quinta-feira, 9 de julho de 2009

VOTO PARA PRESIDENTE, AGORA PODE SER PRIVILEGIADO


08/07/2009 - 22h07
Reforma prevê que eleitores em trânsito possam votar para presidente
Do UOL Notícias Em São Paulo e em Brasília


Uma das mudanças ao texto principal da reforma eleitoral votada pelos deputados nesta quarta-feira (8), na Câmara, permite o voto para presidente da República e vice aos eleitores em trânsito, ou seja, fora de seus domicílios eleitorais.

O direito, no entanto, valerá apenas nas capitais dos Estados, onde serão instaladas urnas especialmente para esse caso.O texto final aprovado também facilita a vida de candidatos considerados inelegíveis por alguma pendência judicial. Um destaque ao texto-base prevê que, caso uma decisão judicial favorável seja emitida após o período de registro, o candidato passa a ser considerado elegível.


Você aprova a liberação do uso de internet em eleições?
Deixe aqui sua opinião"O texto que foi aprovado diz que quando houver uma alteração posterior em favor do candidato, ele, que não poderia concorrer, passará a poder", explica o relator da matéria, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA). Ou seja, apenas decisões em última instância poderão impedir uma candidatu

ra. O relator foi contra a mudança. "Eu acho que gera muita insegurança política, não só para o eleitor, mas para o candidato, adversários. Por isso que eu preferi, no texto do substitutivo, colocar um marco objetivo que era a data do registro.

Isso foi derrotado".Para Ronaldo Caiado (DEM-GO), o texto aprovado "recupera um direito político fundamental do candidato". "Não tem lógica ter um marco temporal (a data do registro) se uma instância superior tomar outra decisão".Outra mudança aprovada durante a votação dos destaques ao texto-base acabou com a proibição de utilização de imagem ou voz de candidatos de outros partidos não-coligados.

Na prática, os partidos poderão utilizar a imagem de adversários ou de aliados, mesmo que estes não façam parte da coligação regional.Antes de votar os destaques, os deputados aprovaram o texto-base do projeto de lei. Agora, o projeto será encaminhado à apreciação do Senado Federal. Se aprovado e promulgado até o inicio de outubro, as novas regras eleitorais já valerão para as eleições de 2010.

Nenhum comentário :