PENSE E DECIDA VOCÊ MESMO
Certo pesquisador divulgou a seguinte pesquisa: 3% das pessoas; realmente pensam; 7% pensam que pensam; 5% acham que precisam, mas têm medo de pensar; e os 85% nem pensam em pensar. Segundo eles, pensar é coisa difícil, porém não sei se o pesquisador está sendo realista ou otimista, pois, pode ser que a realidade não seja essa e, que o número dos que pensam seja ainda menor.
Pensar dá trabalho, quem se dispõe a perder horas de sono, até noites inteiras sem dormir para pensar nele e nos outros, quando pode receber tudo mastigado, de mão beijada? Na verdade, há sempre um grupo de plantão pensando e, decidindo pelos os outros. E com isso receber vantagens. Quem alimenta o cérebro na base do “ prato feito “ vive uma vida vazia, sem direção certa, sem significado, sem opiniões próprias, são como folhas mortas, carregadas de um lado para outro pelo vento.
Decisão é a capacidade de raciocínio e discernimento que estabelece a diferença fundamental entre o ser humano e os animais irracionais e as máquinas, as mais inteligentes, por mais elaborada e revolucionária
Que seja a tecnologia de m computador, ele é somente um processador de dados com base em cálculos matemáticos. Jamais poderá tomar decisões autônomas, fundamentadas em algum tipo de juízo de valor, por mais simples que sejam.
Desprezar esse potencial humano é mesmo que negar uma das características mais preciosas de que Deus dotou o homem, o livre-arbítrio, a liberdade de pensar e decidir.
Possivelmente, você já notou que todo ser humano têm em maior ou menor grau, a tendência de querer controlar a vida dos outros. Isso acontece em vários níveis, dependendo do poder ou conhecimento que possui. Há instituições altamente especializadas em exercer esse controle, principalmente nos campos das ideologias, da política e da religião. São os chamados formadores de opinião, empregam tudo que tem ao seu ao seu alcance para tentar dirigir o pensamento coletivo na direção que lhe interessa. A palavra chave é controle, existe aquele que controla e o que permite ser controlado. E os atravessadores? Nas religiões em modo geral o comportamento das massas é controlado por alguns líderes que pensam e decidem em lugar de multidões passivas. O preocupante nesse caso é haver, entre tais dirigentes religiões tanto aqueles que realmente são guiados por Deus quantos aqueles que se utilizam da posição que ocupam para manipular o pensamento do povo no rumo que lhes convém. Usam o medo como reforço, para falar em nome de Deus, e ameaçam com os terríveis castigos do fogo do inferno, para intimidarem os que não gostam do prato feito. Essa intermediação é totalmente oposta a forma como Deus se relaciona com cada ser humano. Em matéria de salvação Ele na trata com grupos, muito menos com “ atravessadores “ , mas individualmente , visto que cada pessoa é responsável pelas próprias decisões. Mesmo havendo respaldo bíblico para que as autoridades constituídas sejam respeitadas( Romanos 13: 1-7 ), nenhuma autoridade tem o direito de pensar e fazer escolhas em lugar de outra pessoa.Lucas, o escritor de ATOS DOS apóstolos, descreve, no início da igreja Cristã. Um grupo de pessoas que só aceitou a mensagem do Evangelho depois de examinar tudo pessoalmente, com muito empenho na palavra de Deus O povo de Beréia tinha a mente mais aberta do o de Tessalônica de modo que ouviam com mais interesse a mensagem da palavra de Deus. E investigavam dia a dia as Escrituras, para conferir as pregações do apóstolo Paulo e Silas, a fim de vê se realmente estava correto o que eles pregavam. ( Atos 17. – 11. Claro que é muito cômodo alguém viver sob uma religião delimitada por regrinhas, com prescrições bem definidas do que pode e do que não pode fazer. O judeus do templo de Cristo eram especialistas em ditar normas que incluíam até a proibição de cuspir no chão em dia de sábado para não molhar a terra. O que é muito curioso nesses regulamentos, são as maneiras inventadas para driblar as proibições.
Deus deseja que cada pessoa assuma a sua responsabilidade nas escolhas e nas decisões tomadas, e que ninguém aceite” prato feito “ ,por outro ser humano. A salvação é individual e só poderemos obtêla através de um relacionamento pessoal com Deus, em resultado de havermos aceito a nossa inclusão na sua morte e termos ressuscitado com Ele para nova vida.O apóstolo Paulo afirma: Porque eu, mediante a própria lei , morri para lei a fim de viver para Deus.
Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a se mesmo se entregou por mim ( Gálatas 2.-19 e 20 ). Não há lugar para intermediário entre Deus e o homem, Cristo estabeleceu uma linha direta que liga o Céu à terra e nos libertou de todo jugo de escravidão. Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão, ( Gálatas 5. E 1 ). Peça que o Espírito Santo dirija sua vida, para que através da renovação da vossa mente...experimenteis qual seja a boa , agradável vontade de Deus. ( Romanos, 12. E 2 .
Nenhum comentário :
Postar um comentário