O NASCIMENTO DO SETICRO
Tudo começou quando em abril de 1996, em uma reunião de obreiros na Igreja de Cristo em Itaú, RN. O pastor Joel Medeiros que na época pastoreava a Igreja de Cristo em Apanha-Peixe, propôs a criação de um curso bíblico denominado: (Treinamento para obreiros), que tinha como objetivo melhorar o conhecimento dos obreiros da região que tinham muita carência nessa área e a proposta foi aceita pelo Conselho.
Foram eleitos quatro obreiros, inclusive o pastor José Jeronimo da Silva que formavam a diretoria que ia administrar o curso. Logo em seguida houve a primeira reunião para eleger o líder da comissão que o eleito foi o pastor Joel Medeiros e realizar o planejamento do primeiro estudo que aconteceu com muito sucesso na igreja de Cristo em Itaú, depois veio o segundo planejamento, depois veio o terceiro, foi quando o pastor J.J.S.
com uma certa experiência quando há dois anos atrás havia concluído o curso de teologia em quatro anos a nível de bacharelado sentiu que o pastor Joel Medeiros que presidia a comissão que liderava o curso estava com dificuldade de conciliar a sequência do planejamento da grade curricular do curso, foi quando o pastor José Jerônimo da Silva se prontificou em fazer a grade curricular do curso e foi aceito.
Logo houve uma interpretação oposta, quando os líderes tomaram conhecimento que o pastor J.J.S. Iria criar um seminário teológico, ele foi chamado para esclarecer e ele simplesmente explicou qual era a intenção, ajudar ao líder que estava tendo dificuldade, porem houve uma exigência que ele ficasse a frente do curso coisa que ele ainda não havia pensado, porém aceitou o desafio, sabendo que não era nada fácil.
Mãos a obra,já era setembro, porém quando chegou novembro toda estrutura do curso estava montada, a grade curricular, a estrutura organizacional e o projeto do curso que se tornou em regimento interno quando explica tudo o que o Seminário pode fazer, ainda no começo de novembro de 1996, foi aprovado pela comissão do Conselho em uma reunião em Tabuleiro Grande e em seguida pelo Conselho Regional.
Tudo isso foi feito pelo pastor José Jerônimo da Silva com as ajudas de Deus e do Pastor Walfredo Medeiros por não poder me visitar de dia veio uma boca de noite e deu várias orientações que foram suficientes para dar mais brilho ao projeto denominado:(SETICRO).
SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO REGIÃO OESTE. Tudo pronto, o curso foi planejado ser dado em três anos, sendo as aulas trimestrais em uma sequencia de quatro dias consecutivos a cada trimestre uma das grandes dificuldades enfrentadas foi a falta de conhecimento dos alunos, pois mais de noventa por cento não haviam cursado o segundo Grau completo hoje denominado de ensino médio e uma grande porcentagem não havia concluído o primário hoje ensino fundamental não foi fácil quando o pastor J.J.S.
analisou a lista dos matriculados e comparou com a estrutura do curso, mãos a obra. No dia 15 de novembro do mesmo ano, feriado em alusão a proclamação da República brasileira pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Às oito horas da manhã foi dado o pontapé inicial do curso, foram dois anos de lutas e vitórias, em novembro de 1998,dois anos já haviam se passado era necessário um planejamento muito delicado para concluir o curso em 1999, tínhamos que importar professores qualificados para as últimas matérias do curso, pois eram matérias que exigiam professores qualificados, exemplo:
Antropologia com variáveis e outras, porém o seminário foi impedido de trazer essa tão importante melhoria, cujo motivo não foi explicado,porém descobri que a causa principal era a crise que a Região passava na época das discórdias, divisões, desconforto total e alguns líderes não iam com a cara de alguns professores convidados pelo diretor que se comprometeram de vi sem nenhuma remuneração, até porque o Seminário não tinha recursos para pagá-los, foi quando a ditadura criou forças para se implantar nesta Região, quem suportasse o peso da pata do elefante sofria muito, porém com uma esperança de um futuro melhor e os que não suportassem, rua.
E acontece é que até hoje predomina a lei do mais forte, ou faz parte do grupo ou se dispersa, ninguém tem direito de divulgar as suas idéias, tem que aceitar as idéias do grupo, diz um pensador Frances que o homem que não diz o que sente é escravo de si mesmo, quem tem ouvidos ouçam o que dizem da Região. Aí o diretor ficou sem vez e sem voz teve que se retirar para outra Região para evitar morrer de um infarto fulminante, pois a pressão era grande os dois anos de lutas fazendo tudo por amor a causa do Mestre não foi suficiente para sensibilizar os líderes da época.
Passaram-se dois anos o pastor José Jerônimo da Silva voltou para Apodi, já no início do século 21, quando foi aberto o trabalho da Igreja de Cristo em Caicó Região do Seridó o SETICRO ganhou mais uma letra: O ( S) que passou a ser chamado de (SETICROS ) Seminário Teológico da Igreja de Cristo Regiões oeste e Seridó.RN. Esse texto está postado com mais detalhes no livro: (CONFIÇÔES DE UM VOCACIONADO) que está previsto o seu lançamento no segundo semestre de 2010 e já se encontra no blog. (WWW.PASTOR JOSE JERONIMOBLOGSPOT.COM)
Nem lembrança do velho Seminário ou pode ser: Só lembrança do velho, Seminário!!!!!!!!!!
