A primeira etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil, tem início no dia 18 de junho, próximo sábado. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta as prefeituras que alertem a população, pois crianças menores de cinco anos devem receber a primeira dose da vacina.
No dia 13 de agosto, os menores de cinco anos devem retornar aos postos para receber a segunda gotinha da vacina. A meta do governo é de 95% de imunização, mais de 14 milhões de crianças.
A doença causada por um vírus, é infecto-contagiosa, e é grave, pois provoca paralisia, principalmente dos membros inferiores. O Brasil não tem casos da doença desde 1989, mas enquanto houver circulação do vírus no mundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que os países realizem a campanha.
Tríplice viral
Ao mesmo tempo acontece a campanha contra o sarampo em oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas. A campanha tem como público-alvo, crianças de 1 a 7 anos para receber a dose da vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. Os estados foram escolhidos por se tratarem de regiões populosas, com alto índice de turistas e baixa cobertura vacinal.
A população precisa ficar atenta, pois a imunização contra a poliomielite e o sarampo é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. Para as crianças que já receberam a vacina, os pais e responsáveis devem retornar aos postos para receber uma nova dose, e dessa forma reforçar a proteção contra as doenças.
Nenhum comentário :
Postar um comentário