quinta-feira, 30 de setembro de 2010
ASA: UM REI A SERVIÇO DE DEUS
1º - Boas-vindas - Momento de oração: Ore para que em cada criança seja despertado o interessado pela leitura da Bíblia.
- Captando a atenção: Quem deseja aqui servir a Deus? Cânticos- Princípio bíblico: I Rs 15:8-116º - Mensagem:IntroduçãoEstamos no mês de setembro no finalzinho e com ele já estamos estudando os reis. Os reis foram homens levantados por Deus para dirigir os destinos de Israel. O que primeiro aprendemos com a história dos reis é que quando um governante peca e se distancia de Deus, seguindo pelo caminho do pecado, todo povo daquela nação sofre as conseqüências.
Assim, aprendemos que para eleger nossos governantes é preciso, antes, orar e jejuar, para pedir a orientação de Deus. Quando nossos governantes forem homens escolhidos por Deus será o sinal de que nossa nação terá Jesus Cristo como Senhor.
Precisamos de governantes como Asa que, como veremos, "fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi seu pai."
I. EXPULSA OS INVASORES DA TERRA (v. 12)Depois que os israelitas entraram na terra prometida, somente foram tomar posse de tudo quanto Deus lhes havia prometido, quando Davi começou a reinar. Mesmo assim, algumas tribos permitiram que estrangeiros ficassem e dividissem a terra, contrariando a vontade de Deus.
Quando Asa assumiu o reino, já dividido por causa do pecado de Salomão, ainda habitavam no reino do sul, os sodomitas. Asa, então, empreende uma ação vitoriosa de expulsão definitiva daquele povo que levava Israel ao pecado. Outro problema que Asa encontrou foi a quantidade enorme de ídolos que as diversas mulheres de Salomão espalharam sobre todo a terra de Jerusalém e Judá (reino do sul).
O rei, por sua vez, não pensa duas vezes e ordena derrubar toda e qualquer imagem de ídolo. A Bíblia começa a história de Asa fazendo-lhe elogios por ter acabado com esses dois comportamentos que levavam Israel a ficar longe de Deus. Com Asa aprendemos que precisamos ficar livres do pecado e de tudo o que nos leva a pecar, para que assim possamos andar na presença de Deus. Hoje, somente servirá a Deus aquele que, definitivamente, se afastando do pecado e das coisas que nos levam a pecar, também aceitar a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Torne-se, como Asa, mais um príncipe de Deus: Declare agora que sua vida pertence somente a Jesus e se entregue para sempre ao serviço de Deus.
II. MANDA SUA MÃE PARA O EXÍLIO (v. 13)Você ama sua mãe? E o seu pai? E a sua família? É claro que todos responderemos "sim" a essa pergunta. Não tenho dúvida, embora a Bíblia nada fale a respeito, que Asa também amava sua família e sua mãe. O que lemos na Bíbia, porém, pode, num primeiro momento, parecer que o rei não amava sua mãe pois a mandou para um exílio, ou seja, mandou-a morar em um outro país sem ter o direito de jamais voltar para Israel. Você deve estar perguntando:
Por que Asa mandou sua mãe para o exílio? Acontece que Maaca, esse era o nome da mãe dele, construiu para ela ídolos como a deusa Asera, que diziam ser ela a deusa da guerra, entre outras atribuições que lhes davam. Asa sabia que o grande Jeová, que os havia livrado de tantos inimigos, esse sim, era o único e verdadeiro Deus, da guerra, da paz, da prosperidade... Quando o rei percebeu que sua mãe havia seguido o caminho do pecado e não quis deixá-lo, ele tomou a única atitude possível para continuar sendo fiel e servindo a Deus: entre Jeová e sua mãe, Asa ficou com Jeová.
Assim também é a nossa salvação em Cristo: pertence a cada um a decisão de aceitá-lo e segui-lo como Senhor e Salvador nosso. Ainda que todos sejam contra ou a favor, é você que deve agora decidir abrir o coração e receber a Cristo e com sua boca confessá-lo como seu Senhor e Salvador. Faça isso agora, e entre para a galeria dos príncipes, como Asa, que serviram a Deus com fidelidade e retidão.