O SETICROS FICA EM ESTADO DE COMA PROFUNDA
O pastor José Jerônimo da Silva passou dois anos na Região do Vale do Jaguaribe, Ceará, 1999 e 2000, por ordem do destino teve que voltar para a Região oeste do R.N. Foi a fase mais crítica da vida dele, digo, vida pessoal financeira.
Tentou se filiar em uma Igreja de Cristo local em Apodi conseguiu, porém com muita dificuldade por parte do ( líder maior), em seguida pediu filiação ao Conselho Regional foi aceito não por unanimidade, alguns colegas tentaram reanimar o CETICROS, que estava em coma profunda há vários tempos, com muita insistencia e persistencia o conselho conseguiu arrumar a diretoria que devido as confusões estava desfacelada, o direção continuou com o pastor José Jeronimo da Silva, pois não havia outro para assumir, apesar de ter um pastor qualificado recente que foi contatado para assumir, porem ele rejeitou,
o pastor José Jeronimo ficou na direção do SETICROS, porque a maioria do plenário do Conselho aprovou, porem a doença do CETICROS era crónica , várias tentativas foram feitas para reativar o tão desejado Seminário, por muitos, e nada funcionava, até que em fim surgiu uma saída para pôr fim ao SETICROS. No começo do mês de dezembro de 2009, o pastor José Jeronimo da Silva foi convidado pelo presidente atual do
Conselho para uma visita a Igreja de Cristo em Caicó Região do Seridó, para ali em contato com o pastor daquela Igreja substituirmos o SETICROS por um curso teológico ligado a uma faculdade de teologia, como o SETICROS era ligado ao Conselho Regional e o novo curso não pode ter essa ligação, no momento da reunião o presidente frisou esse assunto, porém ficou bem claro pelo diretor do curso em Caicó que a faculdade de Teologia tinha administração própria não tendo nenhuma ligação com o Conselho de pastores da Região Oeste e Seridó. Quem tinha bom senso sentiu que o presidente não gostou, porém a opção do momento era o pastor José Jeronimo da Silva
E todos os presentes na reunião foram unânimes em que o pastor José Jeronimo da Silva continuasse o diretor do curso, porém ficou acordado que o SETICROS não fosse instinto, pois ficaria treinando obreiros que não tivesse o grau de instrução exigido pelo curso de Teologia,tudo certo ,tudo bonitinho,porém nada aconteceu, nunca mais o diretor viu o presidente, sumiu, morreu o SETICROS.
MORTE E SEPULTAMENTO DO SETICROS-SEMINÁRIO TEOLÓGICO DA IGREJA DE CRISTO REGIÃO OESTE E SERDÓ.
Não havendo nenhum sentimento e reconhecimento do trabalho prestado pelo pastor José Jeronimo da Silva durante anos, que aceitou o Evangelho de Jesus Cristo no dia 15 de agosto de 1966, na Igreja de Cristo, após 44 anos de trabalho sempre pagou para ser pastor, digo:
Foram poucas as Igrejas que deram o sustento integral para ele e a sua família, esse direito lhe foi negado, nada disso sensibilizou a atual administração, pois era o que restava de vinculo do pastor José Jeronimo da Silva e a Igreja de Cristo na Região oeste e Seridó, porém ele não vai desistir estará em agosto deste ano de 2010, indo ao Conselho Nacional para pedir apoio para permaneser trabalhando para Jesus na Igreja de Cristo que na qual ele nasceu. Ele espera ser bem sucedido, a esperança é a última que morre assim diz um adágio popular.Após a ausência dos
líderes por cerca de seis meses agora recente no início do mês de maio de 2010,o Conselho Regional se reuniu elegeu outro diretor para o novo curso sem dá nenhuma satisfação ao pastor José Jerônimo da Silva que foi aceito em uma reunião da diretoria na Igreja de Cristo em Caicó ,RN. Em dezembro de 2009, não que eu nada contra ao novo diretor do do curso de teologia, apesar de ser leigo em Teologia, é habilitado em letras pela Universidade estadual do R.N. UERN.
E pela capacidade que tem deve fazer uma boa administração do curso e o SETICROS que ficou acertado em dezembro passado em Caicó para continuar desenvolvendo Educação Religiosa na Região, MORREU E FOI SEPULTADO IMEDIATAMENTE. Mais detalhes no livro : (CONFIÇÕES DE UM VOCACIONADO)que vai ser lançado no segundo semestre de 2010 se o Senhor todo poderoso nos permitir, um abraço sincero e bem fraterno para os meus leitores.
2 comentários :
É muito bonito um comentário desse cheio de mentiras. Na verdade o autor tem nada menos do que aproximadamente meio século de confissão que é evangélico, quantos anos de crente terá mentindo deste jeito, tudo indica que falta começar a recomendação primária: "Aquele que mentia não minta mais" O seu problema é dinheiro.
Pr. José Jerônimo, sentí as dores de parto deste Seminário, oro para que o conselho Nacional se posicione a teu favor e barreiras e máguas seja aniquiladas e prevaleçam o perdão, a misericórdia e a graça nesta obra tão sofrida da igreja de Cristo.
Postar um comentário