sábado, 10 de outubro de 2009

O EVANGELHO E O EVANGELISMO

alcançar o coração do homem com a Palavra de Deus.

O Evangelho e o Evangelismo
Desde que o trabalho do evangelismo está atrelado ao evangelho, é necessário definir o que significa este termo.

A palavra evangelho, vem do grego “euanguélion”, significando literalmente, “boas novas”. Quando os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus, empregaram o verbo “euanguelizo”, que tem o significado de “levo” ou “trago boas novas”. Lucas 2. 10

Segundo a “Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia” a palavra “evangelho” atravessou três épocas no decorrer da história:

1. Nos antigos autores gregos ela significava “recompensa por trazer boas novas”.

2. Na Septuaginta e outras obras: as próprias boas novas. 2 Reis 18. 20,22,25.

3. No Novo Testamento: as boas novas de Cristo, ou então os livros que apresentam as boas novas sobre Jesus. Ex. Os Evangelhos.

O termo “Evangelho” para designar cada um dos quatro Evangelhos começou nos escritos dos pais apostólicos.

Obs. Septuaginta – tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego, juntamente com certos livros adicionais. O nome vem do latim com o sentido de “setenta”, por causa da tradição que afirma que esta versão foi feita por setenta anciãos judeus, durante o reinado de Ptolomeu II Filadelfo, tendo sido feita na cidade de Alexandria, no Egito em 284-247 A.C.

Evangelho não evangélico
É tão importante saber o que é o “evangelho” como também, conhecer o que ele não é.

1. O evangelho não é uma porção isolada das Escrituras.

Podemos ensinar muitos princípios bíblicos, como ética, moral, filosofia de vida sem que estejamos pregando o evangelho. É importante saber, que o evangelho é antes de tudo “a proclamação das boas novas da salvação”.

2. O evangelho não é um conjunto de normas sociais.

Todo cristão tem um compromisso com o social. Não podemos pregar uma mensagem de fé, sem mostrarmos as obras. Jesus conciliou a sua mensagem de vida eterna com o repartir do pão e dos peixes. Mateus 15. 32 - 39.

Quando, porém, a igreja pende para o lado social ela está desequilibrando a mensagem da cruz. Como corpo de Cristo, a sua tarefa é a de operar a salvação do perdido através das boas novas.

3. O evangelho não é uma estratégia proselitista.

Este evangelho omite a necessidade de renúncia e de sacrifícios pessoais. A tônica é satisfazer as necessidades pessoais dos ouvintes. Esta prática gerou o chamado “Fácil Creísmo”.

Segundo a Enciclopédia bíblica o “Fácil Creísmo” é a crença em doutrinas que nada tem a ver com a salvação da alma. A persuasão emocional tem substituído a convicção genuína operada pelo Espírito Santo no coração do pecador.

Nenhum comentário :