Introdução
Um dos assuntos que nos nossos dias tem mobilizado a opinião pública mundial, é o ataque de Israel às cidades da Palestina com a destruição de cidades de forma a “limpar a região” para posterior ocupação, atitudes que julgávamos há muito ultrapassadas e só possíveis no contexto histórico e cultural do Antigo Testamento.
Se por vezes não é fácil assumir uma atitude correcta perante as guerras de ocupação no tempo de Josué, já há 3200 anos, o que dizer do que se passa nos nossos dias, em que há uma forte tendência e um forte chamamento para “alinharmos” por uma posição contra ou a favor do Israel dos nossos dias.
Vamos tentar meditar sobre o assunto, de forma imparcial, tentando libertar-nos da propaganda pró e contra de que somos vítimas através dos órgãos da comunicação.
Afinal, qual a origem desta guerra ?
VISÃO SECULAR DA GUERRA
O problema da luta de classes e das guerras entre países, penso que é um problema humano e há que ter a coragem de encarar a sua realidade, não somente com os “óculos do teólogo”, embora o ponto de vista da teologia também seja válido para se procurar uma solução para o grave problema da guerra e da violência duma maneira geral.
Para o biólogo, a guerra faz parte do instinto de todo o ser vivo (ser humano incluído) na sua luta pela sobrevivência.
Na varanda ao lado do meu escritório, coloquei um pouco de comida para os pássaros, para os atrair, para os ouvir enquanto trabalho. Mas, ao fim de algum tempo, reparei que passaram a cantar de forma pouco habitual, que voavam às voltas. Afinal, parece que alguns pássaros se tornaram donos da minha varanda e defendiam o “seu espaço aéreo” para que os outros não viessem comer.
Aquilo a que eu ingenuamente chamava de “cantar” dos pássaros era o seu grito de guerra, a sua luta pela comida que lhes dou e que afinal chega para todos eles.
Para o político ou para o militar, a guerra é o recurso à força física para se obter vantagens quando falham as outras formas de pressão (as pressões políticas, diplomáticas ou económicas).
No entanto, principalmente nos nossos dias, os países procuram sempre uma justificação ou o apoio de algum ideal, se possível religioso, pois como já dizia Napoleão, a religião é útil para comandar os exércitos e dar mais agressividade aos militares.
Penso que estes pontos de vista, quer do biólogo quer do político, são mais honestos do que o ponto de vista da teologia duma maneira geral, pois todas as religiões falam de amor, mas a informação que nos vem da história universal de maneira nenhuma confirma esta informação, pois todos os conflitos através dos tempos tiveram directa ou indirectamente, causas religiosas, ou pelo menos a religião tem sido um “valioso” elemento catalisador da agressividade humana.
O QUE SE PASSA COM A IGREJA EVANGÉLICA?
Como crentes em Cristo, temos de estudar a sua mensagem, e para tal, estudar também o contexto histórico e cultural que em Ele viveu, assim como viveram aqueles a quem Cristo se dirigiu e que registaram as suas palavras.
Para tal, é de grande importância o estudo da história de Israel através dos tempos e claro que acabamos por ter, não direi somente respeito, pois devemos respeitar todos os povos e religiões, mas além disso, um particular amor pelos locais bíblicos, pelo povo no seio do qual o Filho de Deus veio ao mundo, assim como pela religião que serviu de base, de ponto de partida, para a revelação de Deus ao mundo através do seu Filho Unigénito.
Se por um lado, não podemos limitar o poder e a actuação de Deus, afirmando que Ele não pode ter revelado coisa alguma a não ser através de Jesus o Cristo, ou fora da Bíblia, utilizando pessoas, culturas, meios e ocasiões que a nossa tradição religiosa considera indesejáveis (embora se deva esperar que tais revelações estejam em sintonia com a revelação do Mestre), como cristão, considero Cristo como a suprema revelação do Deus ao homem.
Não se trata de mais um personagem bíblico ao lado de Moisés, José ou Abraão, mas sim do Filho de Deus, o Caminho para Deus o Pai. Assim, a sua palavra deve revogar e actualizar tudo que diziam os antigos textos bíblicos.
