sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FLAVIANO E ZÉ MARIA ESTÃO EM BRASÍLIA DF

leia] Flaviano e Ze Maria estão em Brasília/DF

Quem viajou até a capital brasileira foram os recém-eleitos Flaviano Monteiro e José Maria da Silva.
Em Brasília Flaviano já esteve reunido com o deputado federal Fábio Faria, além de demais deputados do RN, inclusive com o senador José Agripino.
Na bagagem, o professor pretende trazer emendas para a cidade.



[leia] Emenda de 1 milhão para UERN poderá ser liberada até às 11 horas dessa quarta-feira

Flaviano espera até às 11 horas de amanhã (quarta-feira) o documento que comprove a doação do terreno para construção da universidade em Apodi.

A prefeita Gorete e os vereadores apodienses terão que legalizar a doação dos 5 hectares para a UERN, e assim o MEC irá liberar a emenda do deputado federal Fábio Faria no valor de R$ 1 milhão.

Gorete já havia doado o terreno em março de 2011, mas na condição de que o mesmo voltaria aos seus donos iniciais, caso a UERN não fosse construída em 1 ano.

Em março de 2012 o terreno foi devolvido, e a UERN depende de nova doação.

Caso os políticos apodienses consigam legalizar a doação, a primeira etapa será liberada já no início de 2013 e o sonho apodiense de ter um campus universitário será consolidado.

FLAVIANO E ZÉ MARIA ESTÃO EM BRASÍLIA

leia] Flaviano e Ze Maria estão em Brasília/DF

Quem viajou até a capital brasileira foram os recém-eleitos Flaviano Monteiro e José Maria da Silva.
Em Brasília Flaviano já esteve reunido com o deputado federal Fábio Faria, além de demais deputados do RN, inclusive com o senador José Agripino.
Na bagagem, o professor pretende trazer emendas para a cidade.

eia] Emenda de 1 milhão para UERN poderá ser liberada até às 11 horas dessa quarta-feira
Flaviano espera até às 11 horas de amanhã (quarta-feira) o documento que comprove a doação do terreno para construção da universidade em Apodi.

A prefeita Gorete e os vereadores apodienses terão que legalizar a doação dos 5 hectares para a UERN, e assim o MEC irá liberar a emenda do deputado federal Fábio Faria no valor de R$ 1 milhão.

Gorete já havia doado o terreno em março de 2011, mas na condição de que o mesmo voltaria aos seus donos iniciais, caso a UERN não fosse construída em 1 ano.

Em março de 2012 o terreno foi devolvido, e a UERN depende de nova doação.

Caso os políticos apodienses consigam legalizar a doação, a primeira etapa será liberada já no início de 2013 e o sonho apodiense de ter um campus universitário será consolidado.Fonte: assesoria

[leia] Flaviano e Zé Maria buscam apoios para a Transchapadão


O prefeito e o vice eleitos em Apodi visitaram o gabinete do deputado federal do Ceará, José Guimarães (PT/CE), na busca por apoios para a construção da Estrada Transchapadão.

Um sonho antigo do Fórum de Entidades, que agora ganha respaldo com a participação efetiva da prefeitura de Apodi na luta.

A estrada ligará os municipios de Apodi/RN ao de Taboleiro do Norte/CE. 

Na oportunidade o prefeito e o vice entregaram um croqui ao deputado. Onde continha informações sobre a estrada de 35 Km, que vai interligar os dois estados. São 20 Km pertencentes ao Rio Grande do Norte, e 15 Km ao estado do Ceará.

A rodovia beneficiará os moradores da Chapada do Apodi, especialmente aqueles que residem  nos assentamentos da Região da Soledade, além de ligar o sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade à 3ª romaria cearense (Olho D'água da Bica). 

O deputado se comprometeu a estudar o caso, e novos encontros serão marcados entre os políticos dos dois estados.

"A Transchapadão é um sonho que me persegue desde os tempos em que militava nos movimentos sociais, e agora percebo que todos aqueles sonhos podem se tornar realidade. O deputado José Guimarães ficou de analisar melhor a situação e já acertamos que iremos promover novos encontros. Anos atrás estivemos no Ceará, visitamos Taboleiro do Norte, conversamos com o prefeito de lá na época, e agora pretendemos trazer os políticos cearenses até Apodi. Eles são nossos vizinhos. São nossos irmãos. Precisamos encurtar ainda mais essa parceria.Vamos continuar lutando pela Transchapadão. Vai beneficiar nossos agricultores, nossa cultura e nosso turismo. Apodi só tem a ganhar com essa rodovia." - disse Flaviano Monteiro.