Conclusão: Deus realmente se agrada de todos aqueles que o temem e que, entregando a vida a Jesus Cristo, lhe serve com amor, fidelidade e retidão no coração. Deus ama de um modo especial todos aqueles que deixam o pecado e, abrindo mão até mesmo da própria vida, faz o que é reto diante Dele. Abra agora o seu coração e realize o maior desejo de Jeová para sua vida: Receba a Cristo em sua vida e torne-se mais um príncipe salvo para o Reino de Deus.
sábado, 11 de setembro de 2010
O PROFETA ELIAS E SUAS CONTRADIÇÕES
Veja o caso de Elias. Todos se lembram do confronto com os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá (I Reis 18). Essa passagem já foi pregada milhares de vezes ao longo do tempo, tendo como referência o extraordinário confronto, no qual o profeta do Senhor conseguiu demonstrar que o verdadeiro Deus era o Senhor. O próprio povo, ao ver que caira fogo do céu para consumir o sacrifício, estando já prostado, gritou: “O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!”.
Mas, preste atenção ao que veio depois. Essa parte, aliás, é muito celebrada nas pregações!
Depois de demonstrar que o verdadeiro Deus era o Senhor, Elias estabeleceu a sentença de morte: “Prendam os profetas de Baal. Não deixem nenhum escapar!” (18:40). O povo imediatamente prendeu os profetas, que foram totalmente exterminados, mais de novecentas pessoas. Esta atitude de Elias não foi adequada, eu diria que foi de fato um pecado grave diante de Deus.
Explico. A história de Elias, como profeta de Deus, revela uma relação íntima, na qual Deus orientava os passos do profeta. Primeiro, ele profetizou a Acabe a seca “nos anos seguintes” (17:1). Depois, Deus o orientou a ir ao riacho de Querite (17:2). Ele ficou lá, sendo alimentado por corvos até que as águas secaram (17:7).
Então, Deus o instruiu a ir à casa da viúva, em Serepta (17:9). Lá, ele foi miraculosamente sustentado pela viúva. Mais adiante, ele ressuscitou o filho da pobre mulher, que morrera inesperadamente (17:22). Depois de um longo tempo, o Senhor determinou: “Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra” (18:1). Uma ordem simples e clara.
Nesse momento, ao invés de fazer o que Deus havia determinado, como de outras vezes, Elias estabeleceu, a seu próprio desejo, a necessidade de confrontação entre seu Deus e o deus do povo, Baal. Isso não era propósito de Deus, mas resultado de um complexo que Elias levava consigo e que declarou ao povo: “eu sou o único que restou dos profetas do Senhor” (18:22). Elias sabia que isso não era verdade.
Obadias, alguns momentos antes, havia declarado seu grande feito de conservar com vida cem profetas do Senhor (18:13). Elias matou os profetas de Baal e se alinhou às mesmas práticas de Jezabel, que também havia matado os profetas do Senhor (18:13). O ato de Elias foi uma afirmação pessoal de que seu ponto de vista era correto e que o de Acabe estava equivocado (18:17-18).
A atitude de Elias não refletiu a vontade de Deus. Ao contrário de fazer o que Deus determinou, ele preferiu seguir seu próprio caminho. Talvez a confrontação até tivesse sido positiva e é certo que muitos profetas de Baal e de Aserá perceberam seu erro. Mas não tiveram tempo de declará-lo, inclusive como um testemunho para muitos duvidosos que não presenciaram aquele grande ato. Foram mortos pelo homem de Deus.
Os momentos seguintes de Elias foram repletos de dificuldades, inclusive pela revelação do próprio Senhor de que Ele havia feito “sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram” (19:18). Para sua surpresa, Elias não era o único.
