segunda-feira, 1 de abril de 2013

 

Internacional

13/2/2013 às 12h35 (Atualizado em 13/2/2013 às 13h58)

Padre rebelde defende que fiéis católicos escolham o próximo papa

O austríaco Helmut Schueller levou um pito do papa ano passado por pedir a seus fiéis que desobedecessem alguns ensinamentos religiosos
Reuters
19.05.2012/Thomas Lohnes/dapd/AP Reverendo Helmut Schueller
Um padre dissidente austríaco, que pediu a seus fiéis para desobedecer alguns ensinamentos católicos — provocando uma repreensão do papa Bento 16 no ano passado —, pediu aos líderes da igreja para abandonar seu sigilo e perguntar aos fiéis quem deveria liderá-los.


O reverendo Helmut Schueller, chefe de um grupo de sacerdotes que desafia abertamente as posições da igreja sobre temas tabu como o celibato sacerdotal e a ordenação de mulheres, disse que a escolha de um sucessor de Bento era uma oportunidade para abraçar o debate público.


Schueller afirma que seu grupo representa 10% do clero da Áustria e possui amplo apoio público à sua promessa de quebrar as regras da igreja, dando comunhão aos protestantes e católicos divorciados que se casam novamente.


"Se as coisas estivessem indo bem, os padres do conclave estariam, no mínimo, indo às bases da igreja e convocando reuniões para realmente ouvir o que os fiéis esperam", disse ele à Reuters em uma entrevista por telefone nesta quarta-feira.


— Eu acho inapropriado este método todo que os cardeais se retiram em seu próprio círculo e algo vaza aqui e ali sobre quem poderia estar sob consideração.
O grupo de Schueller está ganhando cada vez mais atenção no exterior. fonte internet.

Nenhum comentário :