ANUNCIAR A SANTA E FIEL PALAVRA DE DEUS=======JESUS CRISTO TE AMA
EZEQUIEL - O PROFETA DAS VISÕES
Ezequiel é conhecido como o profeta das visões. Quase um terço de suas mensagens foram recebidas por meio de visões. Embora muitos estudantes da Bíblia tenham lido sobre algumas destas visões, como a da roda dentro de outra roda, ou o vale de ossos secos, a maioria não entende o real significado das mensagens destas visões.
As revelações de Ezequiel, apesar de parecerem muitas vezes estranhas e misteriosas, apresentam muita coerência quando estudadas no contexto dos eventos históricos ocorridos durante a vida de Ezequiel. O fundo histórico deste livro é o mesmo do de Jeremias. Daniel e Jeremias foram dois famosos contemporâneos de Ezequiel. Jeremias exerceu seu ministério profético na terra de Judá, advertindo o povo sobre a destruição de Jerusalém. Daniel ministrou na corte em Babilônia, servindo como estadista e profeta, e Ezequiel ministrou para os judeus exilados no cativeiro.
EZEQUIEL - O HOMEM E SUA MENSAGEM
Ezequiel tinha quando foi capturado e levado para a Babilônia
no ano 597 a.C. Ezequiel estava entre os reféns levados como resultado da segunda rebelião de Judá contra a Babilônia.
Naquela ocasião, 10 mil judeus, consistindo na maioria de artífices,líderes e militares, que ocupavam postos de importância, foram levados cativos para Babilônia. Esta foi a segunda leva de reféns.
OS TEMPOS
O primeiro grupo de reféns, que incluiu Daniel e seus companheiros, passou a viver na corte, em Babilônia. O segundo grupo, maior, foi levado para um acampamento ao Norte da Babilônia, perto do rio Quebar (Ez 1.1). É possível que devido a influência de Daniel, estes reféns tivessem permissão de ficar juntos, recebendo terras para cultivo e certo grau de liberdade civil e religiosa. Isto demonstra claramente o plano minucioso de Deus. Para purificar a nação de Israel de suas práticas idolátricas, foi necessário manter o povo separado dos babilônios. Da mesma maneira Deus manteve o Seu povo separado dos egípcios durante o cativeiro naquela terra.
Infelizmente, existiam falsos profetas entre os judeus, os quais persuadiam o povo a resistir a seus captores babilônios. Estes falsos profetas prediziam uma queda iminente da Babilônia, e, deste modo, os judeus poderiam regressar à sua terra. Por causa desse ensino o povo recusou a “desfazer a bagagem” e fixar residência no novo ambiente da Babilônia. Jeremias e Ezequiel ensinaram o povo a aceitar o cativeiro, em vez de se rebelarem, uma vez que Jerusalém logo seria destruída e os cativos iriam permanecer em Babilônia por muitos e muitos anos. (Veja Jr 29.)
O HOMEM EZEQUIEL
Ezequiel foi ao mesmo tempo sacerdote e profeta. Assim, sua mensagem é repleta de referências ao templo. Ele condena o sacrilégio na casa do Senhor, prediz a destruição do templo e vaticina a sua reconstrução. Sabemos muito pouco a respeito da vida particular deste profeta. Ele era provavelmente membro de uma das famílias mais importantes, pelo fato de ser levado cativo com o segundo grupo de prisioneiros. Sabemos que os anciãos procuravam regularmente seus conselhos (12.1; 14.1); e que ele foi um homem feliz no seu casamento. Sua esposa morreu repentinamente no dia da destruição de Jerusalém. As datas de suas profecias indicam que ele ministrou por um período de quase 22 anos (592-570). As tradições afirmam que seu ministério findou de repente, ao ser morto por um judeu irado, acusado pelo profeta de praticar idolatria.
Nenhum comentário :
Postar um comentário