ANIZIO ANDRADE
Somos capazes de criar alguma coisa apenas pela força das palavras? A confissão positiva garante êxito e prosperidade? Algumas pessoas ensinam que basta falar com fé para que algo, bom ou mau, aconteça. Existe um fundamento bíblico para isso ou é apenas uma espécie de superstição?
As palavras boas são saudáveis e podem contribuir para o bem, mas não podemos superestimar seus efeitos. Seria como plantar uma semente de laranja e esperar que nasçam melancias.
Em geral, as palavras têm vários tipos de poder. Se não fosse assim, elas seriam inúteis, mas isto não significa que sejam mágicas. O empregado não terá aumento salarial apenas por declarar isso com fé. Fará melhor se orar nesse sentido e conversar com seu patrão.
É grande o poder da comunicação. As palavras conduzem idéias que podem mudar o mundo. Trata-se de algo muito poderoso, mesmo que não envolva, necessariamente, alguma força mística. As palavras expressam o pensamento e induzem à ação.
Podem ser armas destrutivas ou ferramentas para a edificação devido à sua influência psicológica, moral e social. O que é dito ofende, motiva, desanima, agrada e engana; cria vínculos e causa guerras; muda o comportamento e influencia o caráter. Um "sim" ou um "não" mudam o rumo da história, geram a vida e provocam a morte (Pv.18.21).
A palavra certa é desejável, mas nem sempre suficiente (IJo.3.18). Importam, muito mais, os fatos advindos da decisão declarada, com coerência e acerto (Mt.21.28-30). Afinal de contas, promessas não cumpridas podem produzir decepções (ou alívios).
“Assim falai e assim procedei” (Tg.2.12). As palavras acompanhadas de ação são as mais poderosas e eficazes. A preguiça inutiliza muitas declarações de fé. Se uma palavra tem poder ou não, depende, muitas vezes, de ser verdadeira ou falsa. A verdade tem poder.
A mentira, em princípio, não tem, a não ser que alguém acredite nela. A fé pode atribuir algum poder a uma palavra, mesmo no âmbito natural. Por exemplo: se alguém, dentro de um prédio, gritar: - Fogo! Fogo! Fogo! - muitos sairão correndo. Então, aquela palavra tem o poder de movimentar as pessoas.
Pode até ser uma mentira, mas alguém acreditou e agiu
A palavra de Deus também opera através da fé, mas não apenas por meio dela. Quando Deus disser algo e a ação humana for necessária, a fé também será (Rm.10.17; Heb.4.2).
A palavra do Diabo também pode provocar alguma coisa, desde que alguém creia. Foi o que aconteceu com Eva, no dia da tentação. Colocou fé na afirmação do Diabo e agiu de acordo com ela (Gn.3). Então, aquela palavra mentirosa teve poder destrutivo, com base no engano e na persuasão.
A poder da palavra de Deus vai além de tudo isso, porque, em muitos casos, não depende do homem. O melhor exemplo está em Gênesis 1. Deus falou e tudo surgiu.
Entretanto, a palavra de Deus não funciona de modo independente dele. A citação bíblica nem sempre leva aos resultados esperados, porque a bíblia não é receita culinária nem manual técnico, mas um histórico e regulamento das relações de Deus com o homem em diversas épocas e situações.
Antes de esperar determinado efeito de um trecho das Escrituras, precisamos saber a quem foi dirigida aquela frase específica, seja ordem, proibição ou promessa (João 10.35). Se ela nos diz respeito, terá poder e ação em nossas vidas, caso contrário, não. Tomar uma palavra dita a um personagem bíblico qualquer e querer que ela funcione para mim, pode ser semelhante à utilização de uma receita médica prescrita para outra pessoa.
Todavia, grande parte das Escrituras se aplica à igreja em todos os tempos, sendo, portanto, aplicável de modo direto em nossas vidas. Quanto ao restante, haveremos de tirar proveito apenas dos princípios morais e espirituais ali contidos, sem que isso implique na ocorrência de algum milagre.
O poder de uma palavra pode variar também de acordo com a pessoa que está falando. Uma palavra do presidente da república pode derrubar as bolsas de valores. Por outro lado, alguém pode passar a vida inteira gritando a mesma palavra na praça pública sem produzir coisa alguma por se tratar de uma pessoa desconhecida e sem influência.
Em se tratando de questões sobrenaturais, as palavras só terão efeito se forem atendidas por alguém no mundo espiritual. Nessa categoria, podemos citar as orações, as bênçãos e as maldições.
Se o crente fala a palavra de Deus, de acordo com a vontade de Deus, terá o poder de Deus em ação. Se declararmos o que a bíblia afirma, dentro do contexto apropriado, podemos fazê-lo com segurança e fé. Na porta do templo, Pedro mandou que o aleijado se levantasse. Ele começou a andar imediatamente. É o exemplo de um cristão falando uma palavra poderosa. Entretanto, se qualquer crente sair mandando os aleijados se levantarem, isto vai funcionar? Nem sempre.
Depende do dom que Deus deu a cada um. Alguns têm o dom de curar, outros não (ICo.12.9,30).
Até mesmo o poder do nome de Jesus não está nas letras ou no som, mesmo que seja falado em hebraico ou grego, como querem alguns. O mais importante é a existência de um relacionamento com ele, de tal forma que a citação do seu nome seja algo legítimo, autorizado e eficaz.
Deus mandou que Ezequiel profetizasse vida sobre os ossos secos e eles ressuscitaram. Se Deus não mandasse, a palavra de Ezequiel não teria efeito algum. A bíblia apresenta alguns episódios em que o homem falou e algo aconteceu, embora o texto não mencione uma ordem direta de Deus. Contudo, em todos os casos, os protagonistas eram pessoas que tinham um relacionamento íntimo com o Senhor, geralmente profetas. Não podemos garantir que não tenham recebido uma orientação celestial, nem podemos fazer de tais exemplos uma regra ou doutrina para nós.