Penso que nos últimos tempos têm surgido alguns exageros da parte dos evangélicos a que gostaria de me referir, pois há até igrejas evangélicas que, por força de hábito, apoiam Israel nesta agressão aos palestinianos que se está a transformar no genocídio dum povo.
1) Fala-se por vezes dos irmãos israelitas, e convém aprofundar o que significa aqui o termo irmão.
Por exemplo, o Hinduísmo utiliza o termo irmão, afirmando que todo o ser humano é membro duma única família global, criada pelo Deus Supremo (pois aceitam outros deuses além de Brama).
Também noutras religiões encontramos pensamentos semelhantes, pelo facto do Deus Supremo que muitos fora do cristianismo também aceitam, ter sido o nosso criador, a nossa origem comum. Nesse aspecto, claro que aceito que os israelitas, assim como todo o ser humano são nossos irmãos.
No entanto, no contexto teológico cristão, o termo irmão significa irmão em Cristo, aquele que aceita a salvação através da morte de Cristo na cruz do Calvário, e nesse sentido, julgo que não podemos considerar os judeus como irmãos, como salvos e remidos pelo sangue de Jesus o Cristo, se eles não o aceitam como o Filho de Deus que morreu em nosso lugar.
O Mestre foi bem claro em João 14:6 «Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.»
A afirmação é bem clara. Não temos dois caminhos para chegar ao Pai, não se trata da escolha entre dois caminhos possíveis, ou o caminho de Cristo, ou o caminho da Lei e da circuncisão. Se o Judaísmo rejeitou a Cristo, rejeitou o caminho para Deus o Pai.
Julgo podermos afirmar que o islamismo está mais próximo do cristianismo que o judaísmo, pois para todo o cristianismo, Jesus Cristo é o Filho de Deus. Para o islamismo, Jesus é um profeta.
Embora não tenham a tradição de estabelecer uma hierarquia entre os enviados de Deus, para alguns teólogos islâmicos, Jesus é, de certa maneira, o maior dos profetas, pois no último dia, será Ele o grande vencedor. Para o judaísmo, Jesus não tem qualquer aceitação no aspecto teológico, pois o consideram como um vigarista que tentou enganar o seu povo.
2) Eu nunca fui a Israel, embora gostasse de visitar esse país. Tenho ouvido muitos irmãos falar das suas experiências religiosas em Israel ao visitar locais onde Jesus viveu. Até aí tudo bem... Penso que é uma viagem de grande interesse didáctico, mas é necessário lembrar que no Evangelho não há lugares santos.
Embora não se saiba ao certo onde ficavam o Calvário e o Túmulo escavado na rocha, onde Jesus foi colocado, pois a sua “descoberta” é mais o fruto de seculares interesses turísticos e económicos do que duma séria investigação arqueológica, mesmo assim, uma “peregrinação” a Jerusalém, só por si, sob o aspecto religioso, é tão útil para conferir qualquer benção espiritual como uma peregrinação a Fátima em Portugal ou à Aparecida do Norte no Brasil. O local em si, é igual a tantos outros, pois Jesus já ressuscitou para estar disponível em qualquer lugar.
3) Onde me parece mais chocante a identificação de muitas das nossas igrejas com Israel, numa altura em que este país não se limita a defender as suas fronteiras mas está a destruir um povo para ocupar definitivamente o seu território é no aspecto da base da nossa mensagem.
O judaísmo baseia-se só no Antigo Testamento, em que a guerra é vista como uma actividade religiosa, para a qual se exige pureza ritual. É Deus que ordena e dirige a guerra, e por vezes é quem manda matar e destruir os incircuncisos. Mesmo assim, são cada vez mais os militares israelitas que são presos por se recusarem e colaborar neste massacre.
Mas será que depois da vinda do Messias, um cristão pode identificar-se com esta posição ? Será que após aceitar a Cristo, estamos a deixar a sua mensagem para aceitar os ideais veterotestamentários ?
Jesus afirmou em Lucas 10:3 «Ide, eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos.» Parece que há muito esta afirmação está esquecida. Durante as cruzadas da Idade Média, os “cordeiros” atacaram, destruíram, mataram.