Nosso Deus não é Deus de um só homem, mas de multidões. Mas isso é outro assunto.
DILMA PODE SER ELEITA NO PRIMEIRO TURNO
O escândalo da quebra de sigilo fiscal de pessoas próximas ao candidato do PSDB à sucessão presidencial, José Serra, por enquanto não teve impacto na opinião dos eleitores.
Divulgada na noite de hoje, pesquisa Datafolha encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo mostra que a vantagem da candidata do PT, Dilma Rousseff, sobre o adversário tucano passou de 22 para 23 pontos porcentuais, oscilação dentro da margem de erro.
De acordo com a pesquisa, a petista tem 50% das intenções de voto, enquanto o presidenciável do PSDB tem 27%. No levantamento anterior, divulgado em 4 de setembro, Dilma tinha 50% e Serra, 28%. Se as eleições fossem hoje, e levando em conta os votos válidos, Dilma venceria a disputa em primeiro turno.
A candidata do PV à sucessão presidencial, Marina Silva, oscilou de 10% para 11%. Os demais candidatos não chegaram a 1% das intenções de voto. O total de votos brancos e nulos é de 4% e 6% não sabem ou não responderam em quem vão votar. Num eventual cenário de segundo turno, Dilma venceria Serra por 56% a 35%.
A pesquisa foi realizada com 11.660 eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. A mostra foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº 28.809/2010. FONTE: O ESTADÃO.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ARMAGEDOM
Lemos sobre Armagedom em Daniel 11.40-45; Joel 3.9-17; Zacarias 14.1-3; Apocalipse 16.14-16. Essa grande batalha acontecerá nos últimos dias da Tribulação. João nos fala que os reis do mundo se reunirão "...para a peleja do grande dia do Deus Todo-Poderoso. ...no lugar que em hebraico se chama Armagedom" (Apocalipse 16.14,16). O local da reunião dos exércitos é a planície de Esdraelom, ao redor da colina chamada Megido, que fica no norte de Israel, a cerca de 32 quilômetros a sudeste de Haifa.
Segundo a Bíblia, grandes exércitos do Oriente e do Ocidente se reunirão nessa planície. O Anticristo reagirá a ameaças ao seu poder provenientes do sul. Ele também tentará destruir a Babilônia restabelecida no leste antes de finalmente voltar suas forças contra Jerusalém. (Durante centenas de anos a Babilônia, localizada no atual Iraque, foi uma das cidades mais importantes do mundo.
Segundo Apocalipse 14.8; 16.9; e 17-18, ela será reconstruída novamente nos últimos dias como uma cidade religiosa, social, política e economicamente poderosa). Enquanto o Anticristo e seus exércitos atacarem Jerusalém, Deus intervirá e Jesus Cristo voltará. O Senhor destruirá os exércitos, capturará o Anticristo e o Falso Profeta e os lançará no lago de fogo (Apocalipse 19.11-21).
Quando o Senhor voltar, o poder e o governo do Anticristo terminarão. O Dr. Charles Dyer escreve sobre esse evento:
Daniel, Joel, Zacarias identificam Jerusalém como o local onde a batalha final entre o Anticristo e Cristo acontecerá. Todos os três prevêem que Deus intervirá na história para salvar Seu povo e destruir o exército do Anticristo em Jerusalém. Zacarias prevê que a batalha terminará quando o Messias voltar à terra e Seus pés tocarem o Monte das Oliveiras. Essa batalha termina com a Segunda Vinda de Jesus à terra... A batalha termina antes mesmo de começar.*
A batalha de Armagedom – na verdade em Jerusalém – será o combate mais anticlimático da história. À medida em que João descreve os exércitos reunidos de ambos os lados, esperamos testemunhar um conflito épico entre o bem e o mal. Mas não importa quão poderoso alguém seja na terra, tal indivíduo não é páreo para o poder de Deus.
O conflito de Armagedom será uma batalha real?
