parte 1 – Neemias, e a obra de Deus - Introdução
Texto Base: Velho Testamento, o livro de Neemias, as memórias deste homem chamado Neemias onde ele fala da obra que ele realizou com a ajudade um grande número de voluntários em Jerusalém.
Este é o tema da nossa reflexão, nós vamos ler Neemias 1 e vamos orar juntos.
1 As palavras de Neemias, filho de Hacalias. No mês de quisleu, no ano vigésimo, estando eu na cidadela de Susã,
2 veio Hanani, um de meus irmãos, com alguns de Judá; então, lhes perguntei pelos judeus que escaparam e que não foram levados para o exílio e acerca de Jerusalém.
3 Disseram-me: Os restantes, que não foram levados para o exílio e se acham lá na província, estão em grande miséria e desprezo; os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas.
4 Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
5 E disse: ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!
7 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.
8 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos;
9 mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.
Neemias 1 Almeida RA
Vamos Orar : Senhor dependemos de ti, nos rendemos a ti, declaramos que és nosso Deus, pedimos perdão por todos os nossos erros e pedimos que o Senhor fale conosco e faça sua obra em nossa vida através deste estudo em nome de Jesus. Amém.
Uma das principais coisas que vemos nas escrituras é que Deus é um deus que realiza, um Deus que trabalha de fato. No primeiro versículo da Bíblia temos já um indício disto pois vemos: 1 No princípio, criou Deus os céus e a terra.
(Gn.1:1 RA) pois encontramos aí um Deus que age, um Deus que faz, um Deus criador, e a Bíblia fala então sobre esta obra de Deus, de fato o universo todo revela a obra de Deus. O Salmo diz isso, o salmista olha para o céu olha para a natureza e diz:
Esta é a obra de Deus, Deus fez estas coisas, há sinais deste Deus que realizou, de forma poética, ele fala sobre os astros celestes, sobre os planetas e tudo mais como se Deus estivesse colocado eles lá, como um grande artista, e para pensar em artista, podemos pensar em nossa própria vida.
Em Efésios capítulo 2:10 (Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.) está escrito que nós também somos obra de Deus, nós somos feitura de Deus, o termo grego quando fala que somos feitura de Deus , diz que somos poema que somos uma poesia de Deus ou seja, nós somos a grande obra de arte deste grande artista ou seja, Ele nos fez.
Deus é um Deus que faz, que realiza, um Deus que intervém Ele não é um Deus espectador, um Deus de longe, que não faz nada , ou que não se envolve, Deus é um deus que age, um Deus que intervém um Deus que definitivamente que realiza e nós somos criação de Deus, nós somos feitos pela mão deste grande Deus.
Interessante é que Jesus ao falar de seu Pai, Ele se refere exatamente desta maneira, Ele fala assim, o meu pai trabalha, quando ele foi questionado sobre a cura do sábado Ele diz assim: O meu Pai trabalha até hoje eu também trabalho.
A Bíblia diz em 1 João na carta, Capítulo 3 verso 8: Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
Ou seja, Deus tem as suas obras e existem outras obras neste mundo, e não são obras de Deus, e Jesus veio para este mundo justamente para desfazer as outras obras, era isto que ele estava dizendo quando falou que estava aqui trabalhando realizando a “Obra do meu Pai”.
Quando Ele termina sua grande Obra na Cruz Ele diz: Está consumado , Ele Diz terminei a obra que me deste para fazer, eu concluí, eu encerrei esta obra.
E Nós lemos em Atos capítulo 1, verso 1 quando Lucas Historiador e Médico decide retratar o crescimento daquela comunidade cristã, ele fala: “1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar.”
Então há uma indicação de que Jesus começou a realizar uma obra, Ele concluiu em certo aspecto esta obra, mas em certo aspecto esta obra foi transferida a nós, por isso Ele nos enviou e neste mesmo capítulo no verso 8 ele diz:
“8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Ou seja Jesus estava falando desta referencia a nós de uma obra que deveríamos dar continuidade.