Quando Jesus falou em ordenar que o monte se lance ao mar (Mc.11.23), ele queria que alguém fizesse isso mesmo? É claro que não. Trata-se apenas de um exemplo, uma ilustração para o ensinamento seguinte sobre a oração (Mc.11.24). Se quisermos tomar as palavras de Cristo literalmente, em qualquer situação, deveremos, não apenas remover as montanhas, como também arrancar o olho direito (Mt.5.29), comer a carne de Jesus (Jo.6.54), e esperar que ele reconstrua o templo judaico em 3 dias (Jo.2.19).
Algumas pessoas acham que uma palavra negativa tem o poder de destruir uma vida. Pode até acontecer, mas vai depender de muitos fatores. O indivíduo precisa ouvir, aceitar, acreditar e viver de acordo com o que foi dito. Se eu amaldiçoar um servo de Deus, alguém que seja fiel ao Senhor, minha palavra não terá efeito algum porque “a maldição sem causa não se cumpre” (Pv.26.2). Da mesma forma, se eu abençoar alguém que não quer a bênção, de nada adiantará. “Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha! Como não desejou a bênção, que ela se afaste dele” (Salmo 109.17).
Enfim, o poder das palavras humanas existe, mas está condicionado a muitos fatores. Todavia, “a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Heb.4.12).
“A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. Ele faz o Líbano saltar como um bezerro; e Siriom, como um filhote de boi selvagem. A voz do Senhor lança labaredas de fogo. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória!” (Salmo 29.4-9).
segunda-feira, 25 de maio de 2009
domingo, 24 de maio de 2009
A BÍBLIA E A DEMOCRACIA NA IGREJA
O sistema democrático não é e nunca foi uma instituição de origem divina. A idéia de que os próprios homens sabem o que é melhor para si é uma filosofia "mundana" (inventada neste mundo, neste planeta e não se baseia na orientação de Deus). De fato, nada impede que façamos uso deste sistema em várias situações, mas, nos submetermos cegamente a ele, ou justificarmos decisões religiosas baseando-nos nele é um grande equívoco sob vários aspectos.
Para entender melhor essa questão analise a escolha de Saul e de Davi, relatado no velho testamento: Saul foi uma escolha mais ou menos democrática, o povo o escolheu pela beleza e altura e Deus apenas acolheu a vontade popular, (I Sam. 8 a 10).
No entanto, após os "desvios" de Saul, Deus escolheu a Davi de forma não democrática (I Sam. 16. 1-13). Deus fez a escolha analisando a intenção do coração, a coragem e a humildade de Davi. Note que enquanto Saul era o que mais sobressaía, principalmente em aparência, Davi era o que menos sobressaía a tal ponto do próprio pai, Jessé, esquecer de apresentá-lo ao profeta Samuel na ocasião da unção. Jesus Cristo também não fez uso de votações secretas na hora de escolher os 12 discípulos.
Ele os escolheu analisando o coração de cada um e não suas boas aparências ou popularidades pessoais.
É bom lembrarmos, também, que foi o voto popular que condenou Jesus Cristo e absolveu Barrabás... Naquele episódio, tudo o que Pilatos fez foi colocar a questão dos Judeus em votação. O povo é que decidiu a quem condenar e a quem absolver.
Não é de hoje que, em certas ocasiões, o povo troca a verdade de Deus por utopias revolucionárias defendidas por pessoas vaidosas e sedentas de Poder. A aparência caridosa, com que envolvem suas falas, é a principal arma que utilizam para iludir as pessoas e obterem o apoio popular necessário em regimes democráticos.
Portanto, é um equívoco nos fixarmos em filosofias democráticas na hora de escolher as lideranças da igreja (incluindo professores e pretendentes a pastores). Observe que os primeiros a levantar a mão, a si disporem como candidatos a isso ou àquilo não são os melhores. A maioria das pessoas, que se apressa em dizer sim, não consegue cumprir a tarefa prometida (ver Mt. 21: 28-31). Por outro lado, as pessoas que não tem pressa em se apresentar, as que aguardam serem chamadas são as mais humildes de coração.
Estas são, na verdade, as mais capacitadas "vocacionalmente" tal como Davi. (Os últimos a se apresentar são, em geral, os primeiros em capacitação pessoal).
Na hora de escolher lideranças, principalmente nas Igrejas, temos que avaliar todas as pessoas e convidar os mais humildes de coração, os mais corajosos e engajados com a verdade para assumirem posições de destaque nas igrejas e na sociedade em geral. Atualmente, tanto a Igreja quanto a Sociedade estão cheias de problemas.
Se colocarmos pessoas certas nos lugares certos, elas saberão encontrar as verdadeiras soluções.
Para entender melhor essa questão analise a escolha de Saul e de Davi, relatado no velho testamento: Saul foi uma escolha mais ou menos democrática, o povo o escolheu pela beleza e altura e Deus apenas acolheu a vontade popular, (I Sam. 8 a 10).
No entanto, após os "desvios" de Saul, Deus escolheu a Davi de forma não democrática (I Sam. 16. 1-13). Deus fez a escolha analisando a intenção do coração, a coragem e a humildade de Davi. Note que enquanto Saul era o que mais sobressaía, principalmente em aparência, Davi era o que menos sobressaía a tal ponto do próprio pai, Jessé, esquecer de apresentá-lo ao profeta Samuel na ocasião da unção. Jesus Cristo também não fez uso de votações secretas na hora de escolher os 12 discípulos.
Ele os escolheu analisando o coração de cada um e não suas boas aparências ou popularidades pessoais.
É bom lembrarmos, também, que foi o voto popular que condenou Jesus Cristo e absolveu Barrabás... Naquele episódio, tudo o que Pilatos fez foi colocar a questão dos Judeus em votação. O povo é que decidiu a quem condenar e a quem absolver.
Não é de hoje que, em certas ocasiões, o povo troca a verdade de Deus por utopias revolucionárias defendidas por pessoas vaidosas e sedentas de Poder. A aparência caridosa, com que envolvem suas falas, é a principal arma que utilizam para iludir as pessoas e obterem o apoio popular necessário em regimes democráticos.
