OS PROBLEMAS NUNCA DESAPARECEM!
1 Reis 17-24
Venha para Jesus e viverá { feliz } para sempre!". Ou então: "Venha para Jesus e todos os seus problemas serão resolvidos!." A vida para Elias em Gileade era relativamente tranqüila.
Não experimentava problemas tão sérios até se tornar um servo de Deus. Até mesmo na casa da viúva a vida em si, não era de todo mal - olhando para o mar Mediterrâneo, morando no andar de cima da casa daquela viúva pobre e tendo alimento diário.
A VIÚVA
Das três declarações da viúva, duas foram queixas. Elias deve ter se lembrado das declarações de Salomão em Pv.21:9,19: "Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa (queixosa) na mesma casa." "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa (queixosa) e iracunda."
Muitas vezes as pessoas queixosas conseguem com que as pessoas felizes se tornem frustradas.
SEMPRE O MESMO MILAGRE!
Entendendo a nossa natureza humana como é, até um milagre diário pode tornar-se algo comum quando repetido todo dia. Há o exemplo dos israelitas no deserto, quando eram alimentados milagrosamente com o maná; logo ficaram insatisfeitos por não terem outro alimento em seus pratos. (Nm.11:4-6)
A mulher de Jó (Jó 2:9): "Amaldiçoa a Deus e morre..." Jó não entendendo o enigma declarou: "Eu sei que o meu Redentor vive..."
Observar a declaração da viúva em 1 Re. 17:12. Ela usa o pronome "TEU" e não "meu". Ela sabia da intimidade de Elias com Deus, mas não participava da mesma intimidade.
A CURA DA QUEIXA
Há três conceitos que podem nos ajudar a superar as queixas:
Adquirir o conhecimento de que Deus é grande.
Adquirir o conhecimento de que Deus é bom.
Falar diretamente a Deus as coisas que não conseguimos entender.
A queixa crônica sempre encontra motivos de insatisfação. É fato que os problemas não desaparecem. Existem coisas que não conseguimos entender. O tempo de Deus nem sempre está de acordo com o nosso calendário.
UMA VIÚVA SOZINHA (17:17)
A viúva ficou desesperada. A morte de seu filho significava para ela uma vida condenada à solidão. Quem iria cuidar dela em sua velhice? Perdera o significado da vida: QUAL O PROPÓSITO DA VIDA, ENTÃO? Desastre? Decepção constante?
Quando uma pessoa se encontra nesse tipo de fardo, geralmente ela transparece sua tristeza e ira contra outras pessoas. Foi o que aconteceu com a viúva em relação a Elias. POR QUE? Porque a lógica pode dar lugar ao desespero.
Ela poderia ter pedido para Elias orar, mas antes o condenou como sendo a causa de todo o desastre. Portanto, Elias, Deus, parentes, seus pecados e seu passado tornam-se culpados.
QUE O SENHOR ESTÁ FAZENDO?
A viúva sabia do porque seu filho havia morrido, mas ela estava estava errada. Elias não afirmou entender a razão de tudo aquilo. O MELHOR É CONHECER A DEUS DO QUE TODOS OS PROQUES DA VIDA!
Na verdade aquela tragédia não aconteceu por causa de alguma coisa na vida da viúva, mas para que Elias entendesse algo de Deus na sua vida. Certa vez em Jo.9:2 trouxeram um cego de nascença até Jesus e lhe perguntaram, se aquela cegueira era resultado de algum pecado de seus pais.
Jesus respondeu que ele nascera assim para a manifestação da Glória de Deus. Muitos criam, como muitos hoje crêem, que o sofrimento é resultado direto do pecado, mas isso não é totalmente a verdade.
Os cristãos que esperam uma vida de conto de fadas após terem se encontrado com Cristo, terão sérios problemas em se adaptarem a essa nova vida. Mesmo Rm.8:28, parece não fazer sentido quando as lutas surgem.
Este versículo nos leva ao caminho de que não devemos ficar querendo todos os porquês da vida, mas confiar em Deus. Ele está sempre realizando algo! Jonas ficou tão obcecado em entender do porque Deus queria salvar aquele povo de Nínive que tentou fugir para a Espanha.
OS MÉTODOS DE DEUS
Deus queria ensinar a Elias o que Ele pode fazer por meio de quem ora. Elias já havia sido alimentado por corvos, considerados imundos de acordo com a Lei de Moisés. Agora se deita três vezes sobre um cadáver, contrariando novamente a Lei de Moisés!
Além do mais, Elias pergunta a Deus por que tudo aquilo estava acontecendo na vida daquela viúva. Na verdade Elias não possuía nenhum método mágico para resolver aquela situação. Ele não possuía nenhum modelo para copiar - tinha que ser ele mesmo e confiar em Deus, que Este responderia à sua oração.
MILAGRES
Imaginemos a mãe chorando, cobrindo a cabeça com areia e Elias descendo com o menino vivo! (v.23) Notemos a declaração da mulher. (v.24) Agora ela reconhecia de que a palavra que saia da boca de Elias era verdadeira. Nós temos credos, templos, etc..., mas onde está o nosso Deus Vivo? A mulher reconheceu não apenas de que Deus era a Fonte da Vida, mas também a Fonte da Verdade.
Todos nós temos coisas em nossas vidas que estão mortas e nós morremos quando essas coisas morreram! Mas Jesus é a ressurreição e a vida!
Nenhum comentário :
Postar um comentário