Blog do Toinho
MUNDO: Polícia consegue capturar um dos três terroristas que mataram 12 em jornal francês
Um dos três homens suspeitos de participar do ataque terrorista à sede do jornal francês Charile Hebdo, que deixou 12 pessoas mortas na manhã de quarta-feira, se entregou à polícia, informou há pouco o escritório do Ministério Público da França. Hamyd Mourad, de apenas 18 anos, é o mais jovem dos três e, segundo a polícia francesa, é morador de rua e teria sido recrutado pelos demais para planejar e executar o atentado.
Os outros dois são os irmãos Said e Chérif Kouachi, de 32 e 34 anos, respectivamente. Eles ainda não foram encontrados. As autoridades têm divulgado imagens da dupla para que a população francesa colabore com as buscas.
Por volta das 11h no horário local (8h em Brasília) de quarta-feira, três homens armados com fuzis AK-47 invadiram a redação do jornal e mataram 12 pessoas, sendo 9 jornalistas. Outras 11 pessoas ficaram feridas. Foi o pior atentado terrorista na França nos últimos 50 anos. O Charlie Hebdo é uma publicação conhecida por suas charges polêmicas, entre as quais muitas fazem críticas ao islamismo e a outras religiões.
Do Estadão conteúdos
Postado por Blog do professor Toinho às 04:03 Nenhum comentário:
Enviar por e-mail
BlogThis!
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Compartilhar com o Pinterest
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
Governador e Gestores da Segurança detalham ações emergenciais para o setor
A primeira coletiva à imprensa, realizada na manhã desta quarta-feira, 7 de janeiro, do governador Robinson Faria tratou de uma das questões mais urgentes do Estado, que pede atenção máxima e faz parte dos pilares de sua plataforma de Governo: a Segurança Pública e o combate à violência em todo o Rio Grande do Norte.
"Antes mesmo de assumir eu já tinha como prioridade a segurança. Já havia pedido à equipe de transição um Plano Emergencial, que agora vai ter ações permanentes dentro de um Comitê Gestor. Queremos mostrar uma nova cultura de política pública de segurança, que já começou a ser percebida pela população a partir do dia 2 de janeiro, com mais homens circulando nas ruas. Claro que sabemos que a realidade não vai mudar de um dia para o outro. Mas a diminuição dos índices de violência é uma prioridade absoluta nossa, até porque sabemos que a insegurança afeta várias cadeiras produtivas como, por exemplo, o turismo", iniciou o governador.
O governador dividiu a coletiva com toda a equipe dos novos gestores da Segurança Pública, formada pela secretária de Segurança, Kalina Leite Gonçalves; o secretário adjunto, Caio César Marques de Oliveira; o comandante Geral da Polícia Militar, Ângelo Mário de Azevedo; o delegado Geral, Stênio Pimentel; o comandante do Corpo de Bombeiros, Otto Ricardo Saraiva de Souza e o novo diretor do Itep, Odair de Souza Glória Júnior.
Sobre as medidas emergenciais, que deverão fazer parte de uma estratégia permanente no combate à violência no Estado, o novo delegado Geral, Stênio Pimentel, informou à imprensa que a equipe está elaborando planos de otimização, como o fortalecimento dos distritos policiais e do setor de inteligência do Estado, este segundo com aprovação da Senasp e até mesmo a possibilidade de fusão de algumas delegacias, para que seja melhor aproveitado o efetivo e poder unir delegacias que têm mais demandas, com aquelas que apresentam baixa produção.
Um dos membros mais procurados pela imprensa, para falar sobre as dificuldades de seu setor, foi o diretor do Itep, Odair de Souza. Ele que é um perito premiado a nível nacional, tendo experiência na Segurança Pública no Rio de Janeiro e há 11 anos mora em Natal: "vamos trabalhar com foco em dois pontos, as pessoas que nos procuram e o servidor. Quem nos procura precisa ser bem tratado, e o servidor precisa resgatar sua auto-estima, ser capacitado, descobrir suas competências", disse.
Nenhum comentário :
Postar um comentário