Portanto, é um equívoco nos fixarmos em filosofias democráticas na hora de escolher as lideranças da igreja (incluindo professores e pretendentes a pastores). Observe que os primeiros a levantar a mão, a si disporem como candidatos a isso ou àquilo não são os melhores. A maioria das pessoas, que se apressa em dizer sim, não consegue cumprir a tarefa prometida (ver Mt. 21: 28-31). Por outro lado, as pessoas que não tem pressa em se apresentar, as que aguardam serem chamadas são as mais humildes de coração.
Estas são, na verdade, as mais capacitadas "vocacionalmente" tal como Davi. (Os últimos a se apresentar são, em geral, os primeiros em capacitação pessoal).
Na hora de escolher lideranças, principalmente nas Igrejas, temos que avaliar todas as pessoas e convidar os mais humildes de coração, os mais corajosos e engajados com a verdade para assumirem posições de destaque nas igrejas e na sociedade em geral. Atualmente, tanto a Igreja quanto a Sociedade estão cheias de problemas.
Se colocarmos pessoas certas nos lugares certos, elas saberão encontrar as verdadeiras soluções.
sábado, 23 de maio de 2009
AMOR, AMOR, AAMMOORRÔÔÔÔ
Eu poderia falar as línguas dos homens, e até a dos anjos, mas se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o metal que soa ou como o som do sino.
Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos, e ter toda a fé necessária para tirar as montanhas dos seus lugares; mas se não tivesse amor, eu não seria nada.
Poderia dar tudo o que tenho, e até entregar o meu corpo para ser queimado; mas se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita.
O amor não se alegra com o mal dos outros, e sim com a verdade, O amor nunca desanima, mas suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno.
------------------------------------------------------ Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Porém o maior destes é o amor.
Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos, e ter toda a fé necessária para tirar as montanhas dos seus lugares; mas se não tivesse amor, eu não seria nada.
Poderia dar tudo o que tenho, e até entregar o meu corpo para ser queimado; mas se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Não é grosseiro, nem egoísta. Não se irrita.
O amor não se alegra com o mal dos outros, e sim com a verdade, O amor nunca desanima, mas suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno.
------------------------------------------------------ Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor. Porém o maior destes é o amor.
DEUS SEMPRE OFERECE UMA NOVA CHANCE
Havia um homem muito rico, possuía muitos bens, uma grande fazenda, muito gado e vários empregados a seu serviço.
Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrario do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.
Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".
Mais tarde chamou o filho, o levou ate o celeiro e disse:
" - Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que e meu, e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos.
"É por isso que eu construí esta forca, sim, ela é para você, e quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela. "O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer. O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:
* - Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais. Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos se dirigiu até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
* - Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos esta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse:
* - Ah , se eu tivesse uma nova chance...
Então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caiam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
* Essa é a sua nova chance, eu te Amo muito.Seu pai.
* Eu estou buscando uma nova chance . Estou pedindo a Deus que me revele o verdadeiro caminho que me leve a nova chnche. Porque este se tornou um "vale de ossos secos" (Ez 37:1,9) e clamo sempre ao Espírito do Senhor para que venha dos quatro ventos Seu sopro e confie em mim, pois a benção já é minha e onde só havia morte já há sinais de Vida , Vitória e Alegria em Nome de JESUS .
* Essa é a sua nova chance também , pois o Senhor te Ama muito , muito , muito.
Tinha ele um único filho, um único herdeiro, que, ao contrario do pai, não gostava de trabalho nem de compromissos. O que ele mais gostava era de festas, estar com seus amigos e de ser bajulado por eles.
Seu pai sempre o advertia que seus amigos só estavam ao seu lado enquanto ele tivesse o que lhes oferecer, depois o abandonariam. Os insistentes conselhos do pai lhe retiniam os ouvidos e logo se ausentava sem dar o mínimo de atenção.
Um dia o velho pai, já avançado na idade, disse aos seus empregados para construírem um pequeno celeiro e dentro do celeiro ele mesmo fez uma forca, e junto a ela, uma placa com os dizeres: "Para você nunca mais desprezar as palavras de seu pai".
Mais tarde chamou o filho, o levou ate o celeiro e disse:
" - Meu filho, eu já estou velho e quando eu partir, você tomará conta de tudo o que e meu, e sei qual será o seu futuro. Você vai deixar a fazenda nas mãos dos empregados e irá gastar todo dinheiro com seus amigos, irá vender os animais e os bens para se sustentar, e quando não tiver mais dinheiro, seus amigos vão se afastar de você. E quando você não tiver mais nada, vai se arrepender amargamente de não ter me dado ouvidos.
"É por isso que eu construí esta forca, sim, ela é para você, e quero que você me prometa que se acontecer o que eu disse, você se enforcará nela. "O jovem riu, achou absurdo, mas, para não contrariar o pai, prometeu e pensou que jamais isso pudesse ocorrer. O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou conta de tudo, mas assim como se havia previsto, o jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Desesperado e aflito, começou a refletir sobre a sua vida e viu que havia sido um tolo, lembrou-se do pai e começou a chorar e dizer:
* - Ah, meu pai, se eu tivesse ouvido os teus conselhos, mas agora é tarde, é tarde demais. Pesaroso, o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a única coisa que lhe restava. A passos lentos se dirigiu até lá e, entrando, viu a forca e a placa empoeirada e disse:
* - Eu nunca segui as palavras do meu pai, não pude alegrá-lo quando estava vivo, mas pelo menos esta vez vou fazer a vontade dele, vou cumprir minha promessa, não me resta mais nada.
Então subiu nos degraus e colocou a corda no pescoço, e disse:
* - Ah , se eu tivesse uma nova chance...
