quarta-feira, 30 de setembro de 2009

ISAIAS -O GRANDE PROFETA

SAUDAÇÃO INICIAL = Salmo 39.7

PREGAÇÃO = ISAÍAS 35.3-4 = “Fortaleçam as mãos cansadas, dêem firmeza aos joelhos fracos. Digam aos desanimados: Não tenham medo, animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar.”

Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo!

Em muitas passagens das Sagradas Escrituras nos é assegurado que Deus ajudará. Essa mensagem é oferecida como consolo para pessoas que estão inseguras, desanimadas e desesperadas. Nesse sentido também foi escrita a mensagem do profeta Isaías. Observemos que Isaías não diz apenas: “firme, gente.

Vai ficar tudo bom outra vez!” Mas ele declara muito claramente que Deus está por trás de todas as transformações de nossos temores em alegria e esperança. Isaías desperta nas pessoas a confiança em Deus. O livro do profeta Isaías testemunha a história do povo de Israel com Deus.

Essa história é, na verdade, a história de toda a humanidade. Isaías procurou viver sempre na presença de Deus, não buscando a Deus somente nas horas de aperto. Toda a sua vida entendia-a como uma vida sob a poderosa e amorosa presença de Deus.

Quando nós conversamos com uma pessoa desesperada, descobrimos que ela tem muitas experiências de fé, inúmeras provas do agir amoroso de Deus em sua vida. Porém, descobrimos também que a maioria delas simplesmente caiu no esquecimento.

Muitas vezes acontece um fato trágico em nossa vida que faz com que nossa fé fique abalada. Mas Deus nos concede as forças para reconstruir a nossa fé a partir da experiência da proximidade do seu amor.

Tudo isso faz parte da dinâmica da nossa fé. Mais trágico, porém, é quando deixamos a nossa fé adormecer, apagar, quando nos tornamos indiferentes, quando deixamos de enxergar a poderosa mão de Deus por trás de tudo o que acontece em nossa vida, seja nas horas agradáveis seja nas horas difíceis.


Quando acontece um acidente, por exemplo, os sobreviventes dizem que foi Deus quem estendeu sua mão protetora sobre eles. E o que dizem os familiares daqueles que faleceram nesse mesmo acidente? Seriam capazes de expressar a mesma esperança em Deus? Seriam capazes de aceitar que Deus é Deus tanto de vivos quanto de mortos?
Talvez seria exigir demais das pessoas. Talvez estejamos sonhando com uma comunidade cristã ideal: poder expressar esperança em Deus também em meio às derrotas e tribulações. Cada um de nós experimenta em sua vida diária tantos milagres que eles deveriam ser suficientes para cobrir os tempos sem milagres - desde que a gente não se esqueça deles. O que geralmente acontece !

Para poder afirmar tão claramente, como o fez o profeta Isaías, que Deus irá dar firmeza aos nossos joelhos vacilantes, que tudo irá ficar bom outra vez, é necessário ter uma vivência de fé, é necessário sentir-se na presença amorosa de Deus diariamente tanto nos momentos agradáveis quanto nas situações difíceis. Essa fé não surge nem se mantém por si mesma.

Ela precisa ser alimentada.
Uma pessoa doente e abalada precisa ser visitada e consolada continuadamente. A fé cristã não é como um objeto que a gente adquire, um quadro que a gente pendura na parece e sempre estará lá quando olharmos para ele. A fé não é assim. Ela precisa ser alimentada diariamente. Pode ser que hoje, enquanto tudo transcorre bem, nós saibamos que podemos firmar nossas mãos e nossos joelhos.

Mas, amanhã, podemos ter esquecido tudo novamente e ficar desesperados nas situações de sofrimento. Por isso, nossa fé precisa ser alimentada diariamente. A nossa esperança precisa ser renovada. A nossa vida na proximidade amorosa de Deus precisa ser continuadamente testemunhada. Só assim teremos forças para fortalecer as mãos cansadas, dar firmeza aos joelhos vacilantes, vencer o desânimo e o medo.

As palavras do profeta Isaías foram dirigidas originalmente a pessoas que estavam ameaçadas pelo Cativeiro da Babilônia, quase 600 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Objetivo do profeta era reacender a confiança no poderoso agir de Deus, renovar a esperança no Deus que tem o poder de reconduzir o seu povo à Terra Prometida.


Dessa forma, estas palavras bíblicas se tornaram expressão de nossa esperança cristã, pois através de Jesus Cristo temos a promessa de que um dia seremos conduzidos à Pátria Celestial. Jesus Cristo é a razão da renovação diária de nossa fé, de nossa esperança, especialmente nas situações e experi6encias sofridas de nossa vida.


As palavras do profeta Isaías expressam a mesma esperança contida nas palavras de Jesus. Isso podemos percebem quando colocamos lado a lado essas palavras: “Fortaleçam as mãos cansadas, dêem firmeza aos joelhos fracos. Digam aos desanimados: não tenham medo, animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar”- Isaías 35. 3 - 4


Jesus Cristo diz: “Bem-aventuradas as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino de Deus é delas. Bem-aventuradas as pessoas que choram, pois Deus as consolará. Bem-aventuradas as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. Bem-aventuradas as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois Ele as deixará completamente satisfeitas.

Bem-aventuradas as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. Bem-aventuradas as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus. Bem-aventuradas as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos. Bem-aventuradas as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino de Deus é delas.” - Mateus 5. 3 - 10

Estas são promessas bíblicas que renovam as nossas esperanças. São palavras que, em meio às lutas e sofrimentos, nos acenam com a ação poderosa de Deus. Lembremos dessas promessas na próxima vez quando formos visitar uma pessoa enferma ou abalada.
Com certeza, não diremos apenas: “Agüenta firme, vai ficar tudo bom de novo!” Mas diremos: “Fica firme, pois Deus é Deus conosco!” Para poder dizer isso, temos o testemunho de fé do profeta Isaías, temos o exemplo e a garantia através de Jesus Cristo.

Imaginemos, pois, o potencial de fé que temos para consolar pessoas enfermas, amparar pessoas moribundas, ajudar pessoas em crise de fé, em depressão, pessoas que passam por crises familiares, desempregadas, viciadas...

ORAÇÃO = Senhor, abre os nossos olhos para enxergar as pessoas que necessitam de consolo e de testemunho da esperança. Não deixes que nós escondamos a nossa fé por egoísmo, covardia ou preguiça. Tira de nós o orgulho de acharmos que nós mesmos não necessitamos de consolação.

Age em nós, Senhor, para que a palavra que levarmos aos outros tenha nos transformado primeiro. Envia-nos, Senhor, para manifestarmos a tua proximidade amorosa às pessoas enfermas, abaladas, para que possam reconstruir esperanças. Em nome de Jesus Cristo. Amém

Nenhum comentário :