quinta-feira, 8 de janeiro de 2015


Quem foi o profeta Ageu?


Ageu significa festivo. Acredita-se que ele nasceu durante uma das festas judaicas, a qual gerou o seu nome. Ele tinha qualidades de um bom pastor. Tinha um caráter mais sacerdotal, ou seja, estava preocupado com os rituais e o culto pertencente ao Templo.
Acredita-se que Ageu conhecera o primeiro templo que foi destruído - Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? (Ag. 2.3). Para muitos, isto significa uma afirmação que na sua infância, o profeta havia contemplado a suntuosidade do templo de Salomão.
O profeta se reuniu aos exilados, para reconstruir o templo. No começo eles estavam entusiasmados (entusiasmado significa “encher de Deus”; “cheio de Deus”). Construíram um altar e ofereceram sacrifícios. Planejaram realizar o fundamento para o próximo ano. De repente todos desanimaram (devido à oposição). A partir daí começa atuação do profeta.
Aconteceu algo curioso e maligno, as pessoas mais velhas que presenciaram ainda crianças o templo de Salomão, começaram a desanimar a geração mais nova, dizendo que a construção do segundo templo era inferior e pobre, comparado com o primeiro. Neste momento Ageu pronuncia a célebre profecia - Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos (Ag. 2. 8,9).
Na época de Ageu, o povo havia desprezado as coisas de Deus (templo). Hoje a história se repete com a igreja. Os crentes atualmente desprendem a sua energia para conquistas pessoais como, dinheiro, prosperidade, consumismo, coisas materiais, etc. No entanto, as coisas relativas ao Reino de Deus estão sendo ignoradas (segundo plano), como evangelizar, visitar, contribuir para missões, projetos sociais das igrejas, ajudar os necessitados, etc.
O livro demonstra a soberania do Senhor sobre todas as nações e pessoas. Deus despertou um desejo no coração do rei Dario Histaspes, para angariar fundos, à reconstrução do templo de Salomão.
Preferem adquirir um canal de televisão a cabo (secular) ou um pacote de assinatura de canais fechados seculares. Com isso a igreja está perdendo sua identidade e missão: evangelizar e socorrer os pobres e necessitados. Mas Jesus já alertou sobre isto em Mateus 25. 31-46. Para os evangélicos, investir em tevê por assinatura (secular), luxo, ostentação e não demonstra misericórdia com os necessitados. É simplesmente um suicídio espiritual. Quem dúvida, pague para ver!
O livro de Ageu esboça algumas verdades teológicas: prosperidade material não serve com aferidor de prosperidade espiritual. Pois uma pessoa pode está bem materialmente, mas espiritualmente está mendigando; os contratempos que o crente enfrenta, pode ser por questão espiritual que o mesmo está ignorando; há um modelo de culto que deve ser preservado na Casa do Senhor; alguns rituais não inegociáveis, se não forem praticados o culto se torna imperfeito; quando um homem ou mulher recebem uma missão do Senhor, Ele cuidará do designado até o cumprimento. 

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Banco Mundial financiará Transchapadão através do RN Sustentável



Aconteceu no Distrito de Soledade em Apodi, nesta quarta-feira, 07 uma reunião envolvendo varias autoridades, sociedade civil, prefeito, integrantes do programa RN Sustentável, vereadores e representantes de associações para discutir sobre a construção da estrada que interliga o estado do RN e CE através da Chapada do Apodi.

Para o prefeito Flaviano Monteiro, a reunião foi uma das mais proveitosas sobre o tema, ressaltando que foi grande dado mais um grande passo para a realização do sonho, afirmando que agora é com Apodi, pois os representantes do RN Sustentável afirmaram que tem os recursos, agora só resta às associações resolver a questão dos litígios das terras.

Para o presidente do Assentamento Nova Descoberta, Francisco Tavares o Maninho, a estrada seria uma grande benfeitoria para a região, comunidades e associações, frisando que todos em Nova Descoberta apoiam essa ação, e que a comunidade não será empecilho para realização deste sonho.

A senhora Nizia Maria do núcleo social do RN sustável, afirmou que os apodienses podem ter certeza que a estrada já é realidade, que os recursos estão assegurados através do Banco Mundial, cabendo às comunidades resolver a questão da espessura da estrada que é de 15 metros, resolvendo tramites burocráticos junto aos cartórios para que assim a obra seja iniciada logo em breve. “Os dinheiro está ouvindo a conversa, só cabe a Apodi resolver as questões burocráticas” disse ela.