Então pulou, sentiu por um instante a corda apertar sua garganta, mas o braço da forca era oco e quebrou-se facilmente, o rapaz caiu no chão, e sobre ele caiam jóias, esmeraldas, pérolas, diamantes; a forca estava cheia de pedras preciosas, e um bilhete que dizia:
* Essa é a sua nova chance, eu te Amo muito.Seu pai.
* Eu estou buscando uma nova chance . Estou pedindo a Deus que me revele o verdadeiro caminho que me leve a nova chnche. Porque este se tornou um "vale de ossos secos" (Ez 37:1,9) e clamo sempre ao Espírito do Senhor para que venha dos quatro ventos Seu sopro e confie em mim, pois a benção já é minha e onde só havia morte já há sinais de Vida , Vitória e Alegria em Nome de JESUS .
* Essa é a sua nova chance também , pois o Senhor te Ama muito , muito , muito.
terça-feira, 19 de maio de 2009
CUIDADO COM O BEIJO DE JUDAS
Na escuridão da noite, ele subiu ao monte até chegar ao jardim onde Jesus havia ido orar. Guiando uma multidão armada (Lucas 22:47-48), Judas se aproximou do Senhor e o beijou. Sem dúvida, em muitas outras ocasiões, Judas havia beijado o seu Mestre; era a maneira típica de cumprimentar o seu professor ou rabino.
Este beijo era diferente. A multidão que seguia Judas pretendia prender Jesus e o beijo de Judas o identificou para eles. Judas havia conspirado com os líderes judeus para entregar Jesus em suas mãos e, sabendo que o jardim de Getsêmani era o lugar favorito de Jesus, ele escolheu trair Jesus, entregando-o aos inimigos, nesse lugar.
A falcidade de Judas não era desconhecida para Jesus. Ele havia mandado Judas sair da última ceia com a instrução de não demorar (João 13:37). Mas até Jesus ficou maravilhado com a ousadia de um discípulo que traiu o seu mestre com um sinal de afeição.
Aparentemente, Judas não beijou Jesus apenas perfuntoriamente. A palavra grega traduzida “beijo” indica que Judas o beijou calorosamente...como se ele fosse o discípulo dedicado, talvez planejado com a intenção de avisar Jesus a respeito do grupo que o seguia. Se fosse a sua intenção, Jesus não foi enganado, pois ele perguntou sobre o meio da traição!
Cuidado com o beijo de Judas. É um carinho fingido que esconde os motivos verdadeiros da pessoa que o oferece. Judas pode ter dado a aparência de carinho para um observador comum, mas a verdade é que Satanás havia entrado em seu coração e nas suas trevas ele havia vendido o seu Mestre por trinta moedinhas de prata.
Há pessoas hoje que usam o beijo de Judas para ganhar vantagem ou porque não têm a coragem de mostrar os seus verdadeiros sentimentos. Em algumas culturas, não se usa mais o beijo, como é comum no Oriente Médio. Nestes lugares, o aperto de mão, sorriso caloroso e cumprimento amigável que usam, contudo, nem sempre refletem os verdadeiros sentimentos da pessoa que os oferece.
Pedro escreveu: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1 Pedro 1:22).
O fato que Pedro menciona “amor não fingido” dos irmãos sugere a possibilidade de amor insincero ou fingido entre irmãos. Devemos ser cautelosos para não usarmos a “afeição” que temos um pelo outro como uma máscara pela malícia ou ódio que na realidade sentimos.
A malícia e o ódio são errados, mas cobrir-los com sentimentos fingidos não é uma solução!
Melhor que o meu amigo me fira me contando a verdade a respeito de mim mesmo para que eu possa mudar do que o meu inimigo me beije, desejando o meu fracasso o tempo inteiro (Provérbios 27:6). João disse que o nosso amor deve ser em verdade e ação, não apenas em palavra (1 João 3:18)!
Este beijo era diferente. A multidão que seguia Judas pretendia prender Jesus e o beijo de Judas o identificou para eles. Judas havia conspirado com os líderes judeus para entregar Jesus em suas mãos e, sabendo que o jardim de Getsêmani era o lugar favorito de Jesus, ele escolheu trair Jesus, entregando-o aos inimigos, nesse lugar.
A falcidade de Judas não era desconhecida para Jesus. Ele havia mandado Judas sair da última ceia com a instrução de não demorar (João 13:37). Mas até Jesus ficou maravilhado com a ousadia de um discípulo que traiu o seu mestre com um sinal de afeição.
Aparentemente, Judas não beijou Jesus apenas perfuntoriamente. A palavra grega traduzida “beijo” indica que Judas o beijou calorosamente...como se ele fosse o discípulo dedicado, talvez planejado com a intenção de avisar Jesus a respeito do grupo que o seguia. Se fosse a sua intenção, Jesus não foi enganado, pois ele perguntou sobre o meio da traição!
Cuidado com o beijo de Judas. É um carinho fingido que esconde os motivos verdadeiros da pessoa que o oferece. Judas pode ter dado a aparência de carinho para um observador comum, mas a verdade é que Satanás havia entrado em seu coração e nas suas trevas ele havia vendido o seu Mestre por trinta moedinhas de prata.
Há pessoas hoje que usam o beijo de Judas para ganhar vantagem ou porque não têm a coragem de mostrar os seus verdadeiros sentimentos. Em algumas culturas, não se usa mais o beijo, como é comum no Oriente Médio. Nestes lugares, o aperto de mão, sorriso caloroso e cumprimento amigável que usam, contudo, nem sempre refletem os verdadeiros sentimentos da pessoa que os oferece.
Pedro escreveu: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1 Pedro 1:22).
O fato que Pedro menciona “amor não fingido” dos irmãos sugere a possibilidade de amor insincero ou fingido entre irmãos. Devemos ser cautelosos para não usarmos a “afeição” que temos um pelo outro como uma máscara pela malícia ou ódio que na realidade sentimos.
A malícia e o ódio são errados, mas cobrir-los com sentimentos fingidos não é uma solução!