A profecia de Armagedom não é uma alegoria literária ou um mito. Armagedom será um evento real de proporções trágicas para aqueles que desafiam a Deus. Será uma reunião de forças militares reais no Oriente Médio, numa das terras mais disputadas de todos os tempos – uma terra que nunca conheceu paz duradoura. Armagedom será também uma batalha espiritual entre as forças do bem e as do mal. Ela terá o seu desfecho com a intervenção divina e o retorno de Jesus Cristo
sábado, 4 de setembro de 2010
ANALISTA DE SISTEMA ANUNCIA COMPRA DE VOTO NO MERCADO LIVRE.
Polícia Federal pediu esclarecimentos ao jovem paraibano
Um eleitor da Paraíba decidiu vender o voto na internet.
Josafá Filho, de 20 anos, anunciou no site Mercado Livre o seu voto para deputado estadual e senador por R$ 20.
Com a brincadeira, o analista de sistema terá de prestar esclarecimentos à Polícia Federal por ter anunciado a venda do voto.
O anúncio já foi retirado do ar. Nele, Josafá explicava as condições de venda e as formas de pagamento: cartão de crédito ou o mesmo valor em telhas e tijolos. Derny Brasileiro, delegado da Polícia Federal e responsável pela investigação de crimes eleitorais, coordena os trabalhos relativos ao caso.
Em uma entrevista a uma rádio de João Pessoa, Josafá informou não ter recebido nenhuma proposta. “Pelo que sei da lei, o crime é comprar e vender voto e não dizer que vai comprar e vender. Estou disponível para esclarecimento para a Polícia Federal”, defendeu-se. FONTE: CORREIO DA PARAIBA.
LULA QUESTIONA QUEBRA DE SIGILO FISCAL DA FILHA DE SERRA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, de baixar o nível da campanha e transformar sua família em vítima com o episódio da quebra do sigilo fiscal de sua filha, Verônica Serra.
Durante comício realizado em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, Lula questionou se o vazamento do sigilo fiscal de Verônica realmente ocorreu e relacionou o caso a uma tentativa de virar o jogo eleitoral, até agora favorável a sua candidata, Dilma Roussef (PT). As violações fiscais, de Verônica e de outros integrantes do PSDB, foram comprovadas pela comissão de investigação da Corregedoria da Receita Federal.
'Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê o vazamento das informações?', disse. 'Mentira tem perna curta e quando as pessoas começam a mentir descaradamente e a procurar alguém para responsabilizar pelo seu fracasso, aí a coisa não fica bem', afirmou. 'Ninguém precisa baixar o nível da campanha e tentar transformar a família em vítima'.
Em seu discurso, Lula pediu votos para Dilma e tripudiou Serra. 'Aí sim nosso adversário vai ficar nervoso. Se tomar uma surra da Dilma em Guarulhos e em São Paulo', disse. 'Vamos ganhar essa eleição sem ofender uma vez nosso adversário'.
Sem citar o nome de Serra, Lula disse que sua campanha na TV está pesada e rasteira'. 'O bicho anda com uma raiva que eu nem sei de quê. É próprio de quem não sabe nadar e quando cai na água fica se debatendo até morrer afogado', afirmou.
Por outro lado, Lula afirmou que a propaganda de Dilma na TV reproduz a tranquilidade da campanha e da adversária. 'É por isso que nosso adversário está nervoso e é importante ele lembrar que o povo não gosta de ver gente nervosa na TV'.
Dilma Roussef tinha presença confirmada no comício, mas comunicou ao presidente Lula, na noite de ontem, que permaneceria em Porto Alegre para acompanhar os exames a que sua filha, Paula, está se submetendo nos últimos dias que antecedem o parto de seu filho Gabriel.
Lula não explicou, durante o comício, porque usou uma tipoia no braço esquerdo.
