Ministério Público e Polícia Federal deverão investigar notícia falsa contra Robinson Faria
Coligação ingressa com representação criminal para apurar origem de notícias que circulam na internet.
Pesquisas que jamais foram feitas, um resultado nunca divulgado, uma matéria que não foi publicada. São essas as informações falsas que estão circulando pelas redes sociais contra a candidatura Robinson Faria (PSD) ao Governo do Estado e que devem ser denunciadas à Polícia Federal do RN e ao Ministério Público Eleitoral (MPE). Pelo menos, foi isso que confirmou o deputado federal reeleito Fábio Faria (PSD), ao tomar conhecimento dos chamados “fakes”.
“Amanhã (este sábado) o jurídico da campanha estará comunicando à Polícia Federal e ao Ministério Público, a calúnia que começou a circular na internet com uma montagem grosseira, apesar de deletéria, para atingir a honra e a imagem do candidato Robinson Faria, de modo a tentar reverter a expressiva ascensão por ele alcançada e divulgada pelo Ibope”, afirmou Fábio Faria, pelas redes sociais dele.
Segundo o advogado da coligação de Robinson Faria, Fábio Sena, o caso será apurado na esfera criminal. “Ingressaremos com uma representação criminal no Tribunal Regional Eleitoral, no MPE e na PF. Vamos identificar todos aqueles que estão replicando e fazendo a divulgação disso”, afirmou o advogado.
Segundo a reportagem d’O Jornal de Hoje tomou conhecimento são, pelo menos, quatro informações “fakes” circulando pela internet, sendo publicadas em perfis (reais) em redes sociais e compartilhadas pelo aplicativo de troca de mensagens Whatsap. Duas delas dizem respeito aos números de uma pesquisa que teria sido feita pelo instituto Certus, mas que não foi divulgada porque mostraria uma queda de Robinson Faria e um crescimento de Henrique.
A que Fábio Faria se referiu na postagem dele é outro fake: uma notícia, publicada supostamente pelo jornal Folha de São Paulo, e que colocaria Robinson Faria como um dos citados no escândalo da Operação Sinal Fechado – que tem Wilma de Faria, aliada de Henrique Alves, como uma das rés. “Ao contrário do que foi dito, o candidato Robinson Faria é testemunha de acusação arrolado pelo ministério público autor da ação penal. Todos que estão postando essa montagem serão ouvidos”, garantiu Fábio Faria.
A pesquisa da Datafolha no Rio Grande do Norte seria o outro fake em circulação na internet. Nela, está dito que Robinson Faria tem 47% das intenções de voto e Henrique, 53%. A pesquisa teria sido divulgada no dia seguinte a tão divulgada pesquisa do Ibope, que mostrou Robinson com 54% das intenções de voto contra 46% de Henrique.
O problema aí é que, diferente da pesquisa do Ibope, divulgada durante o programa RN TV Segunda Edição, da InterTV Cabugi, a pesquisa da Datafolha jamais foi divulgada. No site do Uol, onde a pesquisa estaria, não há qualquer menção sobre os números.
Tampouco, no site oficial da Datafolha, que chegou até a, realmente, divulgar pesquisas nesta semana em outros estados. Contudo, nenhuma no Rio Grande do Norte.
Robinson: “Henrique iniciou uma campanha suja nas redes sociais”
Em nota divulgada no início da tarde deste sábado, a coligação de Robinson Faria atribuiu a Henrique Eduardo Alves (PMDB) as informações falsas que circulam na internet. “O crescimento de Robinson nas pesquisas de opinião virando o jogo eleitoral no Rio Grande do Norte, a campanha do candidato do PMDB iniciou uma campanha suja nas redes sociais. O candidato que se dizia amadurecido e livre do radicalismo, mudou radicalmente a sua postura principalmente depois da divulgação da pesquisa Ibope no último dia 15 de outubro que mostrou uma vantagem de 8 pontos para Robinson nos votos válidos”, apontou a nota. LEIA MAIS...
Fonte: OJornal de hoje
Nota do Blog
Mas que loucura. Quanta apelação...
Robinson e Fátima percorrem quase 40 municípios neste fim de semana
Agenda intensa pelo interior do Rio Grande do Norte neste final de semana vai marcar a campanha do candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria (PSD). A cada dia o candidato e a senadora eleita Fátima Bezerra (PT), visitam uma série de municípios distintos e ao final do dia se encontrarão numa cidade para um grande comício.
Nesta sexta-feira (17), Robinson deu início à Caravana em Caiçara do Rio do Vento onde tem o apoio da presidente da Câmara, Coinha, vereador Sebastião Neri e vereadores. Na ocasião, ele recebeu o apoio do ex-vereador Zé Eudes e da liderança João Paulo.
Pela terceira vez nesta campanha, Robinson foi a Lajes e discursou na Praça Manoel Januário Cabral. "Tinha cidades em que eu não tinha nem prefeito nem vereador nem ex-vereador, não tinha apoio de ninguém, mas eu não tive medo e fui atrás do povo, mostrar minhas propostas ao povo livre que disse não ao acordão", afirmou.
Na ocasião, o ex-candidato a vice-prefeito Eduardo Cabral e o ex-vereador Canindé Almeida anunciaram apoio a caminhada do 55.
O terceiro município visitado por Robinson Faria nesta sexta foi Pedro Avelino. Ele disse que teria uma surpresa para o povo de Pedro Avelino na próxima segunda, mas diante da curiosidade que gerou, Robinson resolveu adiantar que a ex-prefeita Neide Suely e seu grupo político sobre o apoio ao 55, arrancando aplausos da população presente.
A Caravana da Liberdade segue percorrendo os municípios de Santana do Matos, Jucurutu e Caicó. Neste último, haverá o encontro com a senadora eleita Fátima Bezerra (PT) e lideranças da região.
Nenhum comentário :
Postar um comentário