Ele Disse em João 20:21: “21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. “ Em Licas 4:18 Ele anuncia como foi enviado, Ele chama sobre si a profecia de Isaías: “18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres;
enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,” Então ele Diz assim, da mesma forma que fui envado, envio vocês, nós que somos obra de Deus, somos chamados para fazer a obra de Deus, por isso Efásios no texto que eu já li Capítulo 2 verso 10 que diz que nós somos criação Dele, criados em Cristo Jesus, para a realização de boas obras,
as quais Deus de antemão preparou para que nós as realizássemos ou seja, o Deus que nos criou, o Deus que nos formou, o Deus que manifestou seu grande amor através da obra do seu Filho Jesus, Ele também nos chamou para realizar boas obras, Ele preparou para nós obras que nós devemos realizar em Cristo Jesus.
Nós somos chamados neste mundo então para trabalhar, fazer o que Paulo disse quando escreveu na sua carta aos coríntios sermos cooperadores de Deus e é interessante isto está no capítulo 3 de primeira coríntios que Paulo ao falar de si mesmo, e de Apolo, e os demais apóstolos líderes da comunidade onde havia lá uma divisão em torno de personalidades ele fala assim,
todos nós somos o que, somos cooperadores de Deus, ele diz que todos nós somos edifícios de Deus nós somos lavouras de Deus, ou seja, Deus continua trabalhando em nossas vidas, Deus continua nos edificando, Deus continua trabalhando para o nosso crescimento e ao mesmo tempo Deus usa cada um de nós para realização dos seus propósitos da sua obra no mundo.
Então quando nós falamos sobre Opus ou a Obra de Deus, nosso objetivo é chamar nossa atenção para aquilo que Deus quer fazer através de nossas vidas neste mundo, enquanto nós estamos aqui.
Deus quer usar cada um de nós, ninguém, absolutamente ninguém é insignificante neste propósito de deus, não se trata de uma distinção entre ministros e leigos entre pessoas com um chamado missionário no sentido em que elas não estão indo para algum, lugar distante para pregar as boas novas em educar pessoas que de repente estejam trabalhando no escritório ou sejam jornalistas, operários ou qualquer coisa assim todos são instrumentos de Deus e Deus quer usar igualmente cada uma dessas pessoas para a realização da sua obra.
A Obra de Deus, isso fica muito claro quando a gente lê o texto de Neemias, neste primeiro Capítulo que acabamos de ler inclusive. Vamos colocar isso dentro de um conceito, o Povo de Israel foi levado para o cativeiro, isso foi no ano 586 a.c. eles foram levados para o cativeiro porque desobedeceram a Deus.
O Senhor havia sido bem claro através dos profetas e havia falado a eles que se desobedecessem a Deus, seriam espalhados, seriam levados cativos.
Eles desobedeceram a Deus, como resultado, eles foram espalhados, a Nação foi dissolvida foi dividida, perdeu sua força e aí eles foram conquistados e levados ao cativeiro. Mas Deus havia profetizado e havia dito que se eles clamassem a Ele o Senhor iria restaurar a sorte deles, Deus ira trazê-los de volta.
Nós encontramos outros textos na Bíblia que falam sobre isso, inclusive o Salmo 126 que é um salmo que fala desta restauração de Deus.
Um comentário :
http:/
/gnosesamaelaunweor.blogspot.com/
A Salvação individual só é possível quando
percorremos o caminho que conduz a vida eterna.
O caminho foi dito por Jesus Cristo muitas vezes. E
em uma de suas frases está muito bem resumido e
sinalizado.
Jesus mostra o caminho na seguinte frase, em
(Marcos, 8:34) "Se alguém quiser vir após mim,
negue-se a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me".
Esta é a doutrina síntese contida em todas as
religiões.
http:/
/gnosesamaelaunweor.blogspot.com/
Postar um comentário