Melhor que o meu amigo me fira me contando a verdade a respeito de mim mesmo para que eu possa mudar do que o meu inimigo me beije, desejando o meu fracasso o tempo inteiro (Provérbios 27:6). João disse que o nosso amor deve ser em verdade e ação, não apenas em palavra (1 João 3:18)!
domingo, 17 de maio de 2009
COMO VENCER OS DESAFIOS
Quer vencer os desafios?- confie em Deus. Quer ser bom no que faz?- Pratique! Quer alcançar o objetivo?- Jamais desista! Quer crescer?-
Tenha raízes. Quer ver resultados? Persevere. Quer ser feliz?- Esqueça o passado. Quer falar bem?- Escute melhor. Quer aprender?-
Persista em ler. Quer realização pessoal?- Sirva! Quer fazer diferença?- Pague o preço. Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados.
Tenha raízes. Quer ver resultados? Persevere. Quer ser feliz?- Esqueça o passado. Quer falar bem?- Escute melhor. Quer aprender?-
Persista em ler. Quer realização pessoal?- Sirva! Quer fazer diferença?- Pague o preço. Aqueles que nada fazem e esperam algum tipo de vitória estão enganados.
sábado, 16 de maio de 2009
O AMOR VENCE
"Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda ciência , ainda que eu tenha tamanha fé , a ponto de transportar montes , se não tivesse amor , nada serei .
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado , se não tiver amor , nada disso me aproveitará ." 1 Corintios 13: 2 e 3
Esses versículos impactaram a minha vida, quando prestei a atenção no que Deus queria dizer . Lembrei de homens e mulheres da Bíblia que se não tivessem AMOR, nada aproveitariam , nada adiantaria ...
Imaginei uma pessoa desamparada, jogada na rua, sem o que comer e sem o que beber neste calor ,passa outra pessoa e dá algo para essa pessoa necessitada. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em um amigo que tem muletas , que vem aos cultos e reuniões em ministérios que faz parte ,e que carrega todo o corpo na força de seus braços. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em Líderes que dedicam a sua vida , seu tempo , se esforçam para fazer o melhor. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em jovens que namoram , que se guardam até o casamento , esmurando a carne todos os dias. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei nas pessoas que sairam de espectadores , para ser voluntários na obra de Deus , para que a obra seja feita. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei nas pessoas que Deus deu dom e talentos e não deixaram atrofiar por falta de uso, perceberam que o Espírito Santo os usam e conta com eles. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em você visitante que entregou a sua vida para JESUS, descobrindo que o AMOR EXISTE, e que o AMOR é VIVO, passando de leitor para escritor da sua vida com Cristo. PENSEI O AMOR VENCE!
Logo pensei no maior AMOR demonstrado por Deus .
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu FILHO unigênito , para que todo aquele que nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna ." João 3:16
O AMOR VENCE , VENCEU E VENCERÁ!
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado , se não tiver amor , nada disso me aproveitará ." 1 Corintios 13: 2 e 3
Esses versículos impactaram a minha vida, quando prestei a atenção no que Deus queria dizer . Lembrei de homens e mulheres da Bíblia que se não tivessem AMOR, nada aproveitariam , nada adiantaria ...
Imaginei uma pessoa desamparada, jogada na rua, sem o que comer e sem o que beber neste calor ,passa outra pessoa e dá algo para essa pessoa necessitada. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em um amigo que tem muletas , que vem aos cultos e reuniões em ministérios que faz parte ,e que carrega todo o corpo na força de seus braços. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em Líderes que dedicam a sua vida , seu tempo , se esforçam para fazer o melhor. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em jovens que namoram , que se guardam até o casamento , esmurando a carne todos os dias. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei nas pessoas que sairam de espectadores , para ser voluntários na obra de Deus , para que a obra seja feita. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei nas pessoas que Deus deu dom e talentos e não deixaram atrofiar por falta de uso, perceberam que o Espírito Santo os usam e conta com eles. PENSEI O AMOR VENCE!
Pensei em você visitante que entregou a sua vida para JESUS, descobrindo que o AMOR EXISTE, e que o AMOR é VIVO, passando de leitor para escritor da sua vida com Cristo. PENSEI O AMOR VENCE!
Logo pensei no maior AMOR demonstrado por Deus .
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu FILHO unigênito , para que todo aquele que nele crê não pereça , mas tenha a vida eterna ." João 3:16
O AMOR VENCE , VENCEU E VENCERÁ!
sexta-feira, 15 de maio de 2009
CONFIAR EM DEUS É O MELHOR REMÉDIO
O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de Deus e à confiança que nEle deve ter o homem, diz: “Os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como de águia, correrão e não fatigarão, andarão e não desfalecerão.”
Isaías 40.31, É muito singular que o Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta.
Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol. Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema.
Para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.Na morte, as águias também dão excelente lição de confiança. Como todos os seres vivos, elas também morrem um dia. Contudo, alguma vez você já se deparou com o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um cachorro, de um pombo.
Quem sabe até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia. Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo.
Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são extraordinárias.Quando, por ventura, você se deparar com um momento difícil, em que as crises aparecem gerando outras crises, não admita que o desânimo se aposse das suas energias. Eleve-se acima da tempestade, através da oração.
Pense que Deus é o autor e o sustentador de todo o bem. Pequenos dissabores que estejam atingindo você são convites a reexame dos empecilhos que enchem a estrada da sua vida. Discórdia é problema que está pedindo ação pacificadora.
Desarmonias domésticas são exigência de mais serviço aos familiares. Doença é processo de recuperação da verdadeira saúde. Até mesmo a presença da morte não significa outra coisa senão renovação, e mais vida. Pense nisso: Sempre que as aflições visitem seu lar em forma de enfermidade ou tristeza, humilhação ou desastre, não se entregue ao desalento.
Recorde que, se você procura pelo socorro de Deus, o socorro de Deus também está procurando alcançar você! Se a tranqüilidade parece demorar um pouco, persevere na esperança, lembrando que o amparo de Deus está oculto ou vem vindo.