Segundo apurou o Grupo Estado, o médico do presidente Lula decidiu colocar a tipoia no presidente devido a uma tendinite. Há três dias, Lula vinha se queixando da dor e piorou nesta manhã. Lula também sofre de bursite, mas no ombro direito.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
JEZABEL-A SEGUIDORA DE BAAL
"Onde está o príncipe das potestades do ar?" "Onde está Baal, o seu príncipe?"Assim como Jezabel, o meu "deus", algum tempo atrás, era o deus deste mundo. Eu vivia enganado por demônios, súditos do príncipe deste século, Satanás ...
Achava que estava adorando o verdadeiro Deus mas servia ao deus, inimigo de nossas almas, que procura trazer para si aqueles que preferem aproveitar "os prazeres" que este mundo oferece. Mas, dou graças única e exclusivamente ao Senhor por, diferentemente dela, preferir viver o resto da minha vida adorando o Príncipe da Paz, Criador dos céus e da terra, em lugar do príncipe deste mundo ... preferir ser fiel ao verdadeiro Deus do que ser fiel àquele que um dia pretendeu ser igual ao Deus Todo Poderoso ...
preferir aceitar Jesus como Senhor e Salvador de minha vida do que seguir os passos do príncipe das trevas, do inimigo de nossas almas.Jezabel era filha de Etbaal, sacerdote-rei dos sidônios. Foi com ela que Acabe, rei de Israel, se casou. Ela era, com certeza, uma mulher de um beleza exterior sem igual mas tinha muita feiúra por dentro. Sabemos que Acabe, rei de Israel, fez o que era mau aos olhos do Senhor ...
iniciando a sua caminhada por caminhos largos ao se casar com uma mulher ímpia que amava outro deus e não o verdadeiro Deus. Ela seguia a Baal, o deus pagão da fertilidade. O seu poder no reino de Acabe era tão grande que ela tentava, a todo custo, converter todo o Israel à sua religião pagã. Ela estava sendo usada por Satanás para destruir o povo de Deus e ter vitória sobre Ele. Foi isso o que ele sempre quis ...
destruir o Deus Todo Poderoso e assumir o seu lugar.A Bíblia nos diz que "Jezabel matava os profetas do Senhor" (1 Reis 18:13), e ao mesmo tempo arregimentava falsos profetas que serviam ao seu deus. Apesar de tanta matança, um dentre eles escapou, pois o Senhor tinha planos para a sua vida. Este profeta se chamava Elias. Enquanto o seu nome significava "meu Deus é o Senhor", o de Jezabel significava "o príncipe Baal". Podemos, então, perceber o porquê do grande conflito que havia entre eles ...
O Deus de Elias era "o Senhor" e o deus de Jezabel era "o príncipe das trevas". Enquanto Elias andava na luz, Jezabel andava e se deleitava na escuridão.Acabe, rei de Israel e esposo de Jezabel, "fez muito mais para irritar o Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele" (1 Reis 16:33). Mas a mão de Deus pesou sobre ele e sobre todo o povo. Elias, profeta do Senhor, disse a ele:
Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra" (1 Reis 17:1).Certamente, Jezabel se irritou com a profecia de Elias e, para salvar a sua vida, o Senhor mandou que ele se retirasse e fosse se esconder junto ao ribeiro de Querite. Ali, ele foi alimentado pelos corvos com pão e carne e bebeu da água do ribeiro.Veja, amada irmã, a fidelidade do Senhor ...
Ele nunca desampara os Seus. Ele nunca nos abandona. O problema é que a nossa fé é menor do que um grão de mostarda. O próprio Jesus nos diz que se tivermos fé "como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá, e há de passar, e nada vos será impossível" (Mateus 17:20). Deus supriu as necessidades de Elias e suprirá as nossas ... é só crermos.A profecia de Elias foi cumprida e durou três anos e meio.
Todo o povo enfrentou seca e fome.Finalmente, para provar ao rei quem estava com a verdade, Elias desafiou-o pedindo para reunir os 850 profetas de Baal para disputar única e exclusivamente com ele. Ninguém o ajudaria, somente o seu Deus Todo Poderoso.Foi decidido entre eles que dois bois seriam oferecidos como sacrifício vivo sem que nenhum fogo fosse aceso. O deus de cada lado enviaria o fogo que seria usado.