Fonte: Assessoria de comunicação de Flaviano Monteiro.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SAIU À EQUIPE DE TRANSIÇÃO



Saiu à equipe de transição

Sr. Isauro Neto e Dr, Paulo Viana: Coordenadores.
Desde o dia 10 de Novembro o professor Flaviano já tinha sua equipe de transição pronta. Só hoje, 26, o poder executivo municipal anunciou sua equipe. Veja como ficou a equipe de transição de parte a parte:

Representantes da atual prefeita Gorete Silveira:
Izauro Camilo de Oliveira Neto; – Coordenador;
Antonio de Souza Maia Junior;
Marlice Lopes de Oliveira;
Genilson Pereira Gurgel;
Marcílio Reginaldo de Sousa.

Representantes do Prefeito Eleito Flaviano Monteiro:
Paulo Viana da Silva – Coordenador;
Antonio Francisco Duarte;
Antonio Francisco Gurgel;
Francisco Roberto Carlos de Morais;
Maria Regina Marinho Alves.

Bom, antes tarde que nunca não é? Vamos para frente. Com informações do ApoDia FONTE: BLOG DO PROFESSOR TOINHO.

FLAVIANO E ZÉ MARIA EM BRASÍLIA


Flaviano e Zé Maria em Brasília

O prefeito eleito e o vice Flaviano e Zé Maria, vão a Brasília. Essa é a primeira viagem que Flaviano e Zé Maria fazem a Brasília mesmo antes de tomar posse ou ser diplomado. Em Brasília, ambos  terão uma extensa agenda.

Reuniões com deputados, Fábio FariaSandra Rosado e João Maia, senadores e com o ministro do esporte Aldo Rebelo. O principal objetivo da viagem, como não poderia deixar de ser diferente, buscar recursos para Apodi. As informações são da assessoria de imprensa dos dois futuros gestores do Apodi.

Flaviano e Zé Maria, desde que foram eleitos tem tido uma agenda frenética que alterna comemorações, inúmeros visitas a famílias apodienses agradecendo os votos, reuniões com políticos a nível estadual em busca de recursos para nosso município, já anunciou com bastante antecedência o secretariado e agora vão a Brasília. 

E Haja vontade. O grupo Nova Geração, até então, tem honrado muito bem com a confiança que o povo lhe outorgou no dia 07 de Outubro.  FONTE O BLOG DO TOINHO.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

PUBLICIDADE

ApodiBaixo doPano

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

[leia] Em clima de festa Flaviano anuncia seu secretariado




Aconteceu agora a pouco, por volta das 20 h de hoje (19), na câmara municipal de Apodi, em clima de muita festa, o anuncio dos nomes do secretariado que irão administrar, junto com Flaviano e Zé Maria, os destinos de Apodi a partir de Janeiro de 2013. O auditório da câmara municipal ficou totalmente tomado pela população. Veja como ficou a composição do secretariado:

 Gabinete civil: Pedro Junior
Secretaria de Finanças: Roberto Morais
Secretaria de Saúde: Dr. Paulo Viana
Secretaria de Educação: Mara Marlizete Duarte
Secretaria de Agricultura: Francisco de França Pinheiro
Secretaria de obras: Samuel Nogueira
Secretaria de Urbanismo: Reginaldo Ponciano
Secretaria de ação social: Aloma Tereza Cavalcante
Secretaria de turismo: Isaac Newton
Secretaria de Administração: José Wilson Magna Filho
Secretaria de esporte: Francisco Gama
Tesoureiro: Francisco Josivan Alves
Nunca antes na historia desse município, a população conhece os secretários que irão administrar junto com o executivo com tanta antecedência. Os discursos, o evento eu lhes contarei em outras postagens.

Fonte: Blog do Professor Toinho.

[leia] Flaviano anuncia secretários para 2013



Em evento realizado agora a pouco na sede da Câmara Municipal de Apodi o prefeito eleito nas ultimas eleições de outubro, Flaviano Monteiro ao lado do seu vice José Maria da Silva anunciou os nomes que estarão compondo o seu governo a partir de janeiro de 2013.





Secretaria de Finanças – Roberto Morais (contador experiente e competente, já participou de outras gestões, como a ultima do prefeito Pinheiro, e tem um ótimo perfil para o cargo, por ser competente ao extremo);



Secretaria de Urbanismo e Transporte – Reginaldo da Oficina (como é popularmente conhecido, um dos braços forte do futuro prefeito durante a campanha, inclusive lançou na ultima eleição sua filha como candidata a vereadora pela coligação vitoriosa nas eleições);



Secretaria de Agricultura – Chico de Marinete (vereador reeleito, deve assumir a pasta para que o suplente Charton Rêgo ingresse na Câmara de Vereadores, esse teria sido um pedido do deputado Getúlio Rêgo, que apoiou a candidatura vitoriosa em Apodi);



Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – Francisco Gama (homem forte do esporte apodiense, uma boa escolha para o cargo, inclusive terá a oportunidade de realizar projetos que sempre cobrou da municipalidade);