Isaías 40.31, É muito singular que o Profeta compare os que confiam no Senhor às águias. É que elas têm uma forma toda especial de enfrentar as tempestades. Quando se aproxima uma tempestade as águias abrem suas asas, capazes de voar a uma velocidade de até noventa quilômetros por hora, e enfrentam a tormenta.
Elas sabem que acima das nuvens escuras e das descargas elétricas, brilha o sol. Nessa luta terrível elas podem perder penas, podem se ferir, mas não temem e seguem em frente. Depois, enquanto todo mundo fica às escuras embaixo, elas voam vitoriosas e em paz, lá em cima. Confiança que traduz certeza é o seu lema.
Para além da tormenta, brilha o sol, e o sol elas buscam.Na morte, as águias também dão excelente lição de confiança. Como todos os seres vivos, elas também morrem um dia. Contudo, alguma vez você já se deparou com o cadáver de uma águia? É possível que já tenha visto o de uma galinha, de um cachorro, de um pombo.
Quem sabe até de um bicho do mato nessas extensas estradas de reserva ecológica. Mas, com certeza nunca encontrou um cadáver de águia. Sabe por quê? Porque quando elas sentem que chegou a hora de partir, não se lamentam nem ficam com medo.
Localizam o pico de uma montanha inatingível, usam as últimas forças de seu corpo cansado e voam naquela direção. E lá esperam, resignadamente, o momento final. Até para morrer, as águias são extraordinárias.Quando, por ventura, você se deparar com um momento difícil, em que as crises aparecem gerando outras crises, não admita que o desânimo se aposse das suas energias. Eleve-se acima da tempestade, através da oração.
Pense que Deus é o autor e o sustentador de todo o bem. Pequenos dissabores que estejam atingindo você são convites a reexame dos empecilhos que enchem a estrada da sua vida. Discórdia é problema que está pedindo ação pacificadora.
Desarmonias domésticas são exigência de mais serviço aos familiares. Doença é processo de recuperação da verdadeira saúde. Até mesmo a presença da morte não significa outra coisa senão renovação, e mais vida. Pense nisso: Sempre que as aflições visitem seu lar em forma de enfermidade ou tristeza, humilhação ou desastre, não se entregue ao desalento.
Recorde que, se você procura pelo socorro de Deus, o socorro de Deus também está procurando alcançar você! Se a tranqüilidade parece demorar um pouco, persevere na esperança, lembrando que o amparo de Deus está oculto ou vem vindo.
AÇUDE DE LUCRECIA COMEÇOU A SANGRAR NESTA MADRUGADA DE SEXTA-FEIRA
Após o registro de uma forte chuva que atingiu vários municipios da Tromba do Elefante, um dos maiores reservatórios do Rio Grande do Norte iniciou sua sangria na madrugada desta sexta-feira.
Com 27 milhões de metros cúbicos acumulados, o açude de Lucrécia iniciou sua sangria por volta das 3h00.
Com a sangria do reservatório, começa a festa da população das cidades próximas a Lucrécia, e amplia o desespero da população ribeirinha das cidades situadas ao longo do leito do rio Apodi/Mossoró.
As águas que partem da cidade de Lucrécia, seguem para Mossoró, fato que deve ampliar o alagamento das áreas situadas nas áreas de risco. ( Giro pelo estado )
Com 27 milhões de metros cúbicos acumulados, o açude de Lucrécia iniciou sua sangria por volta das 3h00.
Com a sangria do reservatório, começa a festa da população das cidades próximas a Lucrécia, e amplia o desespero da população ribeirinha das cidades situadas ao longo do leito do rio Apodi/Mossoró.
As águas que partem da cidade de Lucrécia, seguem para Mossoró, fato que deve ampliar o alagamento das áreas situadas nas áreas de risco. ( Giro pelo estado )
domingo, 10 de maio de 2009
MÃE RECEBA O MEU CARINHO
Aquí estou, para te dar meu carinho
Sentir teu perfume embalando meus sonhos
Teus abraços de amor a me proteger
Teu sorriso, tuas mãos, tua pele, teus olhos
Tudo que me faz crescer
Agradeço a vida Consentida,
refletida No espelho da alma Amiga
e companheira Agradeço o amor
Tão suave em teu peito
Tão puro e sem medo
Tão mágico e pleno Da luz de Jesus Das bênçãos de Deus!
Te amo!
Sentir teu perfume embalando meus sonhos
Teus abraços de amor a me proteger
Teu sorriso, tuas mãos, tua pele, teus olhos
Tudo que me faz crescer
Agradeço a vida Consentida,
refletida No espelho da alma Amiga
e companheira Agradeço o amor
Tão suave em teu peito
Tão puro e sem medo
Tão mágico e pleno Da luz de Jesus Das bênçãos de Deus!
Te amo!
sábado, 9 de maio de 2009
A GRANDE DIMENSÃO DO AMOR
Alguns anos atrás li uma história que ficou gravada indelevelmente em minha mente.
Uma senhora que vivia tentando por muitos anos ter um filho, viu seu sonho realizado.
Recebeu dos braços da enfermeira um lindo bebê.Porém, qual não foi a sua surpresa quando notou que a criança havia nascido sem orelhas.Preocupada, perguntou ao médico se o menino tinha perfeita audição.
Um exame foi realizado e ficou constatado que o aparelho auditivo era normal.A mãe, conformada, levou o filho para casa. Seu amor não diminuiu pela criança, mas à medida que esta crescia observava o tratamento que outras crianças lhe davam.Com freqüência seu filho voltava para casa chorando! Isso era como uma punhalada a ferir e magoar o coração daquela mãe.
Consultou o médico, novamente perguntando se algo poderia ser feito pelo filho. O doutor revelou que se encontrassem alguém que doasse um par de orelhas, poderiam tentar um implante quando o rapaz chegasse aos 21 anos.
Os anos se passaram e um dia os pais revelaram a alvissareira notícia de que tinham encontrado alguém para doar as orelhas.