O presidente do Assentamento Aurora da Serra Antonio Lucas, conhecido por Antonio de Nino, disse que estrada seria vital para assentamentos e comunidades da Chapada do Apodi, afinal beneficiaria diretamente cinco Assentamentos e outra dezena de comunidades, tanto no RN como Ceará, além de auxiliar no escoamento da REGIÃO-jOSENIAS fREITAS.


quarta-feira, 7 de janei

POLÍCIA fRANCESA PRENDE UM DOS TERRORISTAS QUE MATARAM NOVE JORNALISTAS

Blog do Toinho

MUNDO: Polícia consegue capturar um dos três terroristas que mataram 12 em jornal francês

Um dos três homens suspeitos de participar do ataque terrorista à sede do jornal francês Charile Hebdo, que deixou 12 pessoas mortas na manhã de quarta-feira, se entregou à polícia, informou há pouco o escritório do Ministério Público da França. Hamyd Mourad, de apenas 18 anos, é o mais jovem dos três e, segundo a polícia francesa, é morador de rua e teria sido recrutado pelos demais para planejar e executar o atentado.

Os outros dois são os irmãos Said e Chérif Kouachi, de 32 e 34 anos, respectivamente. Eles ainda não foram encontrados. As autoridades têm divulgado imagens da dupla para que a população francesa colabore com as buscas.

Por volta das 11h no horário local (8h em Brasília) de quarta-feira, três homens armados com fuzis AK-47 invadiram a redação do jornal e mataram 12 pessoas, sendo 9 jornalistas. Outras 11 pessoas ficaram feridas. Foi o pior atentado terrorista na França nos últimos 50 anos. O Charlie Hebdo é uma publicação conhecida por suas charges polêmicas, entre as quais muitas fazem críticas ao islamismo e a outras religiões.
Do Estadão conteúdos
Postado por Blog do professor Toinho às 04:03 Nenhum comentário:
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Governador e Gestores da Segurança detalham ações emergenciais para o setor

A primeira coletiva à imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira, 7 de janeiro, do governador Robinson Faria tratou de uma das questões mais urgentes do Estado, que pede atenção máxima e faz parte dos pilares de sua plataforma de Governo: a Segurança Pública e o combate à violência em todo o Rio Grande do Norte.

"Antes mesmo de assumir eu já tinha como prioridade a segurança. Já havia pedido à equipe de transição um Plano Emergencial, que agora vai ter ações permanentes dentro de um Comitê Gestor. Queremos mostrar uma nova cultura de política pública de segurança, que já começou a ser percebida pela população a partir do dia 2 de janeiro, com mais homens circulando nas ruas. Claro que sabemos que a realidade não vai mudar de um dia para o outro. Mas a diminuição dos índices de violência é uma prioridade absoluta nossa, até porque sabemos que a insegurança afeta várias cadeiras produtivas como, por exemplo, o turismo", iniciou o governador.

O governador dividiu a coletiva com toda a equipe dos novos gestores da Segurança Pública, formada pela secretária de Segurança, Kalina Leite Gonçalves; o secretário adjunto, Caio César Marques de Oliveira; o comandante Geral da Polícia Militar, Ângelo Mário de Azevedo; o delegado Geral, Stênio Pimentel; o comandante do Corpo de Bombeiros, Otto Ricardo Saraiva de Souza e o novo diretor do Itep, Odair de Souza Glória Júnior.

Sobre as medidas emergenciais, que deverão fazer parte de uma estratégia permanente no combate à violência no Estado, o novo delegado Geral, Stênio Pimentel, informou à imprensa que a equipe está elaborando planos de otimização, como o fortalecimento dos distritos policiais e do setor de inteligência do Estado, este segundo com aprovação da Senasp e até mesmo a possibilidade de fusão de algumas delegacias, para que seja melhor aproveitado o efetivo e poder unir delegacias que têm mais demandas, com aquelas que apresentam baixa produção.

Um dos membros mais procurados pela imprensa, para falar sobre as dificuldades de seu setor, foi o diretor do Itep, Odair de Souza. Ele que é um perito premiado a nível nacional, tendo experiência na Segurança Pública no Rio de Janeiro e há 11 anos mora em Natal: "vamos trabalhar com foco em dois pontos, as pessoas que nos procuram e o servidor. Quem nos procura precisa ser bem tratado, e o servidor precisa resgatar sua auto-estima, ser capacitado, descobrir suas competências", disse.