Secretaria de Obras – Samuel Nogueira (filho do ex-prefeito Simão Nogueira, que também migrou para o lado do professor após a desistência de Pinheiro, um dos mais jovens entre os nomes escolhidos);



Secretaria de Saúde – Paulo Viana (bastante competente e dedicado ao projeto da Nova Geração, um dos homens de confiança do futuro prefeito, atual presidente do PC do B em Apodi);



Secretaria de Educação – Mara Marlizete (já atuou no cargo, esposa do ex-prefeito Vandinho, foi candidata a vice na chapa de Pinheiro Bezerra e com a desistência do mesmo fez aliança com Flaviano);



Gabinete Civil – Pedro Júnior do Hospital (candidato a vereador pelo PDT nas ultimas duas eleições, fez parte da ultima gestão de Dr. Pinheiro, nome bastante influente dentro da Nova Geração);



Secretaria de Ação Social – Aloma Cavalcante (inicialmente cotada para secretaria de educação, a diretora da Escola Zenilda Gama é também uma aposta do blog, visto que a secretaria da mulher será integrada a essa pasta);



Secretaria de Administração – Wilsinho, candidato a vereador nas ultimas eleições, indicação da juventude militante que esteve ao lado do prefeito eleito.



Tesoureiro – Josivan Alves, ligado ao contador Gilvan Alves, um dos braços fortes do PC do B de Apodi.



Secretaria de Turismo e Cultura – Indicação do Vereador Evangelista Isaac Newton, que trabalhou ao lado do vereador na campanha como assessor direto, projetando a vitória do mesmo.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O PROJETO DE IRRIGAÇÃO DA CHAPADA DO APODI ENCONTRA RESISTÊNCIA DA POPULAÇÃO

 

domingo, 18 de novembro de 2012

[leia] Flaviano e Zé Maria convidam população para anúncio oficial dos Secretários Municipais



sábado, 17 de novembro de 2012

[leia] Secretários vem aí...

Estamos há 40 dias da eleição municipal que confirmou o nome do professor Flaviano Monteiro como novo prefeito de Apodi.

Passado poucos dias, as especulações já existem, especialmente no que diz respeito aos nomes que irão compor a administração juntamente com Flaviano e Zé Maria.

É prematuro fazer análise sobre a nova gestão, mesmo porque o grupo chega 'ao poder' pela primeira vez, contra uma forma administrativa que durou 20 anos.

Flaviano promete fazer diferente.

E é diferente que ele começa.

O comum é conhecermos a equipe de secretários apenas no dia da posse, mas a Nova Geração fará diferente.

Segunda-feira, dia 19 de Novembro, Flaviano irá reunir a imprensa, aliados e população em geral para comunicar quem serão os 11 secretários que irão ajudá-lo nessa árdua tarefa de colocar Apodi no rumo de desenvolvimento.

Atualmente a prefeitura dispões de 12 secretarias, contudo, Flaviano pretende fundir a Secretaria da Mulher com a Secretaria de Ação Social.

"Vamos manter os mesmos serviços que a secretaria manteve nos últimos anos, com a diferença que iremos economizar bastante com salários, instalações e equipamentos. A Secretaria de Ação Social terá um olhar especial para atuar nessa área. Nossa meta é economizar recursos e revertê-los em prol da sociedade." - disse Flaviano há dias atrás em contato com o blog.

Sendo assim, serão nomeados secretários para as pastas: Saúde, Educação, Ação Social, Agricultura, Finanças, Administração, Esporte e Juventude, Turismo e Cultura, Transportes e Urbanismo, Obras e Gabinete Civil.

O prefeito eleito preferiu não divulgar os nomes antecipadamente, já que destinou evento exclusivo para tanto. Evento que deverá acontecer na Câmara Municipal de Apodi na próxima segunda-feira, dia 19 de Novembro, às 19 horas.

O blog adianta apenas que a composição foi muito bem

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

[leia] Flaviano Monteiro participa de Seminário com Ministério Público Estadual e Federal


Na manhã de quarta feira (14/11), o Prefeito eleito de Apodi, Flaviano Monteiro, participou do Seminário realizado pelo Ministério Público Estadual (MPE), através do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, e o Ministério Público Federal (MPF).
O evento foi aberto ao público e aconteceu no auditório do IFRN na cidade de Mossoró, que teve como objetivo discutir o projeto de irrigação da Chapada do Apodi, que está sendo proposto pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - DNOCS.

