Para jornalista, "Sarney tentava fazer o que se imaginava que Tancredo faria"; leia trecho de livro
Publicidade
da Folha Online
O nome do atual presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP), volta a ficar em evidência após uma série de denúncias de irregularidades no Senado. Político desde os anos 50, Sarney foi presidente do Brasil entre 1985 e 1989, governador do Maranhão, entre 1966 e 1971, e senador pelo mesmo Estado e pelo Amapá, além de ter sido por diversas vezes deputado.
Divulgação
Livro faz um olhar retrospectivo sobre as últimas décadas do país
Também veterano na presidência do senado federal, Sarney presidiu a casa de 1995 a 1997, de 2003 a 2005, e mantém o cargo atual desde fevereiro deste ano.
Da campanha das diretas, passando pela morte de Tancredo e pela posse de José Sarney, o livro "A História do Brasil no Século 20: 1980-2000" (Publifolha, 2006), assinado por Oscar Pilagallo, faz um apanhado dos maiores acontecimentos de duas décadas no Brasil.
A obra da série "Folha Explica" oferece um panorama geral do desenvolvimento do país nas últimas duas décadas, no tortuoso caminho em busca da democracia, passando pelas dificuldades econômicas do governo Sarney até chegar ao impeachment de Collor (primeiro presidente eleito no país pelo voto direto), o plano Real e a eleição de Lula a presidência do Brasil, em 2002.
Oscar Pilagallo é jornalista, editor da série "Cadernos EntreLivros", colaborador da Folha e "Valor Econômico", e autor de "A história do Brasil no Século 20", "O Brasil em Sobressalto" e "A Aventura do Dinheiro
Nenhum comentário :
Postar um comentário