Afinal, essa mentalidade ainda não está ultrapassada, pois nesta guerra em que os tanques arrasam as cidades palestinianas, há crentes que se dizem evangélicos, que se identificam com os agressores, e a estes crimes chamam de manifestação do poder de Deus. Afinal, quais são os mais parecidos com os cordeiros? E quando se fala em Deus, a que deus de referem? Ao Deus que Cristo veio revelar?!!!
A GUERRA A QUE ASSISTIMOS
Como afirmei, quando me referi à interpretação das guerras, ou da guerra duma maneira geral, sob o aspecto secular, geralmente os políticos procuram encobrir os verdadeiros motivos, apresentando ao público um motivo religioso.
Se tentarmos raciocinar com base nos factos sem nos preocuparmos com os discursos dos políticos que dizem sempre o que lhes convém que seja a opinião do povo, julgo que estamos perante um ataque dos americanos ao islamismo, utilizando o nome e os soldados de Israel. Afinal, de onde vêm as armas e munições? Se for para defesa, tudo bem, desde que a reacção seja proporcional ao ataque. Mas agora é para atacar e para destruir um povo, embora de forma mais encoberta do que os relatos do Antigo Testamento.
Segundo o Washington Post do dia 26 de Abril, dois sargentos israelitas afirmam ter recebido ordens para disparar contra as janelas das casas de Jenine e dificultar de todas as formas a saída dos civis antes da destruição das casas pelas máquinas do exército de Israel. Certamente para que eles morressem de “acidente”.
Em vez dos discursos dos americanos, seria mais natural que estes tivessem suspendido o envio de material bélico. O mundo reparou que o representante da Comunidade Europeia não conseguiu falar com Yasser Arafat, no entanto, a guerra parou quando um general americano o foi contactar. Afinal, quem manda em Israel?
Penso que, como evangélicos, estamos a ser de certa maneira mobilizados ou pressionados para dar o nosso apoio à destruição duma nação. É mais um caso em que a religião é utilizada, como tantas vezes o tem sido através da história, para dar justificação política e “teológica” a quem destrói um povo, quando o verdadeiro motivo é o imperialismo americano e a defesa dos seus interesses nessa região do Oriente.
Como cristão, identifico-me com Cristo e não com Israel. Penso que em muitos casos, Jesus entrou em ruptura com a teologia do seu tempo, em que havia ritualismo, racismo, rígida hierarquia religiosa, pena de morte para muitos casos que hoje consideramos chocantes, forte discriminação da mulher, etc.
Qualquer cristão dos nossos dias, que fosse ao Templo de Jerusalém, teria de ficar no pátio dos gentios ou seria condenado à morte se entrasse no Templo.
Aceito a Bíblia como a gradual revelação de Deus ao homem, que atingiu o seu ponto culminante com a vinda do Mestre. Encontramos em Mateus 5:21/48 várias vezes a expressão de Jesus «Ouvistes que foi dito aos antigos... Eu, porém, vos digo...» E é isso, a mensagem do Mestre que nos deve interessar em primeiro lugar. A quem seguimos nós ? A Cristo ou aos antigos ?
Estou seriamente preocupado, porque depois de vinte séculos de cristianismo, quando mais importantes deveriam ser as palavras de Cristo, muitos que se identificam como evangélicos, inclusive muitos pastores esquecem as palavras do Mestre para seguirem
as palavras dos antigos, de Moisés ou de Josué, que arrasou cidades inteiras quando as conquistou, como por exemplo no caso de Midiã Números 31, ou de Jericó Josué 6 ou da cidade de Ai Josué 8. Depois de vinte séculos de cristianismo, a esses crimes horrorosos querem chamar de manifestação do “poder de Deus”.
Tais atitudes só poderão ser compreendidas nesse contexto histórico de há 3200 anos, na pré-história da teologia, nunca depois do Filho de Deus nos ter apresentado o seu Evangelho. Tudo isso, que disseram os antigos, está revogado pela mensagem de Jesus, o Cristo, que continua a ser a única solução para os nossos dias..... mas quem a irá aceitar, se até os próprios que se dizem cristãos e evangélicos já a esqueceram ?
Sabemos que Jesus vai voltar, mas ... será que encontrará fé na terra ?
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