quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

QUAIS OS MISTÉRIOS DOS JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA?


quais os mistérios dos jardins suspensos da babilônia? ‘segredos dos antigos’ busca as respostas no mundo.doc
Você já se perguntou como as Pirâmides do Egito foram construídas? Ou o Stonehenge? A série Segredos dos Antigos busca responder a uma pergunta fundamental sobre sociedades antigas: como eles fizeram isso sem a tecnologia que dispomos atualmente?

E será que nossos engenheiros, arqueólogos e historiadores modernos conseguiriam replicar essas maravilhosas construções utilizando apenas os matÉrias e a tecnologia disponível na época? Esse desafio você também assiste no Mundo.doc!

Representação de Martin Heemskerck dos Jardins da BabilôniaEsta noite você assiste ao quinto e último episódio da série, Os Jardins Suspensos da Babilônia. Os misteriosos jardins foram uma das sete maravilhas do mundo antigo, embora não haja descrições detalhadas. O que se acredita é que eles tenham sido construídos no século VI a.C. na Babilônia, uma cidade-Estado da antiga Mesopotâmia (atual Iraque).

Conta-se que os seis terraços construídos como altos andares – como se fossem elevados – foram erguidos por Nabucodonosor II para agradar a sua esposa preferida, saudosa da natureza de sua terra. A chegada aos Jardins daria-se por uma suntuosa escadaria de mármore.

Mas como a àgua chegava até lá, a mais de cem metros de altura em alguns pontos? Mesmo à beira do Eufrates, a forma de bombeamento ainda causa dúvidas. Saddam Hussein, que governou o Iraque por mais de 20 anos, chegou a oferecer gordas recompensas para quem explicasse como os Jardins eram irrigados sem utilizar ferramentas modernas.

Tão misterioso quanto o modelo de irrigação é o fim dos Jardins. Suspeita-se que tenha ocorrido na mesma época da destruição do palácio, já que teriam sido construídos sobre ele. Sem nenhum indício arqueológico que tenha sobrevivido até hoje, a equipe do Segredos dos Antigos tenta desvendar os mistérios dessa Maravilha.

A BABILÕNIA DE SADDAM


A Babilônia de Saddam


.

Saddam Hussein, quando subiu ao poder no Iraque, trouxe o sonho de reconstruir a antiga cidade da Babilônia – Hussein disse que os palácios e os lendários jardins da Babilônia (uma das sete maravilhas do mundo antigo) surgiriam a partir do pó.

Tal como o poderoso Rei Nabucodonozor II que conquistou Jerusalém 2500 anos atrás, Saddam Hussein buscava a suntuosidade e começou a reconstruir o mais imponente edifício da Babilônia, a sala do rei Nabucodonozor II. Arqueólogos ficaram horrorizados, mas foram incapazes de parar Saddam. Disseram que ao reconstruir em cima de artefatos antigos não se preservaria a história, mas iria desfigurá-la.

Saddam Hussein mandou fazer mais de 60 milhões de tijolos inscritos com as palavras, “Época de Saddam Hussein, protetor do Iraque, que reconstruiu a civilização e reconstruiu a Babilônia”. Os novos tijolos começaram a quebrar após dez anos.

O babilônico palácio de Saddam é uma monstruosa fortaleza cercada por palmeiras e jardins imensuráveis. O palácio de quatro andares estende por uma área tão grande como cinco campos de futebol. Foram várias centenas de milhares de metros quadrados de mármore, tornou-se a matéria prima na confecção de torres angulares, portões arqueados, abóbadas, escadas e banheiros.

Sobre os tetos e paredes do palácio de Saddam, 360 murais de cenas da antiga Babilônia, Ur, e a Torre de Babel. Um enorme lustre pendurado a partir de um teto de madeira esculpida assemelha-se a uma palmeira. Nos banheiros, as canalizações e luminárias têm detalhes banhados em ouro. Quando as tropas americanas entraram abril de 2003, as janelas de vidro fumado haviam sido quebradas, o mobiliário removido, e detalhes arquitetônicos – interruptores de luz para torneiras – haviam sido arrancadas. Tornou-se então a morada dos militares da 7ª Divisão de Blindados do Exército britânico.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

O REINO DAS TREVAS E A ORIGEM DO MAL

Esse é um dos relatos bíblicos que fala da origem do reino do mal. Em meio ao dinâmico, assombroso e inexplicável ato de Deus, ao trazer à existência as coisas que não existem Rom 4. 17. Ele criou os anjos, seres administradores,e dentre muitos, Deus adornou com força , sabedoria e formosura, três desses seres: Gabriel, Miguel e Lúcifer, que significa porta luz,no propósito de liderar aos demais. O fato de Deus ter criado três líderes para a comunidade angelical, revela que Ele é essencialmente
organizado, tem no trabalho prazer em que suas criaturas sejam úteis, deu-lhes autoridade mas nunca permitiu que dividissem sua gloria.Gabriel e Miguel permaneceram fieis e no serviço do reino de Deus. Para Eles cumprir as determinações de Deus era um privilégio que tangia de si toda e qualquer aspiração má.

Porem essa mesma realidade não diz respeito a Lúcifer, que ao contrário dos demais, se rebelou contra o Senhor da criação e primeiro de que a iniquidade nascesse e crescesse em seu coração, por orgulho dos poderes e atributos que o próprio Deus lhe dera, quando se exaltou e desejou ser igual a Deus.

Eis o motivo da sua precipitação, juntamente com a terça parte de todos os anjos. Apc 12-4) Consequentemente, eis a origem do império das trevas. O profeta Isaías o comparou comparou com o resplendor do reino da Babilônia, filho da manhã quando disse: Como caiste do Céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações. Isaías -14-12.Lúcifer foi feito uma beleza estigmatizada, e como já disse antes,Deus o adornou com poderes e deu-lhe uma posição de grande proeminência no glorioso reino celestial: A liderança dos anjos.

no entanto, assim como era grande a sua beleza e privilegiada sua posição, grande também foi sua queda. O profeta O assemelhou à mais bela de todas as criações arquitetônicas; o mais luxuosos de todos os impérios da antiguidade, o centro do poder babilônico. Nabucodonosor tudo fez para converter Babilônia na mais esplêndida capital do mundo. Segundo a história , a cidade possuía nada menos do que sem portas de bronze,grande era o seu resplendor ; no entanto, pelo pecado do seu povo,esta foi destruída, sua beleza foi aniquilada,e toda sua glória se fez em ruínas.

De todas as comparações existentes na bíblia sagrada, considero essa como sendo uma das mais perfeitas, um grande anjo que foi expulso do Céu por sua rebelião, um grande reino que foi destruído devido ao pecado.
O profeta Ezequiel também comentou a origem do reino do mal quando fez referência acerca das considerações de Deus sobre as virtudes que Ele próprio dera a Lúcifer e do motivo que o levou a se rebelar.

Estavas no Éden, jardim de Deus! toda pedra preciosa era tua cobertura,a sardônica, o topázio, o diamante, o carbúnculo, a esmeralda eo ouro! A obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que fortes criados foram preparadôres. Tu eras Querubim ungido para proteger e ti estabeleci para proteger, e estabeleci;no monte santo de Deus estava no meio das pedras a fogueadas andava.perfeito eras no teu caminho, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti...Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompestes a tua sabedoria por causa do teu esplendor; para que olhem para ti .Ezequiel 28:13-15-17.