A operação foi realizada com grande êxito. Qual não era a satisfação e a alegria daquela mãe ao contemplar o jovem, olhando-se no espelho e dizendo:- Veja, mãe, sou agora como todos os outros rapazes.
Voltava-se então, para sua mãe e lhe perguntava:- Mamãe, quem foi que me doou este par de orelhas?- Ah! Meu filho, agora não podemos revelar-lhe, mas um dia irá saber.
Passaram-se os anos e o jovem casou-se e teve filhos, todos normais.Certa feita, ocorreu uma das grandes tristezas deste mundo: havia perdido sua mãe.
Na sala funerária, pai e filho, olham pela última vez o corpo inerte, gélido, daquela senhora tão bondosa. Depois que todos saíram, o pai diz ao filho:- Meu filho, venha comigo despedir-nos de sua mãe.
Ambos se aproximaram do esquife e ali pela última vez o filho contemplou sua querida mãe.De repente, para surpresa daquele filho, o pai puxa de lado os longos cabelos negros de sua esposa e o filho observa, pela primeira vez que sua mãe não tinha mais orelhas.Esta é a grande dimensão do Amor! Oferta! Sacrifício!
Uma senhora que vivia tentando por muitos anos ter um filho, viu seu sonho realizado.
Recebeu dos braços da enfermeira um lindo bebê.Porém, qual não foi a sua surpresa quando notou que a criança havia nascido sem orelhas.Preocupada, perguntou ao médico se o menino tinha perfeita audição.
Um exame foi realizado e ficou constatado que o aparelho auditivo era normal.A mãe, conformada, levou o filho para casa. Seu amor não diminuiu pela criança, mas à medida que esta crescia observava o tratamento que outras crianças lhe davam.Com freqüência seu filho voltava para casa chorando! Isso era como uma punhalada a ferir e magoar o coração daquela mãe.
Consultou o médico, novamente perguntando se algo poderia ser feito pelo filho. O doutor revelou que se encontrassem alguém que doasse um par de orelhas, poderiam tentar um implante quando o rapaz chegasse aos 21 anos.
Os anos se passaram e um dia os pais revelaram a alvissareira notícia de que tinham encontrado alguém para doar as orelhas.
A operação foi realizada com grande êxito. Qual não era a satisfação e a alegria daquela mãe ao contemplar o jovem, olhando-se no espelho e dizendo:- Veja, mãe, sou agora como todos os outros rapazes.
Voltava-se então, para sua mãe e lhe perguntava:- Mamãe, quem foi que me doou este par de orelhas?- Ah! Meu filho, agora não podemos revelar-lhe, mas um dia irá saber.
Passaram-se os anos e o jovem casou-se e teve filhos, todos normais.Certa feita, ocorreu uma das grandes tristezas deste mundo: havia perdido sua mãe.
Na sala funerária, pai e filho, olham pela última vez o corpo inerte, gélido, daquela senhora tão bondosa. Depois que todos saíram, o pai diz ao filho:- Meu filho, venha comigo despedir-nos de sua mãe.
Ambos se aproximaram do esquife e ali pela última vez o filho contemplou sua querida mãe.De repente, para surpresa daquele filho, o pai puxa de lado os longos cabelos negros de sua esposa e o filho observa, pela primeira vez que sua mãe não tinha mais orelhas.Esta é a grande dimensão do Amor! Oferta! Sacrifício!
O PREÇO DO AMOR
Uma tarde, um menino aproximou-se de sua mãe, que preparava o jantar, e entregou-lhe uma folha de papel com algo escrito.
Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:* Cortar a grama do jardim: R$3,00* Por limpar meu quarto esta semana R$1,00* Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00* Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00* Por tirar o lixo toda semana R$1,00* Por ter um boletim com boas notas R$5,00* Por limpar e varrer o quintal R$2,00* TOTAL DA DÍVIDA R$16,00.
A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
* Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA* Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA* Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA* Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - NADA* Por comidas, roupas e brinquedos - NADA* Por limpar-te o nariz - NADA
* CUSTO TOTAL DE MEU AMOR - NADA
Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.
Olhou nos olhos da mãe e disse:"Eu te amo, mamãe!!!"
Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:
"TOTALMENTE PAGO"
Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos. É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus. E para sorte nossa é GRÁTIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas.
Depois que ela secou as mãos e tirou o avental, ela leu:* Cortar a grama do jardim: R$3,00* Por limpar meu quarto esta semana R$1,00* Por ir ao supermercado em seu lugar R$2,00* Por cuidar de meu irmãozinho enquanto você ia às compras R$2,00* Por tirar o lixo toda semana R$1,00* Por ter um boletim com boas notas R$5,00* Por limpar e varrer o quintal R$2,00* TOTAL DA DÍVIDA R$16,00.
A mãe olhou o menino, que aguardava cheio de expectativa. Finalmente, ela pegou um lápis e no verso da mesma nota escreveu:
* Por levar-te nove meses em meu ventre e dar-te a vida - NADA* Por tantas noites sem dormir, curar-te e orar por ti - NADA* Pelos problemas e pelos prantos que me causastes - NADA* Pelo medo e pelas preocupações que me esperam - NADA* Por comidas, roupas e brinquedos - NADA* Por limpar-te o nariz - NADA
* CUSTO TOTAL DE MEU AMOR - NADA
Quando o menino terminou de ler o que sua mãe havia escrito tinha os olhos cheios de lágrimas.
Olhou nos olhos da mãe e disse:"Eu te amo, mamãe!!!"
Logo após, pegou um lápis e escreveu com uma letra enorme:
"TOTALMENTE PAGO"
Assim somos nós adultos, como crianças, querendo recompensa por boas ações que fazemos. É difícil entender que a melhor recompensa é o AMOR que vem de Deus. E para sorte nossa é GRÁTIS. Basta querermos recebê-lo em nossas vidas.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
AMOR DE MÃE
Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus:- Dizem-me que estarei sendo enviado à terra amanhã... Como vou viver lá, sendo assim pequeno e indefeso? E Deus disse: -
Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você. Criança: -
Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá? Deus: -
Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
Criança: - Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?