Na oportunidade, Flaviano Monteiro falou da complexidade da situação, reconhecendo a dificuldade para qualquer gestor público que se encontra na responsabilidade de administrar um Município tendo pela frente um projeto tão polêmico para ser discutido.
Como prefeito do Apodi não posso defender apenas uma parte da população de minha cidade, estou aqui para fazer o papel de mediador entre os dois lados do projeto, tenho um respeito enorme e admiro o modelo de irrigação defendido pela agricultura familiar do Apodi, mais precisamos ouvir o DNOCS e os outros filhos do Apodi sobre o modelo defendido por eles, para ao final, podermos juntos, construir um modelo que seja o melhor para o Apodi de hoje e o das futuras gerações”.
Além do prefeito eleito, a cidade do Apodi foi representada pela Sociedade Civil Organizada (Sindicado Rural, Associações e Entidades de Classes) e os vereadores eleitos e reeleitos: Hortência Regalado (PSDB), Soneth Ferreira (PDT), Genivan Varela (PC do B), Chico de Marinete (PC do B), Junior Carlos (PSB) e Evan Filho (PR).

Assessoria de comunicação de Flaviano e Zé Maria

[leia] MP e IFRN reascendem debate sobre distrito irrigado em Apodi


O Ministério Público Estadual e o Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFRN) acenderam de novo o debate em torno do projeto do Distrito Irrigado proposto pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) para a Chapada do Apodi, com água da Barragem de Santa Cruz, durante seminário realizado na sede o IFRN em Mossoró tratando sobre os Aspectos Econômicos, Técnicos e Ambientais do que vai ser o distrito irrigado.

O corpo de palestrantes do seminário, formado por doutores em recursos hídricos, meio ambiente, advogados e sociólogos, mostraram tecnicamente que o projeto irrigado proposto pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) não tem viabilidade técnica de do ponto de vista econômico, social e ambiental. Observam grande risco de ser apenas mais um distrito irrigado no País entre tantos outros sem funcionar.

As colocações foram feitas dos promotores de Justiça Rachel Germano (foto), do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, e o Ministério Público Federal (CAOP), moradores das comunidades que estão sendo desapropriadas, especialistas da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), IFRN, sindicatos e associações, Comissão da Pastoral da Terra, e o bispo da Igreja Católica Dom Marino Manzana, que estava acompanhado com o padre Talvacy Chaves.

Compareceram também o prefeito eleito Flaviano Monteiro, o presidente da Câmara João Evangelista e outros cinco vereadores, e o professor João Paulo, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que assessora juridicamente os trabalhadores rurais.

O professor doutor em Recursos Hídricos, João Abner, da UFRN, disse que a vazão da Barragem de Santa Cruz é insuficiente para irrigar o distrito irrigado. “Assegura que a própria Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), reconhece isto quando só libera o uso de apenas 2 metros cúbicos para o distrito”, destaca o professor.

Mesmo que existisse água, João Abner disse que cientificamente está provado que não compensa transpor água de uma superfície a uma altura de 60 a 80 metros, que é o caso da Chapada de Apodi. E, ainda, mesmo se tivesse água e viabilidade para transpor a uma altura de 80 metros, o custo da energia para bombear a água seria muito alto, sendo inviável ao pequeno e também ao grande produtor rural.

A saída nestes, o DNOCS, segundo Joao Abner, fornece energia subsidiada aos empresários do agronegócio. “Em Limoeiro do Norte, por exemplo, quem paga parte da conta de energia é a população e Fortaleza. No caso de Apodi, quem iria pagar a conta é a população de Mossoró. Alguém já perguntou em Mossoró se a população aceita subsidiar água para cinco grandes empresas produzir na chapada de Apodi?”, questiona o professor João Abner.

O advogado João Paulo estudou o Relatório de Impacto Ambiental feito pelo DNOCS para conseguir as atuais licenças ambientais: Ele disse que pode para resultar em problemas graves a população de Apodi e região no futuro em curto espaço de tempo. “Descobrimos que para este relatório se aprovado, não consta se quer que a região da chapada mora gente. Eles não reconhecem a existência de mais de 500 famílias”, diz.

O relatório é também é superficial em relação à questão ambiental. Reconhece a existência de vários tipos de espécies de árvores na região, mas não fala sobre reposições destas arvores com o desmatamento de 13 mil hectares para instalar o distrito irrigado. Trata-se sobre o agrotóxico, mas nada estabelece quanto ao uso deste agrotóxico de forma racional e suas consequências à população. “É preciso lembrar que este projeto está sendo implantadas as presas, onde os moradores não estão sendo consultados”, diz João Paulo.

A promotora de Justiça Rachel Germano disse que a seminário foi muito importante pois ascendeu o debate, nasceu a possibilidade da parceria com o Ministério Público Federal, através do procurador da república Fernando Rocha, para que seja adotadas medidas necessárias para que o projeto do Distrito Irrigado da Chapada seja realmente debatido. Inclusive a promotora de Justiça destacou que vai ouvir as explicações técnicas do DNOCS com relação aos questionamentos feitos pelos especialistas durante o seminário.
Fotos de Cezar Alves.
Por Cezar Alves/Da Redação do Jornal De Fato