Vacinam-se crianças de 0 a 4 anos em todas as unidades básicas de saúde, menos as unidades 24 horas. A campanha vai de 16 de junho a 6 de julho
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite 2012 começa com o Dia "D" neste sábado, dia 16 de junho em todo o país e também em Paranaguá. As crianças com menos de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas com a vacina oral contra a paralisia infantil, independente de tê-la recebido anteriormente.
Os pais devem ter o compromisso de levar seus filhos às unidades de saúde munidos das carteirinhas de vacinação. Todas as unidades básicas estarão vacinando, menos às 24 horas.
Além do sábado, dia 16 de junho, a vacinação acontece até o dia 6 julho, de segunda a sexta-feira nos postos de vacinação da cidade.
O secretário municipal de saúde Gianfrank Tambosetti faz um chamamento aos pais para que levem seus filhos para se vacinar contra a paralisia infantil nesta primeira etapa da campanha nacional contra a pólio. "Levem seus filhos para se vacinarem contra a poliomielite e aproveitem para aqueles que ainda não deram todas as vacinas, para que imunizem as crianças contra outras doenças ".
A vacinação contra a pólio, de acordo com o Ministério da Saúde, tem como objetivo manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente.
Ainda segundo o ministério, a poliomielite é uma doença infecto contagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus).
A contaminação se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
Autor: Rafaela Cunha
Nenhum comentário :
Postar um comentário