro. Vocès jovens reflitam e fassam um a introspecção como vai a educação de Apodi e a saúde e a segurança? e a situação dos dois veteranos diante do TCE E TCU foi causada por fazerem uma administração honesta ou porque abuzaram da corrupção.( PARE E PENSE) Pastor José Jerônimo da Silva por amor a cidade de Apodi.
A prova é que em Apodi juntando os assinantes de jornais e os que são vendidos avussos não chega a 100 ensemplares, por dia,eis air o segredo das campanhas feitas ná base do ôba ôba, as propostas de governos são vergonhosas nos dias de comícios dos dois veteranos os postos de gasolina faturam alto, pois eu vi com os meus dois olhos, falam até que trazem motos e carros de outras cidades para inprecionar os seguidores temendo eles acordarem e aderir para o 65 que tem entre 10 a 12 mil votos espotâneos de pessoas que estudaram mesmo pouco, porém sabem aproveitar e aprenderam a escolher o melhor para suas vidas.
Se moto e carro votassem já estariam eleitos, pois estão empatados, o que um faz, no outro dia o outro procura fazer a mesma coisa com maior intensidade.Voto 65,e vamos ganhar e vamos acabar com esse inchaço que nossa cidade ganhou porque se formos esperar pelos veteranos vai se tornar um carcinoma air não tem mais jeito, porém acreditamos que esse terço dos votos de Apodi que o 65 temvai trazer um alívio para Apodi.
Vote certo e vote 65, para livrarmos Apodi de um futuro macabro. Vocès jovens reflitam e fassam um a introspecção como vai a educação de Apodi e a saúde e a segurança? e a situação dos dois veteranos diante do TCE E TCU foi causada por fazerem uma administração honesta ou porque abuzaram da corrupção.( PARE E PENSE) Pastor José Jerônimo da Silva por amor a cidade de Apodi.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL INFORMA
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) oferece seu conteúdo de notícias e leituras bíblicas para serem publicadas diariamente em blogs, sites ou páginas pessoais de cristãos e igrejas interessadas na Causa da Bíblia no Brasil e no mundo. Para isso,
desenvolveu o Widget SBB, que insere uma pequena janela no seu site ou blog com o intuito de trazer informações e serviços de forma rápida, agilizando, assim, o contato com a SBB. Os canais de notícias e de leitura bíblica do Widget SBB são alimentados pelos feeds do portal e atualizados automaticamente.
Assim seu site ou blog também será atualizado a cada nova notícia ou leitura bíblica publicada no portal SBB. O Widget SBB é gratuito. Clique aqui e veja como é fácil de usar.
desenvolveu o Widget SBB, que insere uma pequena janela no seu site ou blog com o intuito de trazer informações e serviços de forma rápida, agilizando, assim, o contato com a SBB. Os canais de notícias e de leitura bíblica do Widget SBB são alimentados pelos feeds do portal e atualizados automaticamente.
Assim seu site ou blog também será atualizado a cada nova notícia ou leitura bíblica publicada no portal SBB. O Widget SBB é gratuito. Clique aqui e veja como é fácil de usar.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)