Deus: - Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar. Criança: - E o que farei quando eu quiser Te falar?
Deus: - Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a orar. Criança: - Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
Deus: - Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida. Criança: - Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais. Deus: - Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. A criança apressada, pediu suavemente: -
Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo. E Deus respondeu: - Você chamará seu anjo... MÃE!
Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você. Criança: -
Mas diga-me: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá? Deus: -
Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
Criança: - Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?
Deus: - Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar. Criança: - E o que farei quando eu quiser Te falar?
Deus: - Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a orar. Criança: - Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
Deus: - Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida. Criança: - Mas eu serei sempre triste porque eu não Te verei mais. Deus: - Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim, lhe ensinará a maneira de vir a Mim, e eu estarei sempre dentro de você.
Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. A criança apressada, pediu suavemente: -
Oh Deus se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo. E Deus respondeu: - Você chamará seu anjo... MÃE!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
COMO SURGIU O DIA DAS MÃES
COMO SURGIU O DIA DAS MÃES
Não foi em vão e nem coincidência a criação do dia das mães. Tudo começou no dia 02 de maio de 1905,em uma escola primária de Webster, no Estado de Virgínia Ocidental , EUA. Nessa ocasião uma professora Evangélica, dedicada Igreja e fiel a Jesus Cristo, chamada pelo nome de Ana Jarvis, que havia perdido a mãe recentemente, foi surpreendida, por seus alunos, com uma grande homenagem . Ela, então,
Resolveu transferir toda aquela homenagem as mães vivas ou mortas do mundo. Para isso Ana escreveu cartas para Presidentes e Reis de todo o mundo, pedindo que fizessem manifestações públicas em homenagem aquela que nos deu a vida. Primeiro conquistou a simpatia e a admiração do povo da sua comunidade, rapidamente as notícias atravessaram fronteiras. Em virtude dessa repercussão, o segundo domingo de maio, foi consagrado, nos Estados Unidos, ás mães.
E para homenageá-las, Ana Jarvis estabeleceu dois símbolos: O cravo branco para lembrar às mães mortas, e o vermelho, para parabenizar às mães vivas. Anos depois , no dia 10 de maio de 1913, o Presidente Norte Americano, Woodrow Wuilson, sancionou o projeto de lei de autoria do deputado J Thomas, do Alabama, e pelo senador Morris Shepard, do Texas, tornando feriado Nacional o segundo domingo de maio.
A partir daí, esse dia passou a ser lembrado como o dia das mães. As Escolas, as entidades de classe principalmente as Igrejas, reúnem as famílias para homenagear aquelas que, sofrendo, faz o filho sorri.
No Brasil tudo começou através de uma associação cristã de moços do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez no dia 18 de maio de 1919. O desejo da associação era expandir o mais rápido possível em todo o Brasil. No entanto as comemorações ficaram restritas somente no território Gaúcho, por vários tempos.
No abstante , em junho de 1931, por ocasião do décimo primeiro congresso internacional feminista, o assunto foi abordado pela presidenta do conclave, Alice Toledo, que resolveu pedir ao então presidente da republica do Brasil Getulio Dorneles Vargas a oficialização do segundo domingo de maio feriado Nacional em comemoração ao dia das mães.
Imediatamente através do decreto lei : 21.366, de 05 de maio de 1932, tornou o segundo domingo de maio o dia das mães. E em 1947, o dia das mães foi incluído em nosso calendário como festa brasileira. Aguardem o restante da matéria.
Não foi em vão e nem coincidência a criação do dia das mães. Tudo começou no dia 02 de maio de 1905,em uma escola primária de Webster, no Estado de Virgínia Ocidental , EUA. Nessa ocasião uma professora Evangélica, dedicada Igreja e fiel a Jesus Cristo, chamada pelo nome de Ana Jarvis, que havia perdido a mãe recentemente, foi surpreendida, por seus alunos, com uma grande homenagem . Ela, então,
Resolveu transferir toda aquela homenagem as mães vivas ou mortas do mundo. Para isso Ana escreveu cartas para Presidentes e Reis de todo o mundo, pedindo que fizessem manifestações públicas em homenagem aquela que nos deu a vida. Primeiro conquistou a simpatia e a admiração do povo da sua comunidade, rapidamente as notícias atravessaram fronteiras. Em virtude dessa repercussão, o segundo domingo de maio, foi consagrado, nos Estados Unidos, ás mães.
E para homenageá-las, Ana Jarvis estabeleceu dois símbolos: O cravo branco para lembrar às mães mortas, e o vermelho, para parabenizar às mães vivas. Anos depois , no dia 10 de maio de 1913, o Presidente Norte Americano, Woodrow Wuilson, sancionou o projeto de lei de autoria do deputado J Thomas, do Alabama, e pelo senador Morris Shepard, do Texas, tornando feriado Nacional o segundo domingo de maio.
A partir daí, esse dia passou a ser lembrado como o dia das mães. As Escolas, as entidades de classe principalmente as Igrejas, reúnem as famílias para homenagear aquelas que, sofrendo, faz o filho sorri.
No Brasil tudo começou através de uma associação cristã de moços do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez no dia 18 de maio de 1919. O desejo da associação era expandir o mais rápido possível em todo o Brasil. No entanto as comemorações ficaram restritas somente no território Gaúcho, por vários tempos.
No abstante , em junho de 1931, por ocasião do décimo primeiro congresso internacional feminista, o assunto foi abordado pela presidenta do conclave, Alice Toledo, que resolveu pedir ao então presidente da republica do Brasil Getulio Dorneles Vargas a oficialização do segundo domingo de maio feriado Nacional em comemoração ao dia das mães.
Imediatamente através do decreto lei : 21.366, de 05 de maio de 1932, tornou o segundo domingo de maio o dia das mães. E em 1947, o dia das mães foi incluído em nosso calendário como festa brasileira. Aguardem o restante da matéria.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)