terça-feira, 12 de janeiro de 2010

TERREMOTO DE SÁBADO EM TAIPU ATINGIU A ZONA NORTE DE NATAL

JORNAL DE FATO

Terremoto de sábado em Taipu foi sentido na zona norte
"Os móveis tremeram e um jarrinho que estava na estante caiu no chão e quebrou." O depoimento é do cobrador de ônibus Francisco Santos, um dos moradores de Pajuçara, zona norte de Natal, que sentiu o tremor de terra registrado no sábado, 9, na região de Taipu, cidades vizinhas e alguns locais da zona norte de Natal.
Inicialmente se acreditava que o abalo sísmico teve origem na cidade de João Câmara, a 90 quilômetros de Natal, uma vez que o município tem um histórico de tremores de terra, tendo sido epicentro de dois grandes sismos na década de 1980 e alvo de estudos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Porém, após visitar a região no domingo pela manhã com uma equipe de pesquisadores, o professor de Geofísica da UFRN Joaquim Ferreira constatou que o centro do tremor, dessa vez, foi o município de Taipu. O tremor de terra de baixa intensidade foi sentido por volta de 15h15 minutos.

"Andamos por Taipu, Poço Branco e João Câmara para tentar definir a localização exata. Constatamos várias coisas. Uma delas é de que o evento foi isolado, segundo avaliação do sismógrafo de Riachuelo, ou seja, não aparece nenhuma incidência antes ou logo em seguida. O que não quer dizer que mais tarde não possa vir mais", adiantou o professor horas antes do segundo terremoto.

A equipe trabalhou durante todo o domingo na região, para compilar os dados e chegar a uma conclusão definitiva. O professor explica que existem duas formas de atividade física: eventos isolados e os "enxames físicos", em que a atividade física perdura um longo tempo, podendo ocorrer por anos.

O resultado definitivo do primeiro abalo tinha previsão de ser divulgado nesta segunda-feira, mas em consequência do novo abalo de ontem, o trabalho de análise foi adiado, porque a equipe teve de voltar às cidades da região de Taipu para levantar dados sobre a nova ocorrência.

Nenhum comentário :