Ostrakon, ὄστρακον Ostracismo era uma forma de punição política empregada inicialmente pelos atenienses. Significava a expulsão política e o exílio por um tempo de 10 anos. Seus bens ficavam guardados na cidade e ele se tornava como de fora. Foi decretada em Atenas no ano de 510 A.C. por Clístenes e foi posto em prática no ano 487 A.C. como luta contra a tirania.
O político que houvesse proposto projetos e votações para beneficio próprio para retornar para a tirania era candidato certo ao ostracismo.
O primeiro político punido com o ostracismo foi Hiparco e mais tarde os políticos Megacles, Jantipo (pai de Péricles) e no ano 482 A.C. foi a vez de Aristides. Ao que parece o último punido foi o demagogo Hipérbolo no ano 417 A.C.
A votação era feita inicialmente pela assembleia de Atenas. Se a votação tinha como resultado voto favorável ao ostracismo então uma votação pública era feita dois meses mais tarde.
Se o resultado final fosse confirmado o político tinha 10 dias para deixar a cidade. Poderia voltar depois de 10 anos ou se outra assembleia seguida de votação pública trouxesse perdão.
O processo deve ser distinguido do uso atual do termo, que genericamente refere-se à modos informais de exclusão de um grupo através do isolamento social.
Derivado, assim do mundo grego, ainda, o exemplo social antropológico clássico de ostracismo, é a expulsão de membros da tribo Aborígene pré-colonial Australiana, que poderia resultar em morte do membro expulso.Sempre uma coisa reflete em outra coisa até mesmo diferente, como por exemplo:
Quando um político não concorda com o seu grupo em determinadas coisas o grupo se revolta contra ele tira da mídia e joga no esquecimento para que ele não mais se eleja, também as igrejas e religiões fazem a mesma coisa, quando um membro discorda das desordem, falta de decoro do grupo mais forte ele automaticamente é jogado no
antigo custume grego ostracismo e com muito mais intensidade,pois os políticos gregos e atuais sempre praticam crimes sociais e até outros tipos de crimes, porém os líderes religiosos usam essa prática antiga
na atualidade com qualquer membro que se destacar com idéias diferente das deles mesmo que prove com textos bíblicos não são perdoados, é por isso que jesus diz no Apocalips que logo haverá um novo céu e uma nova terra porque essa terra e esse céu que agora existem não vão valer ,por Deus!!!!!!!!1.
Nenhum comentário :
Postar um comentário