Os profetas de Baal, que serviam a seu deus e a Jezabel. passaram toda a manhã, dançando, cantando, pulando, gritando e ... nada! Nada acontecia! A sua resposta era o silêncio. O próprio deus do fogo nada podia fazer para vencer o verdadeiro Deus, criador dos céus e da terra.Chegada a vez de Elias, ele procurou dificultar o que ele tinha que fazer jogando água sobre o sacrifício, encharcando-o.
O Senhor nos diz que devemos fazer tudo com decência e ordem, para não envergonhar o nome do Senhor, então em vez de gritar, pular, dançar e cantar, Elias orou assim ... "Ó Senhor Deus de Abrão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração" (1 Reis 18:36-37).E, como era de se esperar, desceu fogo do céu e consumiu não somente o holocausto mas também a lenha, as pedras, o pó e a água.
E imagino o medo e o desespero destes 850 profetas de Baal que, logo em seguida, foram mortos pelo povo que dizia ... "Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!" (1 Reis 18:39).Quando Jezabel soube do ocorrido, se enfureceu tanto que enviou um mensageiro a Elias jurando matá-lo. Ela tinha ódio em seu coração, pois era uma mulher má!Veja, amada irmã, a diferença entre uma mulher poderosa mas má e uma mulher poderosa mas guiada pelas mãos do Senhor ...1- Enquanto Jezabel (a mulher má) com todo o seu poder jazia no maligno e se submetia ao seu deus Baal ...
Débora (a mulher usada pelo Senhor) era poderosa mas submissa ao Deus Todo Poderoso.2- Enquanto Jezabel servia a Baal e perdeu a sua vida de maneira trágica .... Débora deu graças a Deus pela sua vitória na batalha.A Palavra de Deus nos diz ... "Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa ... Cobiçais, e nada tendes; matais e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis" (Tiago 3:16; 4:2).
Um outro fato chocante e criminoso na vida errada e criminosa de Jezabel aconteceu num certo dia em que ela encontrou o seu marido, o rei Acabe, um tanto triste, acabrunhado e desejando algo que não lhe pertencia ... Nabote, vizinho do rei, possuía uma vinha e não desejava vendê-la, pois era herança dos pais.Jezabel, novamente, planejou o mal contra uma pessoa inocente.
Para satisfazer os desejos egoístas de seu esposo e os seus desejos criminosos, ela escreve uma carta , em nome de Acabe, aos anciãos da cidade orientando-os a levantarem testemunhas contra Nabote dizendo que ele falara contra o rei e amaldiçoara o Senhor. Além de assassina, descobrimos aqui uma outra característica desta mulher má ... ela era mentirosa, levantadora de falso. Mas ... mais uma vez, ela conseguiu seu objetivo ...
Nabote, o dono da vinha, foi morto a pedradas como traidor. Agora, Acabe podia possuir a vinha do seu vizinha. Lembram o que nos diz Êxodo 20:17? Vamos revisar ..."Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
" É, Acabe infringiu o mandamento do Senhor e nós temos que vigiar para não cairmos em tentação desejando aquilo que não nos pertence.Depois de todos estes acontecimentos, novamente, Deus manda Elias falar com Acabe. Ele surge diante do rei e, por causa do mal que ele fez perante o Senhor, ele profetiza que o Senhor tirará dele a sua posteridade, exterminando todos do sexo masculino.
E ainda, para tristeza de Acabe, ele disse como seria a morte de Jezabel ... "Os cães comerão a Jezabel junto ao anti-muro de Jizreel" (1 Reis 21:23).Este foi o triste fim de uma mulher má, ambiciosa, que serviu a Baal e foi esposa do pior rei de Israel.Amada irmã, que o triste fim de Jezabel nos impulsione a falarmos de Cristo aos nossos familiares e amigos que se encontram, assim como ela, no mundo das trevas ...