quinta-feira, 7 de maio de 2009

COMO SURGIU O DIA DAS MÃES

COMO SURGIU O DIA DAS MÃES
Não foi em vão e nem coincidência a criação do dia das mães. Tudo começou no dia 02 de maio de 1905,em uma escola primária de Webster, no Estado de Virgínia Ocidental , EUA. Nessa ocasião uma professora Evangélica, dedicada Igreja e fiel a Jesus Cristo, chamada pelo nome de Ana Jarvis, que havia perdido a mãe recentemente, foi surpreendida, por seus alunos, com uma grande homenagem . Ela, então,

Resolveu transferir toda aquela homenagem as mães vivas ou mortas do mundo. Para isso Ana escreveu cartas para Presidentes e Reis de todo o mundo, pedindo que fizessem manifestações públicas em homenagem aquela que nos deu a vida. Primeiro conquistou a simpatia e a admiração do povo da sua comunidade, rapidamente as notícias atravessaram fronteiras. Em virtude dessa repercussão, o segundo domingo de maio, foi consagrado, nos Estados Unidos, ás mães.

E para homenageá-las, Ana Jarvis estabeleceu dois símbolos: O cravo branco para lembrar às mães mortas, e o vermelho, para parabenizar às mães vivas. Anos depois , no dia 10 de maio de 1913, o Presidente Norte Americano, Woodrow Wuilson, sancionou o projeto de lei de autoria do deputado J Thomas, do Alabama, e pelo senador Morris Shepard, do Texas, tornando feriado Nacional o segundo domingo de maio.

A partir daí, esse dia passou a ser lembrado como o dia das mães. As Escolas, as entidades de classe principalmente as Igrejas, reúnem as famílias para homenagear aquelas que, sofrendo, faz o filho sorri.
No Brasil tudo começou através de uma associação cristã de moços do Rio Grande do Sul. Pela primeira vez no dia 18 de maio de 1919. O desejo da associação era expandir o mais rápido possível em todo o Brasil. No entanto as comemorações ficaram restritas somente no território Gaúcho, por vários tempos.

No abstante , em junho de 1931, por ocasião do décimo primeiro congresso internacional feminista, o assunto foi abordado pela presidenta do conclave, Alice Toledo, que resolveu pedir ao então presidente da republica do Brasil Getulio Dorneles Vargas a oficialização do segundo domingo de maio feriado Nacional em comemoração ao dia das mães.

Imediatamente através do decreto lei : 21.366, de 05 de maio de 1932, tornou o segundo domingo de maio o dia das mães. E em 1947, o dia das mães foi incluído em nosso calendário como festa brasileira. Aguardem o restante da matéria.

Nenhum comentário :