sábado, 3 de abril de 2010

COMO CELEBRAR A VERDADEIRA PÁSCOA

A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA APONTA PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO:
A cidade de Corinto era uma Cidade globalizada, assim como a cidade de São Paulo. Pessoas das mais diversas cidades do mundo até então conhecido habitavam em Corinto. Lá trabalhavam, ganhavam a sua vida, de se divertiam, e pecavam. Pecavam muito.

Agape: Era uma refeição completa, em que os irmãos da igreja levavam seus alimentos. Pobres e ricos. Escravos e livres. Todos desfrutavam de uma só mesa. Mas não era uma maravilha. Existiam problemas, que o Apóstolo Paulo queria corrigir. Uns não esperavam pelos outros, de modo que não havia comunhão ao partir do pão. Aqueles que chegavam mais tarde, como os escravos, por exemplo, comiam apenas o que traziam, ou o que podiam trazer. Os ricos, por sua vez, comiam sua comida bem rápido. Fartavam-se e se embriagavam.

1Coríntios 11:28-30: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e enfermos, e muitos que dormem”.

A mudança de comportamento é algo pessoal, à partir de um exame pessoal e particular. É um exame particular; intrínseco; de consciência. Examinar-se é como provar metais pelo fogo. É descobrir nossas volições, nossas motivações. Participar da ceia do Senhor, sem um auto-exame é participar indignamente.

Nenhum comentário :